Eu estou desesperada 

Eu estou desesperada

Existem momentos nas nossas vidas que, de tantos problemas, dores e sofrimentos que passamos já não temos nem mesmo força e inspiração para orar a Deus. Independente do que possa estar acontecendo nas nossas vidas jamais podemos nos esquecer de que podemos sempre contar com a ajuda do Espírito Santo de Deus. Ele é o nosso grande auxiliador.

Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que esquadrinha os corações sabe qual é a intenção do Espírito: que ele, segundo a vontade de Deus, intercede pelos santos. – Romanos 8;26 e 27

Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. – João 4: 23 e 24

Quem é o Espírito Santo de Deus?

Deus é, ao mesmo tempo, um Espírito uno e trino. Ele é o Pai, é o filho, e é o Espírito Santo de Deus. Os três são uma só pessoa, a Santíssima Trindade. Portanto, o Espírito Santo é o Espírito que procede do coração de Deus. Ele é uma das pessoas da Santíssima Trindade.

Essa pessoa sempre existiu. Essa pessoa criou todo o universo. Ela existe hoje e existirá sempre. Essa pessoa tem o poder sobre a vida e sobre a morte, Ela não conhece impossíveis, Ela está em todos os lugares, Ela conhece todas as coisas e Ela tem poder para fazer e desfazer qualquer coisa. Porque é assim?

Assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. – 1 Coríntios 2;11

Não sei. Ninguém sabe. Só o Senhor é quem sabe. O Apóstolo Paulo nos ensina um pouco sobre esse grande mistério do Espírito Santo de Deus:

Para os que são espiritualmente maduros, anunciamos uma mensagem de sabedoria. Mas não é de uma sabedoria deste mundo nem a dos poderes que o governam e que estão perdendo o seu poder. A sabedoria que anunciamos é a sabedoria secreta de Deus, escondida dos seres humanos, a sabedoria que o próprio Deus, antes mesmo da criação do mundo, já havia escolhido para a nossa glória. Nenhum dos poderes que agora governam o mundo conheceu essa sabedoria. Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o glorioso Senhor. Porém, como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam. ” Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele.

Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado.  Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. Mas quem não tem o Espírito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espírito e, de fato, nem mesmo pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual. A pessoa que tem o Espírito Santo pode julgar o valor de todas as coisas, porém ela mesma não pode ser julgada por ninguém. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?” Mas nós pensamos como Cristo pensa. – 1 Coríntios 2;6 a 16

Como podemos ver, o Espírito Santo de Deus tem o poder para esquadrinhar e sondar os lugares mais íntimos do nosso Deus de amor. É por isso que, no nome poderoso do Senhor Jesus Cristo, nós podemos contar sempre com o oportuno e poderoso auxilio dEle.

É isso. Se algum dia estivermos passando por alguma situação onde não tivermos nem mesmo forças para orar não devemos ter medo e nem receio. Devemos sem demora, nos abandonar nos braços de Deus, e clamar a Ele para que, no nome do Senhor Jesus Cristo, Ele envie para as nossas vidas o seu Divino Espírito Santo para que Ele ore em nós, para que Ele ore para nós, pois ninguém melhor do que o próprio Espírito Santo de Deus para saber o que devemos pedir, como devemos orar e, principalmente, como devemos agradecer ao nosso Deus todo poderoso.

Um forte abraço e fique com Deus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: