Eu não sei o que fazer 

eu não sei o que fazer

Ficar confuso sem saber o que pensar e muito menos o que fazer é uma situação muito complicada. Existem situações que, por mais que pensemos ou  façamos, não conseguimos uma resposta ou um caminho que nos leve com certeza e segurança ao lugar onde queremos chegar.

Sabemos que temos um destino e sabemos também que nesse mundo todos nós temos uma missão, mas, muitas vezes não temos certeza, não sabemos a direção, e muito menos, o trabalho que devemos realizar. 

Quando chegamos nesse tipo de situação nos sentimos perdidos, desamparados, fracos, desorientados, confusos e por que não dizer, também abandonados. Abandonados pelos nossos pensamentos, pelos nossos ideais, pelos nossos objetivos, pelas nossas forças, pela nossa opinião, pelos nossos projetos e, como muitos chegam a pensar: abandonados por Deus.

Diante de um problema como esse é comum ficarmos abatidos, fracos e, em alguns casos, até desanimar. Queremos fazer aquele curso, queremos um bom emprego, desejamos aquele bem material e ele não vem, queremos realizar aquele projeto o e negócio não sai nem do pensamento, queremos que aquela pessoa faça isso ou faça aquilo… Queremos que aquela garota ou garoto nos olhe diferente, ou mesmo, que só olhe para nós. Enfim passamos uma boa parte das nossas vidas querendo… Querendo e querendo.

Não há nada de mal em pensar, desejar, querer conquistar, desenvolver, construir e realizar. Tudo isso é muito bom. Acredito que o grande inconveniente em tudo isso é que sempre querermos fazer isso muito rápido e com as nossas forças. Por isso pensamos, planejamos, arquitetamos, decidimos e construímos um monte de coisas.

Entretanto, chega uma hora que olhamos para a situação e nos sentimos vazios e incompletos, nos sentimos tristes e decepcionados quando tudo não sai de acordo com a forma que nós planejamos. Diante disso, nos frustramos e por fim, ficamos tristes, desanimados e muito desmotivados a continuar.

OK! Isso acontece comigo e acredito que isso também deve acontecer com todas as pessoas. O que fazer diante desse tipo de situação? O que fazer quando esse coquetel de emoções e sentimentos insiste em invadir o nosso espírito? A palavra de Deus nos orienta que não devemos nos preocupar ou ficar ansiosos com os nossos bens e nem com as coisas do futuro. O que fazemos?

Preocupamo-nos com tudo isso. Somos ansiosos com um monte de coisas e queremos rapidamente resolver tudo do nosso jeito. É por isso que muitas coisas não dão certo nas nossas vidas. O nosso Deus nos pede que nós confiemos nEle e que depositemos nEle, no Senhor Jesus Cristo e no  Espírito Santo de Deus todas as nossas preocupações, ansiedades e esperanças para que Ele possa fazer no nosso futuro e na nossa vida tudo aquilo que Ele sonhou de melhor para nós. O que fazemos? Nós fazemos tudo ao contrário.

E como fazer o certo? Qual é a melhor maneira de agir? Como fazer as coisas de maneira que não venhamos atrapalhar os projetos que o nosso Deus tem para as nossas vidas?

Eu acredito que a resposta para todas essas questões vão surgir nos nossos corações quando colocarmos o nosso joelho no chão e, em paz, nos dirigirmos ao nosso Deus numa oração parecida com essa:

Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo tende misericórdia de mim. Enviai para a minha vida o seu maravilhoso Espírito Santo para que Ele venha morar em mim, para que Ele venha orar em mim e por mim porque eu não sei o que pensar, eu não sei o que pedir, eu não sei o que sentir e, definitivamente, eu declaro com todo o meu coração que eu não sei o que fazer.

Paizinho, no nome do Senhor Jesus Cristo, desde já eu agradeço a presença do seu Espírito Santo na minha vida porque hoje eu sei que sem a vossa direção eu nada conseguirei.

Quem é capaz de fazer alguma coisa melhor do que o Senhor? Quem tem a força e o poder para mudar qualquer situação negativa em benção sobre benção? Quem poderia fazer na minha vida o que existe de melhor e mais excelente a não ser o seu próprio Espírito Santo?

Por isso meu Deus, eu me abandono completamente nos seus braços de amor e deposito na sua força e no seu poderosíssimo poder todas as minhas preocupações, ansiedades, angústias, esperanças e muita confiança.

Um forte abraço e fique com Deus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: