Aproveite bem o dia. Hoje pode ser o último

Aproveite bem o dia. Hoje pode ser o último

O campo de um homem rico produzira com abundância; e ele arrazoava consigo, dizendo: Que farei? Pois não tenho onde recolher os meus frutos. Disse então: Farei isto: derribarei os meus celeiros e edificarei outros maiores, e ali recolherei todos os meus cereais e os meus bens; e direi à minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe, regala-te.  Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?  Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.  – Lucas 12: 16 a 21

Quando o assunto é a espiritualidade, muitas pessoas fazem questão de mostrar que, para elas, esse negócio de Deus, de religião e de bíblia não passa tão somente de um tipo de fuga que determinadas pessoas mais fracas, aquelas que não conseguem se enquadrar na sociedade utilizam para tentar ser um pouco mais felizes. Em outras palavras, pensam elas, esse negócio de igreja e de religião é coisa de gente insignificante, de mente fraca, de gente feia, de gente sem visibilidade, para os simples, para os pobres, os fracassados, os sem sal, os sem talentos, os derrotados, pessoas que não têm nenhuma expressão no mundo e, que por causa disso vão se esconder atrás de um Deus ilusório e fantasioso.

É duro saber disso, mas infelizmente não são poucos os que pensam dessa maneira. Para tais pessoas o que importa mesmo é o agora. São os amigos do mundo, as festas, as baladas, o luxo, os empregos, as marcas, as grifes, os carros importados, as fazendas, as honrarias, as colunas sociais, a mídia, o status, os relacionamentos com pessoas influentes e poderosas, os prazeres, os vinhos, os pratos e lugares requintados e coisas do tipo.

Mesmo quando, pela ação misericordiosa e continua do Espírito Santo de Deus, eles ou elas são chamados para uma mudança de vida, essas pessoas não aceitam. Elas não conseguem largar os seus celeiros cheios de dinheiro, cobiça, pecado e vaidade. Elas recusam Jesus e, não é raro ouvirmos por parte delas, comentários do tipo:

"Ah! Agora não. Não me venha com esse negócio de religião. Agora eu vou curtir a vida, os meus amigos, o meu emprego, a minha carreira, as garotas, os garotos, as baladas, as viagens, a minha casa na praia, no campo, a minha empresa, o meu intercâmbio, viagens pelo mundo, a minha fazenda… Depois, quando eu já for bem velhinho (a) eu vejo essa negócio de religião. Quando eu chegar lá, eu penso nesse negócio de Jesus. Mas agora não. Ainda tenho muitas coisas legais para viver e curtir.

O que essas pessoas não sabem é que a alma delas pode ser pedida a qualquer minuto. Já imaginou alguém ser levado desse mundo sem Jesus. O que será que pode acontecer com essa pessoa? Todos nós sabemos que, na verdade, só Deus é quem sabe o destino de cada um de nós. Entretanto, o Senhor nos deixou, por meio da palavra dEle dicas importantes sobre o destino daqueles resolvem partir desse mundo com Jesus. Ele nos disse:

Não se turbe o vosso coração. – Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. – Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. – João 9: 1 a 3

Para aqueles que acreditam em Deus, em Jesus Cristo e no Espírito Santo de Deus, Jesus disse que, na volta dEle, Ele nos levaria com Ele e que, depois estaríamos onde Ele estivesse. Isso é para quem está com Jesus.

E o que vai acontecer com aquelas pessoas que rejeitaram Jesus?  As pessoas que rejeitaram Jesus, não ficarão com Jesus. Então para onde é que essas pessoas vão? Quem as levará?

Pois é? É sobre isso que o Senhor Jesus está nos advertindo. Ele está nos ensinando que devemos preparar a nossa morada na casa do Pai e não em algum outro lugar qualquer. Ele está nos ensinando que o maior tesouro que nós podemos construir aqui nessa terra é justamente a nossa amizade com a Santíssima Trindade. É por isso que não podemos perder a oportunidade de, hoje, e não amanhã, deixarmos a vida de pecado, a infidelidade, o adultério, a prostituição, a mentira, a idolatria, a feitiçaria, as drogas, a rebeldia, a maldade, os crimes, o roubo, a corrupção e toda forma de mal e aceitar hoje mesmo essa benção maravilhosa que é Graça de Deus para as nossas vidas: o Senhor Jesus Cristo.

Jamais devemos nos esquecer de que o amanhã pertence exclusivamente a Deus e não a nós. Pense nisso. A oportunidade é agora. Não deixe para amanhã o que você deveria ter feito ontem. Hoje Deus Pai está te dando uma nova oportunidade. Agradeça a Ele por isso. Não perca mais essa chance. Hoje pode ser a última. Aceite hoje mesmo o Senhor Jesus Cristo como o seu único Senhor e Salvador e tenha o seu nome gravado no livro da vida.

No livro da vida? O que é isso?

Meus amados amigos e amigas, o nosso Deus nos ama tanto que Ele deu o seu próprio filho amado para que eu e você pudéssemos ser salvos. Quando aceitamos o Senhor Jesus como o nosso Senhor e Salvador, nós estamos nos humilhando, reconhecendo as nossas fraquezas e abrindo mão do nosso reinado sobre a nossa vida, e estamos entregando o trono do nosso coração para o único e verdadeiro Rei e Senhor do universo. O Senhor Jesus Cristo.

“Aqueles que conseguirem a vitória serão vestidos de branco, e eu não tirarei o nome dessas pessoas do Livro da Vida. Eu declararei abertamente, na presença do meu Pai e dos seus anjos, que elas pertencem a mim. Apocalipse 3:5

Infelizmente, existe o outro lado. O lado das pessoas que não aceitam o Senhor Jesus Cristo como o Senhor da vida delas. Isso acontece por muitos motivos: por vergonha, por ignorância, por influências diversas, por autossuficiência, por orgulho, por vaidade ou por maldade de coração. São pessoas que, apesar de constantemente ouvirem o chamado do Espirito Santo de Deus nas suas vidas, elas fizeram questão de não aceitar o convite e, ainda se orgulharam em fazer isso e desprezar o Senhor Jesus Cristo. São pessoas que, abertamente, fazem a opção de viverem afundadas nas trevas e no mal. 

Muito bem. Já vimos que as pessoas que aceitam o Senhor Jesus Cristo como o seu Senhor e salvador têm os seus nomes escritos no livro da vida. Agora vamos ver o que vai acontecer com as pessoas que rejeitarem o presente maior de Deus, O Senhor Jesus Cristo.

Vi também os mortos, tanto os importantes como os humildes, que estavam de pé diante do trono. Foram abertos livros, e também foi aberto outro livro, o Livro da Vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que cada um havia feito, conforme estava escrito nos livros. Aí o mar entregou os mortos que estavam nele. A morte e o mundo dos mortos também entregaram os que eles tinham em seu poder. E todos foram julgados de acordo com o que cada um tinha feito. Então a morte e o mundo dos mortos foram jogados no lago de fogo. Esse lago de fogo é a segunda morte. Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo. Apocalipse 20:12 a 15

Vamos ver novamente: Quem não tinha o seu nome escrito no Livro da Vida foi jogado no lago de fogo. Apocalipse 20:15

Como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados. Hebreus 3:7 e 8

Mais uma vez, o misericordioso Espirito Santo de Deus está falando com você que se diz ateu. Com você que se orgulha em falar que Deus não existe. Que você não preciosa de Deus. Que a Palavra de Deus é um velho livro de lendas escrito por pobres pescadores. Que você não é trouxa para ficar indo em igreja para dar dinheiro para pastor. Ele está falando com você que está na mentira, na fofoca, na calúnia. Ele está falando com você que vive no crime. Que vive roubando. Que vive matando. Que vive nas drogas. Que não obedece ao seu pai, a sua mãe, o seu pastor (a), professor (a). Que está afundado na pornografia. Ele está falando com você que está na prostituição, na imoralidade sexual, no adultério, na masturbação. O Espirito Santo de Deus está falando com você: empresário que está trabalhando com coisa ou serviços que são contra a lei dos homens e as leis de Deus. Ele está falando com você político que está desviando dinheiro do povo, dinheiro da saúde, da educação. Ele está falando com você pastor ou obreiro que está levando uma vida dupla na igreja. Ele está falando com você cristão que se afastou dos caminhos do Senhor. Ele está falando com você. É com você. É com você mesmo (a).

Como diz o Espírito Santo: “Se hoje vocês ouvirem a voz de Deus, não sejam teimosos como foram os seus antepassados. Hebreus 3:7 e 8

Eu afirmo a vocês que as pessoas serão perdoadas por qualquer pecado ou blasfêmia que disserem contra Deus. Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo não será perdoado. – Mateus 12:31

Blasfêmia contra o Espirito Santo de Deus: recusa continua dos convites que o Espirito Santo de Deus faz para uma pessoa, para que ela entregue a vida dela para Jesus.

Portanto, se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam o que o Espírito de Deus diz – Apocalipse 3:6

Sim você pode mudar a sua história: Veja Como

Um forte abraço e fique com Deus

Veja também: Você é prudente ou insensata

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: