4 Dicas poderosas para você lidar com a raiva

4 dicas para lidar com a raiva

A raiva ou a ira é uma manifestação muito natural na vida do ser humano. Ela é uma válvula de escape para situações de extremo estresse. Mas, dependendo da intensidade dessa manifestação essa reação pode ser muito descontrolada e até explosiva. Por isso, é importante saber como se comportar diante de uma crise de raiva. Vamos ver abaixo algumas dicas muito importantes que podem nos ajudar a trabalhar essa natural, mas explosiva manifestação emocional.

 1 – A palavra de Deus nos ensina que a ira faz parte da nossa vida, mas essa mesma palavra nos ensina que devemos tomar muito cuidado para que não venhamos a pecar durante essa manifestação. Diante disso, já podemos tirar a primeira lição: quando estivermos no meio de uma crise de raiva não adianta enfrentar a situação. A raiva faz com que as nossas emoções esquentem demais a nossa cabeça, e isso anula completamente a nossa razão. Por isso, a melhor coisa a fazer é se ausentar daquele ambiente ou da presença da pessoa que, supostamente, desencadeou essa emoção. Esse tempo de afastamento é muito importante para que a nossa emoção volte a ficar em equilíbrio com a nossa razão.

Quando você estiver longe dos fatos ore a Deus e peça para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo, restaure poderosamente o seu equilíbrio espiritual, emocional, mental e físico. Logo em seguida, no nome do Senhor Jesus Cristo, expulse da sua vida o diabo que está agindo por trás daquela situação. Isso vai ser muito importante para que você recupere logo o comando das suas emoções e da sua razão. Quando o seu quadro emocional estiver normalizado, esse vai ser o momento ideal para você dar vazão a sua raiva. Lembre-se disso: O momento ideal para você expressar a sua raiva é quando você estiver no controle dela e não quando ela estiver controlando você.

2 – Perdoe sempre que possível! Jamais se esqueça de que todos nós somos falhos e que cometemos muitos erros. Sem contar que, quando você perdoa você é o maior beneficiado. É como diz o dito popular: A raiva é um veneno que reservamos para o outro, mas somos nós que ingerimos. A raiva contamina a nossa vida e o nosso coração. O perdão é o antidoto que neutraliza todo esse veneno. 

3 – Depois de alguns, minutos, horas ou dias (isso vai depender de como você trabalhar a crise de raiva) se for necessário, se você achar importante, converse com a outra pessoa sobre o assunto que originou a crise. Primeiro verifique se você não tem participação efetiva na situação. Às vezes culpamos os outros por coisas que foram causadas por nós mesmos. Converse com calma e com um tom de voz baixo e harmônico.

4 – Para finalizar: uma maneira muito eficaz de você controlar a sua raiva é sempre estar em contato com a palavra de Deus. Leia ou ouça as maravilhosas  palavras do Senhor Jesus Cristo. Entre em contato com o coração do Senhor da Paz e do Amor. Se você abrir o seu coração e deixar que as palavras dEle entrem na sua vida, você vai experimentar uma verdadeira transformação emocional, mental e física.

Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus Cristo

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: