Voltar a confiar

Depois que uma relação é abalada por algum episódio de traição é muito difícil para a parte que foi vítima do acontecimento voltar a confiar como antes. Reverter essa situação é muito difícil sim, mas é plenamente possível:

O que é impossível para os homens é possível para Deus – Lucas 18:27

A palavra de Deus já nos orienta sobre como é difícil reverter uma situação de perda de confiança:

É muito mais difícil reaver a amizade de um irmão ofendido que conquistar uma cidade fortificada – Provérbios 18:19

Observem que a palavra de Deus está nos dizendo que é mais fácil conquistar uma cidade protegida por muralhas e preparada para a batalha que voltar a ter a amizade de uma pessoa traída ou decepcionada. Observem também que a palavra de Deus diz que é difícil. Entretanto, Difícil não é impossível.

Infelizmente o homem e a mulher são falhos. É um grande erro achar que as pessoas jamais vão nos decepcionar. A palavra de Deus nos orienta sobre isso:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17: 9-10

O coração e a vida do ser humano são muito imprevisíveis. Eu e você não queremos fazer o mal ou decepcionar alguém. No entanto, se não vigiarmos estaremos sujeitos a fazer algo assim.

Fazemos isso porque não temos o controle total sobre as nossas vidas. Nós não queremos errar, mas o pecado que habita em nós sempre está à espreita para nos jogar no erro. 

Mais uma vez a Palavra de Deus nos adverte que não podemos colocar toda confiança nas pessoas. Nós até podemos confiar nas pessoas, mas temos que ter em mente que, ao fazermos isso, um dia nós seremos decepcionados.

O nosso Deus nos alerta sobre isso. A palavra de Deus nos ensina que só devemos confiar totalmente no nosso Deus:

Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força e cujo coração se afasta do Senhor. Jeremias 17:5

É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem. Salmos 118:8

Devemos sim, perdoar todas as ofensas e erros que recebemos:

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo.” Efésios 4:31-32

Não podemos nos esquecer jamais que nós também somos humanos, e que cometemos erros. Da mesma maneira que cometemos erros, também gostamos muito de ser perdoados:

Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra – João 8:7

Agora, voltar a confiar é outra coisa totalmente diferente. Uma amizade ou relacionamento destruído por uma traição é como um lindo copo de cristal que se quebra em muitos pedaços.

Podemos até tentar colar os pedaços maiores, mas os menores vão levar muito mais tempo para serem colocados no lugar. Sem contar que, depois de gastar muito tempo e trabalho, os pedaços muito pequenos, podem nunca mais serem encontrados e colocados no lugar.

Em outras palavras. O copo nunca mais será o mesmo. Voltar a ser o copo de antes, para os homens, isso é impossível. Mas a situação ainda pode ter jeito:

O que é impossível para os homens é possível para Deus – Lucas 18:27 

Somente o Senhor Jesus Cristo tem a força, o poder e o amor para fazer tudo novo.  Cheguem a Ele que Ele chegará a vós. Voltem-se para Ele que Ele restaurará, e fará novas todas as coisas. 

Um forte abraço para você e fique com Deus.

Como Ser Mais Feliz

Oração Muito Forte e Poderosa Para Receber Um Milagre Urgente

Tenha Fé Tudo Vai Dar Certo

Veja também: