Estou namorando uma pessoa que usa drogas

Se você está vivendo esse tipo de situação eu recomendo fortemente que você ore a Deus e, no nome do Senhor Jesus Cristo, peça para Ele revelar no seu coração toda verdade e, infelizmente, todo perigo que esse tipo de relacionamento pode representar para todas as áreas da sua vida. 

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito." Gálatas l 5:19 a 25:

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. – João 10:10

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. – Romanos 12:1

Na passagem de Gálatas 15: 19, dentro da expressão “coisas semelhantes a estas” podemos perfeitamente colocar o vicio das drogas atuais. O consumo de da maioria das drogas atuais tem a mesma função que o antigo e conhecido vicio em bebidas alcóolicas: o consumo dessas substâncias entorpecentes fazem com que a pessoa percam a razão, o respeito, a noção da realidade, e, por fim, o domínio próprio e a capacidade de manter um culto racional a Deus.

Esse é exatamente o objetivo do inimigo: Ele faz de tudo para afastar o ser humano do culto racional a Deus. Uma pessoa que vive no mundo das drogas não tem o controle da sua vida. Ela é escrava das drogas. A palavra de Deus nos ensina:

Cada pessoa é escrava daquilo que a domina. – 2 Pedro 2:19

Mais uma vez, temos que falar sobre a questão do jugo desigual. Quando se trata de qualquer tipo de relacionamento, a questão do jugo desigual é de fundamental importância. A palavra de Deus nos adverte dizendo que não tem como haver harmonia ou concordância entre as coisas de Deus e as obras do diabo. Ou a gente serve a Deus, ou o inimigo de Deus. 

Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo? 2 Coríntios 6: 14 a 15

O escravo pertence ao seu Senhor. Uma pessoa quem tem o Senhor Jesus como o seu Senhor, é um escravo ou escava de Deus. É duro falar isso. Mas é como a palavra de Deus nos ensina: O Senhor de uma pessoa que vive escravizado pelas drogas é um servo do pai do pecado, o diabo. 

A pessoa que vive no mundo das drogas só vai ser uma pessoa diferente se ela permitir que o Senhor Jesus entre na vida dela e a liberte dessa vida de escravidão. Se você está se relacionando com alguém que faz o uso de drogas mostre esse caminho transformador para essa pessoa. 

Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres. João 8:36 

Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. – Romanos 8:13 

Dentro do possível, você deve sim, ajudar uma pessoa que está viciada nas drogas, mas deve também tratar com muita cautela e prudência a possibilidade de você não se relacionar sentimentalmente com essa pessoa. Isso pelo menos enquanto essa pessoa não mudar essa questão da dependência das drogas. Vale lembrar que muitas pessoas que ainda não estavam espiritualmente preparadas, e que se envolveram nesse tipo de relacionamento já sofreram, e algumas até se perderam, por acharem que elas tinham força e poder para mudar a vida de uma pessoa que vive esse tipo de realidade.

Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. – Provérbios 14:12

Essa palavra acima se aplica tanto para a pessoa que está usando drogas como também para aquela pessoa que, sem ter o preparo espiritual necessário, acaba se envolvendo com o usuário de drogas pensando que vai conseguir mudar a realidade dessa pessoa. Jamais podemos nos esquecer que, sem o Senhor Jesus, nós não podemos fazer nada. Quem liberta o ser humano é Jesus. Só Ele tem a força e o poder para nos salvar, e nos libertar de todas as armadilhas do inimigo.

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: