Você não é insubstituível.

As pessoas lutam muito para conquistar alguma coisa e depois que conseguem se deixam levar pela estranha mania de relaxar, negligenciar e menosprezar aquilo que tanto desejaram. Alguns oram, clamam…

E, até que enfim, pela graça de Deus, conseguem fazer parte da obra de Deus, conseguem aquele casamento dos sonhos, aquele emprego fantástico, conseguem entrar para aquela escola, fazer parte daquele grupo, fazer parte daquela sociedade, conquistar aquele namorado, aquela namorada e etc. 

No inicio tudo é sempre alegria e empolgação… O tempo vai passando e logo começam a aparecer a preguiça, o desânimo, a displicência, a autoconfiança exagerada, o relaxamento na oração, a prepotência, a vaidade, o orgulho, a rebeldia e etc.

A rebeldia da rainha Vasti

O rei Assuero, o homem mais poderoso e rico da sua época, tinha uma linda esposa, a rainha Vasti.  No final de um grande banquete que estava sendo oferecido para todas as pessoas da cidade, ele mandou que os seus servidores enviassem uma ordem para que a bela rainha viesse do palácio dela…

Para o banquete real, onde ele, num momento de solene honra e orgulho real, queria mostrar aos seus convidados as muitas qualidades da sua querida rainha. Vasti não obedeceu à ordem do rei e não foi ao encontro dele no palácio real.

O rei Assuero foi humilhado em público. Ele ficou completamente envergonhado e desonrado por causa da rebeldia da rainha Vasti. Depois de algumas reuniões com os seus ministros, ele resolveu destituir a rainha Vasti.

O rei foi obrigado a tomar essa medida radical para que ela servisse de exemplo para que outras mulheres do reino não viessem a cometer igual ato de rebeldia e desrespeito com os seus maridos.

Nessa mesma reunião ficou decidido que a rainha Vasti seria exilada e que deveria ser procurada outra mulher para ocupar o seu lugar. 

A rebeldia do rei Saul

Israel estava sem um líder. O Senhor atendeu o clamor do povo e ungiu a Saul como Rei. Saul era forte e imponente. Ele se tornou rei para proteger e intimidar os inimigos do povo de Deus. No inicio Saul era destemido, pronto para o serviço, obediente a Deus e muito humilde O tempo foi passando…

E o rei Saul de deixou dominar pelo orgulho, pela vaidade, prepotência e autossuficiência. Ele cometeu graves erros e atos de desobediência contra Deus. Por causa disso o Senhor não mais se agradou dele. A partir daí o Senhor resolveu colocar outra pessoa no lugar de Saul.

Não se descuide do seu trono

E você? Como você tem tratado o lugar que Deus reservou para você nessa fase da sua vida? Você lutou tanto para conquistar esse casamento, Você queria tanto esse trabalho na igreja, conquistar esse namorado, essa namorada.

Entrar para essa faculdade, conquistar esse emprego, essa promoção, esse ministério… Você gastou tanta energia, fé, oração e perseverança para conquistar a sua vitória. 

Tudo isso para quê? Para colocar tudo a perder por causa do desânimo, por falta de oração, por causa de excesso de confiança, por falta de respeito aos seus superiores, por falta de respeito a sua esposa, ao seu marido, aos seus filhos.

Por displicência da sua parte, por achar que você já sabe de tudo e não há mais nada a aprender, por achar que você é o rei ou a rainha absoluta do seu lar e que você deve sempre sim, dar a última palavra. Por achar que você sempre tem razão.

Por achar que só você faz as coisas certas. Por achar que  você não precisa dar satisfação e respeitar o seu marido ou a sua esposa. Por achar que o tempo passou, e que esse marido ou essa esposa já não serve mais para você. Estão velhos.

Por achar que esse emprego que você está agora é muito aquém das suas capacidades. Por achar que o seu ministério já está estabelecido e você já pode relaxar, não precisa mais vigiar e orar? Por achar que o seu marido, esposa, namorado, ou namorada comem na sua mão e você não precisa mais tratá-los com respeito, carinho e amor.

Por achar que o seu patrão ou patroa estão na sua mão porque ninguém faz o seu trabalho melhor do que você. Não! Não entre nesse tipo de armadilha do inimigo. Jamais se se deixe enganar:

Lá fora existe sim, alguém melhor do que você

Se você não abrir o seu olho e não mudar de atitude. Você pode num futuro muito próximo ter o desprazer de ver o seu trono ser ocupado por uma pessoa muito melhor do que você. Quem sabe vai ser uma Ester ou um David.

Quem sabe ele será ocupado por uma mulher ou por um homem tementes a Deus, humildes e obedientes. Por pessoas que sabem tratar as pessoas como elas devem ser tratadas: com respeito e cordialidade.

Por pessoas mais alegres, mais simpáticas, mais de bem com a vida. Por pessoas que não ficam perdendo tempo com coisas que não tem valor. Por pessoas que, ao contrário de você não se encantam com as riquezas, com o poder e as honrarias da vida.

Pessoas que não se deixam levar pela vaidade, pelo orgulho, pela prepotência, arrogância autossuficiência. Pessoas que respeitam, primeiramente a Deus e depois a sua família, o seu marido, a sua esposa, os seus filhos e superiores. 

Seja grato e, trabalhe ou preste o seu serviço, com humildade, simpatia, cordialidade, mansidão, respeito, boa vontade e honestidade. Faça isso e seja você mesmo um Davi ou uma Ester na sua vida. Faça isso e seja verdadeiramente um homem e uma mulher de Deus, realmente abençoados. Faça de você, um você melhor todos os dias.

Um forte abraço para você, e fique com Deus

Veja também: