Quem nos separará de Cristo?

Quem nos separará de Cristo

35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a  perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro 37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. 38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. – 
Romanos 8:31 a 39

Ninguém e nada poderá nos separar do grande Amor que o nosso Deus e Pai, o amado Senhor Jesus Cristo e o Divino Espírito Santo de Deus tem por nós, os seus filhos amados. O nosso Deus é quem nos ensina, orienta, consola, adverte, anima, fortalece, restaura, liberta, salva, ressuscita e dá a vida eterna. Só o nosso Deus Maravilhoso pode nos favorecer com a sua maravilhosa Graça e impressionante Poder.

O inimigo de Deus sabe de tudo isso. Por isso ele vive fazendo o possível e o impossível para atrapalhar a nossa comunhão com a Santíssima Trindade.
O Senhor Jesus Cristo já havia nos advertido quando ele nos disse que, se Ele próprio, que era o dono da casa, havia sido perseguido caluniado, provocado, escarnecido da maneira que foi, imagina então o que não fariam conosco, que somos apenas os servos inúteis?

O fato é que vivemos numa sociedade repleta de vãs filosofias, incredulidade, afastamento de Deus, desrespeito aos mandamentos de Deus e principalmente uma gigantesca falta de amor e temor ao nosso Deus Poderoso. As pessoas dão muito valor ao que elas assistem nos filmes ou lêem nas revistas e livros e não procuram aprender na verdadeira e única fonte da Sabedoria que é a Poderosa Palavra de Deus.

Tendo o cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne, 4 pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; 5 derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo; – 2 Coríntios 10:4

Essas vãs filosofias é o que mundo coloca nos corações daqueles que ainda não conhecem o Deus Verdadeiro, o Senhor Jesus Cristo. Todas essas filosofias e pensamentos são absolutamente coisas de homens e nada acrescentam de verdadeiro e proveitoso na vida dos fiéis. São ensinamentos vazios que só fazem afastar os filhos de Deus do seu grande e único criador.

Essas filosofias vazias são ensinamentos, pensamentos e práticas relacionadas a horóscopos, calendários pagãos, seitas, adivinhações, simpatias, mitologias, lendas, mitos, e ensinamentos diversos de homens. Tais ensinamentos são utilizados pelo inimigo de Deus para erguer barreiras e fortalezas ao redor daqueles que vivem presos nestas praticas e pensamentos. Essas barreiras e fortalezas têm unicamente a função de não permitir que os filhos de Deus não tenham acesso a maravilhosa e redentora Graça do nosso amado Senhor Jesus Cristo. Com isso, o inimigo quer unicamente, que essas pessoas nãos ouçam a Palavra redentora, e assim não sejam libertas, salvas fazendo com que se percam e não tenham acesso à vida eterna ao lado da Santíssima Trindade.

12 E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições. 13 Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, 15 e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus. 16 Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17 para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:12 – 17


Muitas pessoas ainda estão escravizadas pelo inimigo porque preferem dar mais atenção aos ensinamentos dos homens e não aos ensinamentos do nosso Deus de Amor. Por isso a Palavra de Deus nos alerta dizendo que erramos muito quando não lemos as Sagradas Escrituras. É muito comum estarmos numa reunião na empresa, na escola ou até mesmo com os nossos familiares e observarmos ou ouvirmos pessoas se ocuparem com essas filosofias e ensinamentos do inimigo.

Quando nos encontramos diante de tais pessoas é muito complicado, não devemos ser grosseiros, mas, com muito amor, devemos procurar ensinar e alertar essas pessoas sobre o terrível engano no qual elas se encontram.

Ao mesmo tempo devemos tomar muito cuidado para não nos irarmos com os comentários contrários e com as palavras desafiadoras que algumas dessas pessoas jogam nos  nossos rostos, tais como: Quem é Deus? Deus não existe? Você é fanático/a! Você ficou maluco/a! São tantas e tantas palavras ofensivas que estamos sujeitos a ficar ouvindo por aí que chega uma hora que ficamos a ponto de perder o equilíbrio. Diante de tais palavras e de tanta incredulidade, não é raro que algum servo de Deus fique irado diante de tamanho desrespeito a falta de temor de Deus.

Queridos! Entretanto, devemos tomar muito cuidado com tais pessoas e com os comentários que elas emitem. Porque sendo essas pessoas dirigidas pelo próprio inimigo de Deus, elas querem somente bombardear a nossa comunhão com o Altíssimo Senhor do Universo. Por isso, na nossa pequena ou grande ira, devemos tomar muito cuidado para não pecar e não acabar dando um mau testemunho. Pois é exatamente isso que o inimigo quer. Ele quer tirar a gente do eixo, tirar a gente do equilíbrio e da perfeita comunhão com o nosso Deus de Amor.

A Palavra de Deus nos alerta:

9 Mas evita questões tolas, genealogias, contendas e debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. 10 Ao homem faccioso, depois da primeira e segunda admoestação, evita-o, 11 sabendo que esse tal está pervertido, e vive pecando, e já por si mesmo está condenado. – Tito 3: 9 -11

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 12 E, se alguém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um. – 1 Corintios 3:10 – 13

1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios, 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada, – 1 Timóteo 4

1 Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; 2 prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. 3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, 4 e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério. – 2 Timóteo 4

É assim, com idéias que aparentemente são inofensivas e agradáveis ao ouvido, muitos preferem dar mais valor ao que inimigo fala do que o que o nosso Deus nos ensina na sua Carta de Amor. Essas pessoas vão se afastando de Deus e se colocando cada vez mais longe das benções do nosso Senhor Jesus Cristo.

O nosso Deus e Pai, pela sua infinita Misericórdia e Graça nos resgatou do mundo das trevas e nos levou para a luz do seu filho amado, o nosso Senhor Jesus Cristo, que pelo seu magnífico e infinito gesto de doação, nos deu a honra de vivermos eternamente ao lado do nosso Grande Deus, ao lado dEle e do seu Divino Espírito Santo.

Entretanto, para que possamos ter acesso a todos os benefícios que o nosso Pai nos reservou, nós devemos ouvir e nos esforçarmos para colocar em pratica os ensinamentos do nosso Amado Senhor Jesus Cristo o qual deve ser o único e suficiente professor das nossas vidas.

Agora, pois, filho, dá-me ouvidos e não te desvies das palavras da minha boca. – Provérbios 5:7

Um forte abraço e Fique na paz do Senhor Jesus Cristo.

Curso de Bacharel em Teologia a Distância * Saiba Mais Aqui

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: