Devo sair do meu emprego

Muitas pessoas passam por problemas no trabalho. Alguns problemas são mais graves e outros são de menor complexidade. As dificuldades que podem afetar a vida de um trabalhador (a) são muitas. Entre elas estão: insatisfação com o trabalho executado, problemas de relacionamento, problemas com o superior, condições precárias, insegurança, falta de reconhecimento, salário baixo, assédio moral, assédio sexual, dramas de consciência e outros.

Se você está querendo mudar de emprego é muito importante que você avalie muito bem a situação para depois, tomar a decisão certa, e não se arrepender depois. Sempre que você tiver que tomar uma decisão importante, primeiro ore para Deus, e peça para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo, lhe dê sabedoria e discernimento para você poder tomar a decisão mais correta. Ore quantas vezes for necessário. Faça isso até você sentir no seu coração que você já recebeu de Deus a melhor direção para a sua vida. Não confie somente no seu coração. O coração humano se engana facilmente a respeito de muitas coisas. Confie sempre em Deus.

Não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano. Jeremias 17:9

Assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:4 a 6 

A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR. Provérbios 16:9

Vamos observar alguma possíveis situações que podem fazer com que alguém resolva procurar um outro emprego

1 – Você gosta do seu trabalho e é querido pelos seus colegas de trabalho e superiores, mas você acha que está ganhando pouco e gostaria de ganhar mais. 

Nesse caso, considere fortemente não trocar de emprego. Pense num jeito de conseguir uma renda extra depois do seu horário de trabalho ou aos finais de semana. Quando se tem um trabalho onde se é bem visto, respeitado, ainda que o salário não esteja à altura do desejado, isso deve ser levado em consideração. Pense duas vezes antes de sair de um emprego assim. Por outro lado, se você está num um lugar onde você não é reconhecido, não é respeitado, não te aceitam do jeito que você é, trabalha com alguma coisa duvidosa, você é alvo de perseguições diversas, intrigas, inveja, ciúmes, calúnias e etc. não pense duas vezes para trocar de trabalho. Mas faça isso com sabedoria e inteligência. Prepare-se com antecedência. Durante um tempo faça uma reserva financeira e depois, com calma e tranquilidade, procure outro emprego antes de abandonar o atual. 

Melhor é o pouco com justiça, do que a abundância de bens com injustiça. – Provérbios 16:8

É melhor ser pobre e honesto do que mentiroso e tolo. Provérbios 19:1

É melhor comer um prato de hortaliças, onde há amor, do que ter um boi cevado acompanhado de ódio na refeição. Provérbios 15:17

Melhor é um pedaço de pão seco mas comido com tranquilidade, do que ter a casa cheia de boa comida, no meio de discussões constantes. Provérbios 17:1

2 – Você não gosta muito do seu trabalho, mas também não tem muitos problemas com os seus colegas de trabalho, com os seus superiores ou com o seu salário. 

Você só está cansado e gostaria de fazer algo diferente como ser músico, artista, pintor, artesanato ou se dedicar a qualquer outra atividade que lhe agrade mais. Nesse caso é melhor ficar no seu emprego e, paralelamente a ele, ir orando a Deus para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo, lhe mostre o caminho certo que você deve seguir.   

Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. Provérbios 16:3

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele. – Isaías 30:21

Eu sou o SENHOR, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar. – Isaías 48:17

3 – Você não tem grandes problemas no seu emprego atual. Você não gosta do seu trabalho porque o salário é muito baixo e outros fatores de menor importância. 

Procure ficar o maior tempo possível nesse emprego. Faça um fundo de reserva economizando mensalmente uma parte do seu salário. Essa economia vai ser muito importante para você poder se manter quando aparecer a oportunidade ou for a hora de mudar de emprego. Antes de pensar de sair do seu emprego atual avalie muito bem a situação do mercado de trabalho. Veja os índices de desemprego. O tempo médio que os desempregados estão levando para arrumar outro emprego e as oportunidades de emprego na sua área de atuação. Cuidado para não agir com precipitação, ansiedade, por orgulho ou qualquer outra emoção negativa ou por impulsividade. Mudar de emprego é uma coisa muito séria. Isso afeta toda sua vida e da sua família. Em oração, sempre peça conselhos, primeiramente, para Deus e depois para as pessoas mais experientes da igreja ou do seu circulo familiar. Peça sempre conselhos para pessoas cristãs.

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda – Provérbios 16:18.

Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte. – Provérbios 16:25

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. – Provérbios 16:18

Quem confia apenas em si mesmo é insensato, Provérbios 28:26

Quando você precisar de conselhos, não procure pessoas que rejeitam a Deus; os conselhos desse tipo de gente não valem nada. Provérbios 14:7

Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz. Provérbios 16:20

4 – Você precisa arrumar outro emprego porque tudo no seu emprego atual não lhe agarrada. Está afetando negativamente a sua saúde e te fazendo muito infeliz.

Peça ajuda para Deus e procure ficar o maior tempo possível nesse emprego. Faça um fundo de reserva economizando parte do seu salário para que você possa se manter quando você achar que é hora de mudar de emprego. Antes de pensar em sair desse trabalho esgote todas as oportunidades de você fazer alguma coisa para melhorar o seu ambiente de trabalho. Se a sua saúde estiver sendo abalada, considere primeiro fazer um acompanhamento médico especializado para depois tomar algum tipo de atitude mais definitiva.

Deus tem um plano de felicidade para a sua vida. Ore a Ele e, no nome do Senhor Jesus Cristo, peça para que Ele te abençoe e te dê sabedoria e serenidade para você sempre fazer a coisa certa.

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. – Jeremias 29:11-12

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra. Provérbios 16:1

E, finalizando: Ore sempre a Deus para que, no nome do Senhor Jesus Cristo, Ele coloque no seu coração a certeza da decisão que você deve tomar. E, jamais se esqueça de que, o Senhor seu Deus sempre está contigo para lhe ajudar, lhe proteger e lutar por você.

Os homens jogam os dados sagrados para tirar a sorte, mas quem resolve mesmo é Deus, o SENHOR. Provérbios 16:33

As pessoas podem fazer seus planos, porém é o SENHOR Deus quem dá a última palavra. Provérbios 16:1

Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! – Josué 1:8 a 9

Um forte abraço. Muito sucesso para você e, fique com Deus

Guia Prático Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: