Homem sábio e virtuoso 

Veja aqui algumas das principais características de um homem sábio e virtuoso.


1 – Ele é homem temente a Deus e procura andar, com honestidade e sinceridade, nos caminhos do Senhor.

2 – Ele procura diariamente alimentar-se da Palavra de Deus. 

3 – Ele não se deixa envolver em confusões, em torcidas, brigas, rodas de conversas tolas e sem proveito, nem em atividades que não ajudam em casa como excesso de filmes, televisão e jogos de vídeo games. 

4 – Se comprometido, ele sempre honra a sua companheira. Ele jamais se envolve com outra mulher.

5 – Quando pai de família, ele procura despertar a fé o temor a Deus dentro da sua casa levando a Palavra de Deus para todos, evangelizando, primeiro pelo exemplo, por meio das suas boas ações e do seu comportamento.

6 – Ele sempre declara o seu amor a sua companheira. Ele sempre procura mostrar o quanto ela é importante para a vida dele.

7 – Sempre que possível ou quando for solicitado, com alegria, ele sempre procura ajudar a sua companheira no que for necessário.

8 – Ele sempre participa das atividades do lar como; ajudar nas tarefas da casa, cozinhar, cuidar dos filhos, na organização, fazer compras e consertos e etc.

9 – Quando ele pretende fazer alguma mudança muito grande na casa ele sempre comunica e pede a opinião da sua companheira. Ele nunca mexe nas coisas dela sem que ela saiba disso. 

10 – Ele é atento e presta atenção nas coisas que irritam a sua companheira e procura evitar tudo que possa deixar ela aborrecida. 

11 – Ele sempre procura estar alegre. Ele sempre participa da vida em família. Ele sempre procura fazer do seu lar um lugar de alegria, paz e harmonia.

12 – Ele não se deixa ser dominado pelos vícios.

13 – Ele não se preocupa se está ou não na moda. Ele não gasta o seu tempo e nem dinheiro acompanhando as tendências do mundo. Ele sempre procura vestir-se com simplicidade, elegância, e discrição.

14 – Ele nunca menospreza a sua companheira comparando-a com a companheira de quem quer que seja.

15 – Ele não é avarento, mas é econômico. Ele não gasta o dinheiro da família com coisas caras e supérfluas. 

16 – Ele não fala mal dos parentes da sua companheira, e nem procura fazer com que ela fique contra eles.

17 – Ele sempre exalta a força emocional, a beleza, a dedicação e a feminilidade da sua companheira.  

18 – Ele não perde tempo e nem dinheiro com jogatina, bares e nem com bebedeira entre “amigos”

19 – Ele sabe que ele é o rei. Mas como rei ele também sabe que, valorizando, enaltecendo, respeitando e honrando a sua rainha, isso fará dele um soberano mais forte e respeitado. Ao fazer isso ele também sabe que o seu reino (o seu lar), será dia após dia, mais feliz, mais forte e mais próspero.

20 – Ele não é vaidoso, mas sempre procura estar asseado e agradável para a sua companheira. 

21 – Ele tem vida simples: Ele vive de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Ele é dedicado a sua família e vive a sua vida junto dela.

22 – Ele é guerreiro e trabalhador. Ele não se deixa vencer pela preguiça, desânimo ou ociosidade.

23 – Ele é moderado e discreto. Ele evita excessos no vestir, na alimentação, na diversão, nas conversas e na educação dos filhos. Ele é educado, prestativo e atencioso no seu trabalho, na igreja, na atenção a sua companheira e filhos e também com os parentes.

24 – Ele sempre procura dar segurança e ser um exemplo para ela. Ele nunca envergonha a sua companheira, seja em casa ou na rua. 

25 – Quando ele chega a sua casa ele sempre cumprimenta a sua companheira com alegria, carinho e educação. 

26 – Ela sempre demonstra gratidão pela doação, trabalho e dedicação que a sua companheira tem com a família. 

27 – Ele não é briguento e nem mal humorado. Ele se comunica com palavras brandas e cheias de mansidão e sabedoria.

28 – Ele sempre procura dar atenção quando a sua companheira fala com ele.

29 – Ele  procura chamar a família para orar com ele.

30 – Ele sempre elogia a sua companheira, principalmente, quando ela tiver alguma iniciativa e se dispor a fazer algo diferente, como consertar alguma coisa ou pintar uma parede. 


31 – Ele nunca, jamais, dá mais atenção à outra mulher do que ele dá para sua própria companheira.

32 – Ele sempre elogia os sucessos da sua companheira e a conforta quando as coisas não saem como esperadas.

33 – Ele não faz nenhum grande investimento, venda ou compra sem antes saber a opinião da sua companheira.

34 – Com sabedoria, ele sempre procura se interessar pela vida da companheira, apoiando-a e fazendo, brandamente, críticas construtivas sempre que necessário.

35 – Ele jamais olha lascivamente para outra mulher. Tanto na presença da sua companheira ou não.

36 – Em casa ele sempre trata a sua companheira com se estivesse tratando de uma hóspede, com muita atenção, carinho e cordialidade.

37 – Ele sempre procura fazer uma surpresa para a sua companheira. Como levar para almoçar fora, dar flores ou outra coisa que seja agradável para ela..

38 – Ele jamais crítica a sua companheira em público ou na frente dos filhos. Se ele tiver que fazer alguma crítica ou correção, ele faz isso, com sabedoria e discrição, no intimo do seu leito conjugal.

39 – Ele sempre assume os seus erros. Quando ele erra, ele sempre pede desculpas para sua companheira.

40 – Ele sempre procura perdoar quando a sua companheira comete algum erro.

41 – Ele sempre procura valorizar, enaltecer e a proclamar as qualidades da sua companheira, nunca os defeitos.

42 – Ele não é fraco espiritualmente ou emocionalmente. Ele não se deixa envolver com coisas negativas como más companhias, jogatina, bebedeiras ou pornografia.

 43 – Ele nunca dá ordens para a sua companheira. Com muito jeito, amor e carinho, ele sempre pede para a sua companheira o ajudar, fazendo isso ou aquilo.  Ele sabe que a sua companheira não é sua escrava, mas sim, a sua auxiliadora.

44 – No trânsito, ele é muito responsável. Ele não anda acima do limite de velocidade. Não ultrapassa em local proibido, respeita as leis de trânsito, é calmo e cordial com os outros motoristas. Ele sempre transporta a sua família com prudência e segurança.  

Um forte abraço e fique com Deus.

Curso de Bacharel em Teologia a Distância * Saiba Mais Aqui

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: