Devo me casar com ele (a)

A sabedoria popular diz que o ser humano tem duas grandes oportunidades para ser feliz na vida: a primeira no nascimento e a segunda no casamento.

Em relação ao nascimento a pessoa não pode fazer nada, mas no casamento a situação é muito diferente: a nossa felicidade vai sim, depender das nossas decisões. 

1 – Na dúvida… Não case.

Há uma hora certa e também uma maneira certa de agir. – Eclesiastes 8:6

O casamento é um acontecimento muito importante na vida de toda pessoa que um dia sonhou com esse momento.

É necessário ter a certeza absoluta de que essa cerimônia vai ser realizada com a pessoa, e no momento certo. E como saber isso?

Vamos ver abaixo algumas dicas muito importantes para orientar quem ainda está na dúvida sobre esse importante passo.

Se você quer se casar, você deve primeiro entregar esse sonho nas mãos de Deus e pedir para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo abençoe e conduza todo esse projeto de modo que você venha a escolher a pessoa e o momento mais oportuno para a realização desse sonho.

Aqui nessa mensagem vamos falar de dicas muito importantes para que mulheres e homens possam ter condições melhores para decidir. Decisão essa que, por sem muito importante, deve ser tomada quando se tem muita certeza do passo que vai ser dado.

Portanto, se você ainda estiver na dúvida… Não case.

2 – O fundamento básico para ter um casamento feliz e duradouro:

A mulher não está livre enquanto o seu marido estiver vivo. Caso o marido morra, ela fica livre para casar com quem quiser, contanto que case com um cristão. – 1 Coríntios 7:39

Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas?

Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? – 2 Coríntios 6: 14 e 15

Se você é cristã (o), é fundamental que você se case com outra pessoa que também seja cristã. Se for da sua igreja é melhor ainda, mas nem sempre isso é possível.

Quando estamos falando de pessoas tementes a Deus, essa questão do jugo desigual é um ponto extremamente importante para a felicidade de um casal. Quando o casal professa a mesma fé eles podem fazer a caminhada espiritual com muita paz e harmonia. Isso faz toda diferença.

Nota Importante: muito cuidado porque mesmo se dizendo cristãs, algumas pessoas participam de outras igrejas que possuem doutrinas e comportamentos muito diferentes das demais. E isso, deve sim, ser levado em consideração.

3 – Use a sabedoria a seu favor

Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor. – Provérbios 18:22

Quem encontra uma esposa (o) está recebendo um presente especial de Deus. Observem bem que essa palavra está nos dizendo que um esposo (a) de verdade…

Aquela pessoa dos seus sonhos não é uma escolha do ser humano, mas sim, um presente especial de Deus. E como receber essa benção do Senhor?  

Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria. Não corre perigo. – Provérbios 28:26  

Se algum de vós tem falta de sabedoria, roga a Deus, que a todos concede liberalmente, com grande alegria. – Tiago 1:5

O ser humano não pode confiar somente em si mesmo. Às vezes as pessoas não conseguem observar o óbvio, principalmente, quando elas estão encantadas com outra pessoa.

Quando a pessoa age somente com as emoções ela corre um risco muito grande ser enganada pelo seu próprio coração. Por isso precisamos pedir a Deus que, no nome do Senhor Jesus

Ele nos dê doses redobradas de sabedoria pra saber discernir a pessoa certa, da falsa, a verdade da mentira e o caminho certo a seguir.  Constantemente somos enganados pela nossa emoção e pelo nosso coração.

Em um momento tão importante como é o casamento temos que deixar a emoção de lado e agir com a razão. 

Quando oramos a Deus, no nome do Senhor Jesus Cristo, e falamos com Ele que não temos a sabedoria necessária. Que temos muitas dúvidas a respeito de uma pessoa, de uma situação ou outra coisa qualquer.

E, clamamos para que Ele nos dê da sabedoria dEle para que possamos discernir com clareza a respeito de tudo, nós estamos agindo com a nossa razão. Agindo assim, temos muito mais chances de tomar a decisão correta, e ser feliz. 

Não há nada mais enganoso e irremediável do que o coração humano, – Jeremias 17:9

Dá, portanto, a teu servo um coração sábio, que possa discernir entre o bem e o mal, -1 Reis 3:9

Nota muito importante: independente de homem ou mulher, a pessoa ideal para se casar, é a pessoa que te leva cada vez mais para perto de Deus. No caso dos homens:

Tem que ser um homem de Deus, homem de oração, muito trabalhador, aplicado, extremamente responsável e comprometido com as coisas de Deus, e também com o bem estar da esposa e filhos. Para as mulheres: Tem que ser uma mulher temente a Deus, dócil, feminina, não briguenta, sábia e dedicada ao lar e aos filhos.

4 – Ouça a orientação e os conselhos dos seus pais

Ouça, meu filho, a instrução de seu pai e não despreze o ensino de sua mãe. – Provérbios 1:8

Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. "Honra teu pai e tua mãe" – este é o primeiro mandamento com promessa – "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra".

Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor. – Efésios 6:1 a 4

Outra excelente maneira de usar a razão é pedir e ouvir o conselho dos seus pais sobre a pessoa com quem você está pensando em se casar.

Observem que a palavra de Deus está nos orientando no sentido de que, devemos honrar e obedecer aos nossos pais, para que tudo possa dar certo nas nossas vidas.

A opinião dos nossos pais é muito importante porque eles não opinam baseando-se na felicidade deles. Eles emitem um parecer tendo como objetivo a felicidade dos filhos. É uma opinião muito importante e deve ter um peso de igual proporção na hora da sua decisão.

5 – Peça conselho para as pessoas mais experientes da sua igreja.

Primeiro peça o conselho do Senhor;

É o SENHOR quem concede sabedoria, e da sua boca procedem a inteligência e o discernimento.…- Provérbios 2:6,7

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor. – Provérbios 19:20 a 21

Depois peça conselhos para as pessoas mais experientes da igreja;

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. – Provérbios 12:15

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos – quando há muitos conselheiros. – Provérbios 15:22

E não ouça o conselho de pessoas que não são cristãs. O conselhos dessas pessoas não vai te ajudar em nada e só vai trazer para a sua vida mais engano, erro, dúvida e confusão. 

O conselho dos ímpios é enganoso. – Provérbios 12:5

6 – Ainda está com dúvidas? Fale com Deus.

Você já fez muitas coisas, pediu conselhos, ouviu seus pais, o pastor (a)… Fez tantas coisas, mas a dúvida ainda está muito presente no seu coração.

Então ore a Deus, clame a Ele e, no nome do Senhor Jesus Cristo, peça para Ele retirar da sua mente e do seu coração todas as dúvidas e medos que ainda estão impedindo você de ver a verdade e ter a certeza do caminho que você deve seguir. 

Ele muda os tempos e as estações – Daniel 2:21

O nosso Deus é o Senhor do passado, do presente e do futuro. Você quer se casar, mas ainda não tem a certeza se encontrou a pessoa certa. Você ainda tem muitas dúvidas e não sabe o que fazer. Aqui vai uma dica que pode ser muito útil para você.

Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. – Daniel 2:22

Ele disse: "Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e verdadeiras que não sabes" – Jeremias 33:3

Está chegando a hora de tomar uma decisão. Mas você ainda tem dúvidas sobre o comportamento, intensão, amor ou sobre o verdadeiro caráter da pessoa com quem você pensa em se casar.

O nosso Deus é quem conhece tudo que está escondido e com Ele mora a luz e a verdade. Então, ore a Deus e, no nome do Senhor Jesus Cristo, peça para Ele revelar para você tudo àquilo que estiver escondido na sua relação ou na vida da outra pessoa.

Clame a Deus. Fale para Ele que você não está sentindo segurança porque o seu coração não confia totalmente na outra pessoa. É isso mesmo. Se você tiver esse tipo de dúvida, seja  sincero (a).

Abra o seu coração para o Senhor e peça pera Ele te revelar toda verdade sobre esse relacionamento e sobre a pessoa em questão. Esse é o momento. Essa é a hora de você clamar.

Faça isso até você não ter mais dúvida que o Senhor colocou no seu coração que você deve se casar com determinada pessoa. Sim, você deve procurar ter essa certeza para que, amanhã, você não venha a clamar ao Senhor por causa de traições, maus tratos e desamor.

Então clame até conseguir a sua resposta. Não conseguiu ainda. Clame novamente. Só pare quando o Senhor falar ao seu coração: Pode casar!

Pode casar porque essa é a pessoa que, segundo o meu coração, eu separei para você.  Pode casar porque essa é a pessoa com quem você vai viver na saúde, na doença, na riqueza, na pobreza…

Pode casar porque essa é a pessoa que vai dar a vida dela por você, e você vai dar a sua vida por ela… Pode casar porque essa é a pessoas que vai amar você, e os seus filhos, para o resto da sua vida.

7 – A marca da promessa

Você está agindo com cautela e prudência, mas os seus amigos e familiares estão achando que você está sendo exigente demais, e que por causa disso você vai acabar perdendo a oportunidade para se casar.

Não se deixe levar por esse tipo de pressão porque, é você quem vai ter que conviver com as delícias e as dores da decisão que você tomar. 

Sem duvidar, mantenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porquanto quem fez a Promessa é fiel. – Hebreus 10:23

Se Deus colocou uma promessa no seu coração. Confie nEle e confie na realização dessa  promessa que Ele gravou nos seu coração.

Não se contente com menos por achar que as promessas de Deus para a sua vida não vão se cumprir. Não cometa esse erro.

Elas vão se  cumprir sim. Pois aquele que prometeu é fiel para cumprir e o braço dEle continua forte e poderoso para fazer você ser muito mais feliz do que você tem pedido ou desejado.

Confie Em Deus. Ele falou que ia te dar. Ele falou que ia fazer. Tenha fé que assim acontecerá:

Porventura tem-se encurtado a mão do Senhor? Agora mesmo verás se a minha palavra se há de cumprir ou não. – Números 11:23

Um forte abraço para você e fique com Deus

Para saber como você pode ser mais feliz no seu trabalho ou na vida sentimental Clique Aqui: http://palavradedeusparahoje.com/Sim-Eu-Quero-Ser-Muito-Mais-Feliz

Eu não sei qual decisão tomar

Oração Para Libertação da Vida Amorosa

Veja também: