Como vencer a crise – Parte 6

Neste texto que dá continuidade a série “como vencer a crise” vamos ver que o nosso Deus jamais nos abandona. Ele sempre nos dá o livramento e, no momento oportuno, Ele nos salva e coloca a caravana das nossas vidas rumo à grande missão que Ele já determinou para cada um de nós.

Hoje nós vamos nos concentrar na passagem bíblica que está no livro de Gênesis Capítulo 37. Vamos ver como o Senhor resolveu a primeira grande crise na vida do abençoado José.

A crise: José estava dentro do buraco. José estava sem saída. José estava prestes a morrer. 

José foi jogado ali naquele buraco pelos parentes dele, pelos irmãos mais velhos. Ele foi colocado ali, por pessoas que deveriam cuidar dele. 

Os irmãos mais velhos de José eram homens que vivam fazendo coisas erradas. Eles continuamente eram alvo de José porque o garoto não participava das coisas erradas que os irmãos dele faziam. Como José era um menino temente a Deus e amava e honrava muito o seu pai, ele sempre acabava contando a Jacó as coisas erradas que os irmãos dele faziam.

José acabou sendo mal visto porque ele era um garoto correto. José despertou a raiva dos irmãos porque ele não fazia, e não participava das coisas erradas que os irmãos faziam. José foi odiado porque o seu pai o amava mais que os outros irmãos, e porque ele, José, procurava honrar toda confiança e amor que o seu pai depositava nele. 

Por causa do caráter, do comportamento, e de alguns episódios envolvendo alguns sonhos revelados pelo Senhor, José virou alvo da inveja, dos ciúmes e da ira assassina dos seus irmãos mais velhos. Por causa de tudo isso, os irmãos dele resolveram mata-lo. Na primeira oportunidade que eles tiveram, eles jogaram José num buraco.

E na sua vida. O que foi que aconteceu na sua vida que hoje você se encontra em algum buraco? Alguma depressão? Foram as suas atitudes corretas? Foi porque você não aceitou fazer alguma coisa errada? Você foi injustiçado (a), foi por causa de inveja ou ciúmes de alguém que vivia ao seu lado? Foi por causa dos seus sonhos? 

Nada disso importa mais. O que importa é que, se hoje você está em algum buraco, a exemplo do que aconteceu com José, o Senhor Deus de Israel não vai permitir que a sua vida termine assim. Ele não vai permitir que os seus inimigos zombem de você. Ele não vai permitir que os seus sonhos sejam enterrados. Ele vai te tirar desse poço de morte e vai te levar em segurança para o alto monte. Ele vai restaurar a sua vida e os seus caminhos. Ele vai te levar para o caminho da vitória. Ele vai te honrar e vai te dar uma vida totalmente nova e abençoada. Apenas creia. Creia com todo o seu coração porque o nosso Deus não é homem para mentir. Se hoje Ele colocou uma promessa nos seu coração Ele vai cumprir.

Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de ideia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo. Números 23; 19

Entretanto, não podemos nos esquecer de uma coisa muito importante. Os planos de Deus são os planos de Deus, e não os nossos. Ele não pensa e nem age como nós. Pode ser que ao sair do buraco a sua vida não tome o rumo que você acha que ela deveria tomar, mas não se preocupe. A sua vida vai tomar o rumo que Deus acha que ela deve tomar. E como todos já sabem: os planos e caminhos de Deus somente ele é quem conhece, e eles são perfeitos. Nós só temos que nos abandonar nos braços do Senhor e confiar nEle porque, o nosso Deus sempre tem o melhor para aqueles que confiam na fidelidade, na força e no poderoso poder dEle. 

Esse é o propósito do Senhor dos Exércitos; quem pode impedi-lo? Sua mão está estendida; quem pode fazê-la recuar? Isaías 14; 27

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: