Como vencer a crise – Parte 5

Nesse quinto artigo da série “como vencer a crise” nós vamos aprender que devemos ouvir atentamente o que o Espirito Santo de Deus fala ao nosso coração. Vamos aprender também como nos desgastamos emocionalmente, perdemos tempo e recursos valiosos quando não ouvimos com atenção o que o Senhor fala ao nosso coração.

Para o artigo de hoje nós vamos nos concentrar na narrativa bíblica presente em Genesis Capítulo 32. Que fala do retorno de Jacó para a sua terra natal onde estava o seu irmão Esaú que, anos antes tinha sido enganado pelo mesmo Jacó.

O grande momento crítico dessa passagem bíblica deveria ser o encontro entre Jacó e Esaú, mas os momentos que antecederam esse encontro foram muito mais tensos e cheios de fatos inusitados. São nestes momentos que vamos nos concentrar.

O cenário era o seguinte: 

Deus havia pedido para que Jacó voltasse para a sua terra natal. Jacó confiantemente pôs se a caminho do inevitável encontro com o seu irmão Esaú. Jacó acreditava que, por causa dos muitos anos que ele tinha ficado fora, a ira e a sede de vingança do irmão dele havia diminuído. Quando Jacó aproximou-se do seu destino ele mandou mensageiros para se encontrar com Esaú, Entretanto, algo deu errado. Quando do retorno dos mensageiros enviados, Jacó ficou sabendo que Esaú estava vindo ao encontro dele, com quatrocentos soldados, Jacó ficou com medo. Medo não. A Palavra de Deus fala que Jacó ficou com Muito medo.

Quando o Senhor pediu para que Jacó voltasse para a sua terra natal Ele havia dito para Jacó que ele não deveria se preocupar com nada que tudo sairia bem antes, durante e depois do inevitável encontro dele com o seu magoado irmão Esaú.

Jacó acreditou nisso? Não.

Ao saber que Esaú vinha ao seu encontro com muitos soldados Jacó teve muito medo. Ele deixou a palavra de Deus de lado e se deixou dominar pela sua condição humana e se encheu de pavor. A partir do momento que ele deixou de lado a palavra de Deus, Jacó se viu somente com as suas próprias forças e teve que montar estratégias e mais estratégias para se livrar da vingança de Esaú. Enfim! Jacó havia sido completamente envolvido pela incredulidade e pelo medo.

Mas o Senhor não permitiu que Jacó ficasse prostrado por conta do medo. Deus começou a lutar contra Ele. Deus lutou contra Jacó porque Deus queria abençoar Jacó, porque Jacó era a descendência de Abraão. Jacó era o filho da promessa, Jacó não poderia desistir. Jacó não poderia morrer na praia. Deus ficou a noite inteira lutando para convencer Jacó a seguir adiante. Vendo que este não se animava a seguir adiante o Senhor resolveu feri-lo. Foi aí que Jacó caiu em si e, agora abatido, ele voltou atrás e  resolveu seguir em frente. Seguir o destino que o Senhor havia traçado para ele.  Entretanto, dentro daquele coração houve uma mudança de atitude: Jacó havia aprendido a lição. Jacó segurou o homem e disse para Ele: eu vou Senhor, mas não posso ir sozinho. Eu tenho medo. Só vou adiante se o Senhor me abençoar.

O que Jacó não havia entendido antes, é que ele já tinha sido abençoado. O Senhor já tinha dito para Jacó que tudo ia dar certo. Mas Jacó não prestou atenção no que o Espirito santo de Deus tinha falado ao seu coração. Por causa disso os acontecimentos tomaram rumos tão dramáticos. Muito mais complicados do que deveriam ser. 

Deus cumpriu o que havia prometido para Jacó.

Antes de chegar à presença de Esaú, Jacó ajoelhou-se por sete vezes e colocou o seu rosto no chão. Mesmo na evidencia de um Jacó ainda muito temeroso, o encontro com o seu “irado” e “vingativo” irmão Esaú, foi algo muito surpreendente porque no lugar do “raivoso” irmão, Jacó encontrou um homem receptivo, reconciliador, cheio de perdão e amor.

Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: