Como vencer a crise – parte 1

como vencer a crise 1

Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo Diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o Diabo chegou perto dele e disse: – Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão. Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” Mateus 4:1 a 4


Nesse primeiro artigo dessa série: “como vencer a crise”. Vamos nos concentrar no instante que a Palavra de Deus nos mostra uma crise. Crise é um momento decisivo.  A Escritura Sagrada nos diz que, depois de quarenta dias no deserto Jesus teve fome. Nós sabemos que a fome não chega de repente. Ela vai aumentando como tempo. E foi isso que aconteceu: o tempo havia passado e Jesus ficou com fome. A crise, a situação decisiva, nessa passagem, se dá por um agravamento da seguinte situação: Jesus estava com fome e o diabo veio para desafiá-lo. Ele veio tentar Jesus, justamente naquele momento de maior necessidade. 

Diante desse quadro, vamos observar como foi que o Senhor Jesus conseguiu vencer aquela primeira crise imposta pelo diabo. 

A crise (o diabo), desafiadoramente, investiu a primeira vez contra Jesus:

– "Se és o Filho de Deus, manda esta pedra transformar-se em pão".

Jesus rebateu a crise contra atacando ela com a Palavra de Deus:

"Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem'"

Aí está a nossa resposta:

Jesus respondeu: – As Escrituras Sagradas afirmam: “O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.” Mateus 4:1 a 4

Jesus lutou e venceu essa primeira crise usando o conhecimento que Ele tinha da Palavra de Deus. 

Formação acadêmica, capacidade administrativa, olho crítico, expertise de mercado, finanças, marketing e outros conhecimentos do mundo empresarial ajudam muito a superar qualquer situação crítica, mas somente isso não basta. Conhecer e aplicar a Palavra de Deus no dia a dia, também é de fundamental importância para quem quer vencer os muitos desafios que são colocados nas nossas vidas diariamente.

A crise pode ser do tamanho ou intensidade que for. Pode ser crise tipo marolinha ou tipo tsunami. Não importa. O fato é que ela está a nossa frente e temos que agir para vencê-la. Vencer para seguir adiante. Para vencer determinadas situações, o ser humano não pode somente confiar na sua inteligência ou na força do seu braço. 
É um grande erro achar que, as dificuldades da nossa vida podem ser orientadas e resolvidas somente pelo nosso conhecimento de mundo. A nossa vida também depende, e muito, da presença e da força do nosso Deus. As melhores maneiras da gente se conectar com a grande força e com o soberano poder do nosso Deus são por meio da oração e do conhecimento da Palavra dEle. 

Foi exatamente isso que O Senhor Jesus fez. Ele anulou aquela primeira crise usando a palavra de Deus. E assim, Ele procedeu da mesma forma com as outras duas situações que se seguiram. Depois disso o diabo (a crise), se afastou dEle. Por isso a Palavra de Deus nos orienta:

Obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. Tiago 4:7


É exatamente isso que devemos fazer. Vamos ver alguns exemplos práticos de como podemos usar a Palavra de Deus para resistir, enfrentar, anular e vencer os muitos desafios que a crise (o diabo), tenta colocar nas nossas vidas:

A crise (o veneno do diabo) fala para você:
Veneno 1 : Eu sou mais forte do que você! Eu vou acabar com você!
Antídoto 1 – Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Lucas 10; 19.  

Antídoto 2 – Filhinhos, sois de Deus e já os tendes vencido, porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo. 1 João 4;4


Veneno2 : Você está sozinho (a). Você está abandonado (a)!

Antídoto 1 – Não tenha medo, pois eu estou com você. Isaias 43:5 

Antídoto 2 – Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mateus 28; 20

Veneno 3: Você está perdido (a)!
Antídoto 1- Deus é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR me livra de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém. Salmos 27:1
Tua Palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho! Salmos 119:105

Veneno 4: Você vai falir!
Antídoto 1 – Você será bem sucedido aonde quer que for e em tudo o que fizer. 1 Reis 2;3

Antídoto 2 – Não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41; 10


Veneno 5: Você vai fracassar!
Antídoto 1 – Esteja certo de que eu o farei prosperar Gênesis 32;12


6 – Veneno: Você não vai se levantar de novo!
Antídoto 1- O SENHOR Deus vai lembrar do seu povo e o fará prosperar outra vez. – Sofonias 2:7
Antídoto 2 – Ele fará você rir de novo e dar gritos de alegria. – Jó 8;21

É isso! Com a força e com o poder da Santíssima Trindade nas nossas vidas, e também com o conhecimento da Palavra de Deus, nós podemos lutar e vencer qualquer crise.


Um forte abraço e fique com Deus


Edilson Rodrigues Silva.
 

Veja também: