Eu não amo mais ele. Eu não amo mais ela

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o amor não é uma emoção ou um sentimento. O amor é uma decisão. 

Todos os dias somos bombardeados pelos meios de comunicação que insistem em nos mostrar um amor totalmente emocional e materialista. Esse amor que a mídia e outros meios de comunicação tentam nos empurrar garganta abaixo é na verdade um amor vaidoso, egoísta e totalmente descartável. Ele nada tem a ver com o amor verdadeiro.

Vou colocar um pequeno exemplo que é muito comum à gente observar nos dias de hoje:

O homem trabalha duro durante muitos anos. Durante esse período ele sempre contou com a ajuda de uma esposa fiel e trabalhadora que, durante os anos bons e ruins, sempre esteve ao lado dele cuidando do lar e dos filhos. Quando esse homem chega lá pelos seus cinquenta anos de idade, já com a vida financeira mais estabilizada, ele então decide abandonar a esposa, os filhos e vai embora de casa. Para justificar tal ato ele diz: ela ficou velha, ela não sabe se comunicar, ela não se cuida, ela ficou gorda, ela não me dá liberdade, ela não é boa de cama, ela não respeita a minha individualidade, ela não me entende, eu não a amo mais, ela não é alegre… Enfim! Uma infinidade de desculpas… Tudo isso para justificar o ato traiçoeiro de abandonar a antiga companheira para poder ir morar com outra mulher. Normalmente uma mulher mais jovem.

Sinceramente! Que amor há nesse tipo de comportamento? Alguém pode dizer: – Isso é somente amor próprio. Ele tem o direito de procurar ser feliz. E o que é o amor próprio senão a capacidade que alguém tem de amar somente a si mesmo. Isso é egoísmo. Na verdade, o que existe numa situação como essa que acabamos de ver é uma total falta de amor ao próximo, e falta de temor de Deus.  

E onde foram parar aquela lindas palavras repletas de emoção que justamente servem para consolidar esse importante compromisso de ambas as partes:

“Eu João te recebo Maria, como minha esposa e te prometo ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe”.

Quantas pessoas nos dias de hoje estão passando por enormes dramas sentimentais porque não conseguem ver no companheiro ou companheira que está ao seu lado às características de um amor verdadeiro. Elas não conseguem saber ao certo se elas gostam ou não gostam dessa pessoa porque elas vivem iludidas pelo conteúdo que elas observam nas novelas, romances, livros, conversas e nos péssimos exemplos de vida que as pessoas que vivem nesses meios testemunham. Isso acaba refletindo negativamente na mente, no comportamento e na vida dessas pessoas. Muitos homens e mulheres, totalmente iludidos pelas armadilhas do mundo resolvem trocar um relacionamento com fortes características de um verdadeiro amor por outro relacionamento totalmente desconhecido, simplesmente porque elas ficaram encantadas pela nova pessoa. Elas trocam o real por uma fantasia. Elas escolhem viver uma aventura pensando que vão ser felizes. E qual é o resultado disso? Muita dor, sofrimento e coisas muito piores. É exatamente o que temos visto, dia após dia, nos noticiários da televisão e da internet. 

Vamos fazer uma pequena ilustração: João ficou encantado com Maria. Um dia João pensou assim: – Maria é uma mulher que tem muitas qualidades e tem tudo para me fazer feliz. Vou amar Maria custe o que custar. Maria então é alvo do amor e da dedicação de João. Maria até que gosta do carinho, da atenção e do cuidado que João tem com ela. Mas de vez em quando Maria tem dúvidas se ela gosta de João ou se ela gosta somente do carinho, da atenção e dos cuidados de João. Diante disso Maria fica agora com essa dúvida agitando o seu coração. João não entende nada. João fez a opção de amar Maria. Às vezes ele sente que Maria é distante e que ela não corresponde ao amor que um dia ele resolveu dar para ela. Maria segue no mar de dúvidas. João é tão bonzinho, mas ele me sufoca. João é um bom rapaz, mas eu não sinto a mesma coisa por ele. João continua em frente na sua decisão de amar Maria. Ele sente que às vezes Maria está longe sonhando. Ele pensa: talvez Maria esteja com algum problema. Ele sempre se coloca a disposição dela para ajudar. Ele se preocupa com Maria. Maria segue com muitas dúvidas. Agora, só para complicar, as dúvidas aumentaram. Maria acabou de conhecer lá na  faculdade o belo Antônio. João não sabe de nada. Maria agora sabe menos ainda. O coração de Maria fica mais dividido. O atencioso e amoroso João ou o belo Antônio? E agora? Maria ás vezes pensa em terminar com João para ficar com Antônio. João continua firme amado Maria. Ele não sabe o que se passa no coração de Maria. Ele pensa: – Será que eu fiz alguma coisa errada? Maria está tão distante. É bobeira minha. Ela deve estar preocupada com as provas.   Enquanto isso a dúvida envolve cada vez mais Maria: João ou Antônio? O grudento João ou o independe e belo Antônio? Maria resolve terminar com João para ficar com Antônio. E assim a vida segue… Maria ficou encantada com Antônio. Um dia Maria pensou assim: – Antônio é um homem tão bonito, ele tem tantas qualidades. Ele tem tudo para me fazer feliz. Vou amar Antônio custe o que custar…

Antes de alguém tomar alguma decisão mais séria que envolve trocar ou não de relacionamento, ou ainda simplesmente terminar um relacionamento antigo por achar que ali não existe um amor verdadeiro, é muito importante primeiro acalmar o coração, usar a razão, a sabedoria e orar a Deus e pedir para que Ele, no nome do Senhor Jesus Cristo, lhe dê entendimento sobre esse delicado assunto e livre você de todo espirito de engano e destruição. 

Deus é amor – 1 João 4:8

Para ajudar nesse processo de reflexão sobre o amor verdadeiro vamos ver quais são as muitas características que mostram se existe ou não a presença do amor verdadeiro no nosso relacionamento. Para isso temos que falar com um especialista no assunto: O próprio amor. O nosso Deus. Vamos ler a Palavra de Deus:

Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência. O amor é eterno. Existem mensagens espirituais, porém elas durarão pouco. Existe o dom de falar em línguas estranhas, mas acabará logo. Existe o conhecimento, mas também terminará. – 1 Coríntios 13: 4 a 8

Vamos ver quais são essas características que devem estar presente em uma pessoa para que possamos ter a certeza, se existe ou não, nela a presença de um amor verdadeiro. 

1 – O amor tem a ver com beleza? Não. Não tem. Nunca escolha uma pessoa somente pela aparência dela. A beleza é importante sim. Não podemos negar isso. Mas a beleza não deve ter maior peso somente por causa disso. Para você descobrir se existe um amor verdadeiro na sua vida você deve valorizar primeiro o que é espiritual e depois os valores materiais. O amor é um valor espiritual. Veja por quê;

Deus é amor – 1 João 4:8
Deus é Espírito – João 4:24

2 – Amor é paciente. – A pessoa que está ao seu lado ela respeita o seu jeito? Respeita o seu tempo? Ela tem paciência com você? Respeita as suas opiniões?

3 – O amor é bondoso –  A pessoa que está ao seu lado ela é boa para você? Ela se preocupa com você? Ela te ajuda no que for necessário? Você se sente amado (a) por essa pessoa? Ela é honesta? Ela respeita os pais dela? Ela respeita os seus pais? Ela é trabalhadora? 

4 – O amor não é ciumento – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que confia em você? Ela te dá liberdade? 

5 – O amor não é orgulhoso – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa humilde? Quando ela erra, ela reconhece os erros dela e ela te pede perdão? Quando vocês se desentendem, antes de dormir, ela sempre procura você para fazer as pazes? A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que tem orgulho de ter você ao lado dela?

6 – O amor não é vaidoso – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que evita gastar muito dinheiro e tempo com ela mesma? Ela é moderada no trato com ela mesma? Ela não se deixa levar pelo consumismo? 

7 – O amor não é grosseiro – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa tranquila, de bom senso, respeitosa, gentil e educada? 

8 – O amor não é egoísta – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que observa e cuida das suas necessidades? Ela se preocupa com você? Ela pensa em você? Ela cuida de você? A pessoa que está ao seu lado é fiel a você? A pessoa que está ao seu lado demonstra amor e carinho por você?

9 – O amor não se irrita – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que procura pensar antes de brigar? Ela evita a todo custo brigas e discursões? É uma pessoa que promove a paz? 

10 – O amor não guarda mágoas – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que pede perdão e que também sabe perdoar quando necessário? É uma pessoa que não cultiva o ódio ou rancor? É uma pessoa que não é vingativa? 

11 – O amor não se alegra quando alguém faz alguma coisa errada – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que procura ajudar os outros quando eles estão com alguma dificuldade? É uma pessoa que gosta de dar bons conselhos? É solidária? 

12 – O amor se alegra quando alguém faz uma coisa certa – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que apoia você nas suas lutas e vitórias? Ela fica feliz com a sua felicidade? Ela vibra com o seu sucesso ainda que esse sucesso seja maior do que o dela? Ela é uma pessoa que sempre procura te colocar para cima? Ele é uma pessoa que procura te levar cada vez mais para perto de Deus? 

13 – Quem ama nunca desiste – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que sempre está procurando um jeito de melhorar ela mesma e o relacionamento de vocês? 

14 – O amor suporta tudo com fé e esperança – A pessoa que está ao seu lado é uma pessoa que é temente a Deus? É uma pessoa que, diante das dificuldades da vida, ela procura se fortalecer nas coisas de Deus? É uma pessoa que procura sempre olhar o lado positivo da vida? É uma pessoa otimista? 

15 – O amor é eterno – Quando existe um amor verdadeiro ele jamais acaba. 
 
Nos itens de dois a quatorze foram feitas aproximadamente quarenta e sete   perguntas. Com certeza faltaram algumas, mas com essas que foram feitas já dá para fazer a nossa pequena pesquisa. 

Vamos a pesquisa: Se as respostas para essas perguntas que foram feitas acima forem todas respondidas com um “SIM” você está diante de um amor extremamente verdadeiro. Um amor que só podemos encontrar em Deus. Mas, como estamos falando de seres humanos. Infelizmente vão aparecer muitos “NÂO”. O que vai definir se você está ou não diante de um amor verdadeiro é a presença do “SIM”. O “SIM” representa o amor verdadeiro. O amor verdadeiro é Deus. Portanto, quanto maior a presença do “SIM” maior será a presença de Deus. Quanto maior a presença de Deus no seu relacionamento mais verdadeiro, abençoado e feliz ele será.  

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva 

Veja também: