Cuidado com a sua fé

Depois de purificados pela maravilhosa e vivificante Palavra de Deus, ao contrário do que muitos fiéis pensam, os cristãos passam ainda por muitos problemas e dificuldades. Uma das maiores dificuldades, com certeza, é em como devemos andar para permanecermos , com fidelidade e amor, nos caminhos do nosso Deus Amado. Não devemos nos enganar, a nossa jornada não é fácil. A nossa missão não é simples. 

Depois de passarem por grandes dificuldades muitas pessoas abandonam o convívio com o Senhor. Com o tempo, o ser humano tem a tendência a esquecer de Deus principalmente quando elas têm a vida restaurada e começam a prosperar e a conquistar dinheiro e bens materiais.

Outros pensam que por estarem com o Senhor Jesus podem fazer o que quiser. Alguns até acreditam que podem pecar bastante e que depois é só pedir perdão e está tudo certo. No pensamento deles vem aquela palavra onde diz que o Senhor é misericordioso e sempre pronto a perdoar. Enfim! Abusam da misericórdia de Deus Pai.

Grande engano. O Senhor Jesus nos adverte que nem justos e nem anjos escaparão da condenação. A salvação vem unicamente pela Graça do Senhor Jesus Cristo a qual Ele dá gratuitamente a todos os homens: merecedores ou não.

Embora a Graça venha do Pai das luzes cabe ao agraciado a conservação e a continuação dEla na sua vida. A responsabilidade é de cada um. Todos nós devemos ser prudentes e vigilantes para mantermos com toda a plenitude a valiosa Graça de Deus nas nossas vidas. Um caminho excelente para isso é mantermos cada vez mais, no nome do Senhor Jesus Cristo, uma intimidade e uma dependência cada vez maior de Deus Pai. A nossa comunhão com o Pai depende muito da nossa fidelidade, da nossa perseverança na fé, na leitura da Palavra e  na obediência aos mandamentos do nosso Deus de Amor.

Por isso devemos tomar cuidado com esse negócio de certeza da salvação. O melhor mesmo é que pensemos ainda estarmos longe de conquistá-la do que, já confiantes nela, venhamos a pecar contra o nosso Deus e Pai e colocar tudo a perder. Na verdade a salvação não é um prêmio que deve ser ostentado como conquista e sim uma longa caminhada na qual devemos, passo a passo, dia após dia, com muita fé e obediência caminharmos ao lado do Senhor Jesus Cristo rumo ao Pai eterno.

Se procedermos assim, estaremos com todo o amor, fazendo o nosso melhor para que Deus Pai não se entristeça conosco e muito menos com as nossas obras:


E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. – Efésios 4:30

Devemos ser vigilantes para não corrermos o risco de sermos presas fáceis para o inimigo das nossas almas.

3 Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.
4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. – João 15: 3 a 4

O novo homem, a nova criatura, o homem nascido de Deus recebe do Senhor o Dom do temor de Deus e é este temor é quem faz com que ele não tropece novamente. Entretanto, muitos cristãos ainda acham que o fato deles não estarem mais nos seus pecados é em parte por mérito e esforço deles próprios e começam a se vangloriar e a desprezarem o Senhor. Sabemos muito bem que isso não é verdade.

Dessa forma devemos tomar todo cuidado para não nos afastarmos da raiz da nossa fé, pois corremos o enorme risco de secarmos . Sendo assim, se amanhã não gostararíamos de ser julgados e condenados por causa das nossas ambições, rebeldias, caprichos e transgressões que estamos sujeitos a cometer nesse mundo de pecado. Devemos estar sempre alicerçados no Senhor da Vida e sempre alerta para não cair,pois:

Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. – 2 Pedro 2:20

12 Portanto tu, filho do homem, dize aos filhos do teu povo: A justiça do justo não o livrará no dia da sua transgressão; e, quanto à impiedade do ímpio, por ela não cairá ele no dia em que se converter da sua impiedade; nem o justo pela justiça poderá viver no dia em que pecar. 13 Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniqüidade, nenhuma das suas obras de justiça será lembrada; mas na sua iniqüidade, que praticou, nessa morrerá. – Ezequiel 33:12-13

24 Ora, havendo o espírito imundo saindo do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso; e não o encontrando, diz: Voltarei para minha casa, donde saí.
25 E chegando, acha-a varrida e adornada. 26 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem vem a ser pior do que o primeiro. – Lucas 11:24 a 26

È por isso que não podemos nos afastar nem um segundo sequer da proteção e da amizade do nosso Senhor Jesus Cristo.

Queridos! Muito cuidado com as coisas do mundo. Muitas pessoas pensam que pelo fato de estarem limpos pelas maravilhosas Palavras do Senhor Jesus Cristo e pela presença efetiva do Espírito Santo de Deus na vida delas que elas já não estão mais vulneráveis as investidas do mal.

A coisa não é bem assim. Pois o inimigo está ao nosso derredor procurando a quem devorar. Ele só está esperando um deslize, um olhar, um pensamento, um desejo inadequado, uma ação errada para nos atacar e nos dominar.

O Senhor Jesus Cristo nos alerta que devemos estar sempre apoiados na Sagrada Palavra dEle. A Palavra de Deus é a nossa espada contra as investidas do inimigo. Quem não está em estreita comunhão com a Palavra de Deus lendo a Bíblia ou ouvindo as pregações dos homens de Deus está com o seu sistema de defesa desprotegido contra os dardos malignos do demônio e, por causa disso, essa pessoa corre um sério risco de a qualquer momento  ser alvejada pelo diabo. Vigiem a casa com muita atenção para que o inimigo não encontre ali nenhuma oportunidade para invadi – lá ou roubá-la.

Nós devemos Orar e vigiar constantemente para que, num momento de fraqueza qualquer,  não venhamos a cometer nenhum deslize.

Senhor, no nome do senhor Jesus Cristo, daí-nos força e entendimento para  que jamais nos separemos da sua maravilhosa Palavra de vida e Amor.

Um forte abraço e fique com Deus

Veja também: