Como ter uma vida melhor e mais feliz

E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus. Lucas 18:35 a 43

Nesse mundo há diversos tipos de cegueira: tem a física, que é o caso do cego Bartimeu que acabamos de ver, mas também existe a cegueira espiritual, a sentimental, a profissional, a empresarial e assim vai.

Bartimeu estava dependendo de esmolas. Ele estava dependendo da ajuda dos outros. Quando ele ficou sabendo de Jesus estava por perto ele deixou de clamar pelas coisas pequenas e começou a clamar por algo muito maior e melhor: a visão dele. Ele começou a gritar, mas as pessoas que iam passando falavam para ele se calar. Mas Bartimeu não se calou. Ele começou a gritar mais alto ainda. Ele sabia muito bem o que Ele queria. Ele queria ver. E os gritos de Bartimeu deram resultado. O Senhor Jesus chamou ele. Assim que o cego Bartimeu se aproximou Jesus perguntou: Que queres que te faça?

E você? Qual é a sua necessidade? Um casamento? Um ministério? Um emprego? Uma empresa? Uma namorada (o)? Uma faculdade? O seu negócio próprio? Não importa qual seja a sua necessidade, se você não tiver a visão necessária você não vai saber para onde ir, e muito menos como fazer. O Senhor Jesus já nos falou isso quando Ele disse que sem Ele nós não poderíamos fazer nada. Não dá para ser bem sucedido caminhando no escuro, na incerteza ou no desconhecido. Para ter sucesso é necessário enxergar bem, e mais longe. É necessário ter visão. E como ter mais visão? 

Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. – João 8:12

Eu não sei como está a sua vida. Pode ser que você é uma pessoa que ainda não encontrou um amor de verdade. Você ora, clama e nada do bonitão ou da bonitona aparecer. Será que a sua felicidade não está mais perto de você do que você imagina? Pode ser que o seu caso seja outro. Pode ser que hoje você esteja vivendo uma grande e destrutiva ilusão. Você está presa (o) num relacionamento que não agrada a Deus, e que te deixa completamente cego (a) para ver a verdade. Quem sabe você está totalmente cega (o) e não está vendo que todo mundo vê: que esse homem ou essa mulher não é o que Deus reservou para você.

Quem sabe você gostaria de enxergar melhor as coisas de Deus. Você até que tenta se aprofundar, mas alguma coisa acontece e faz com que você não tenha forças, não tenha ânimo para seguir adiante. Pode ser que o seu caso seja o daquela pessoa que tem uma visão distorcida da fé e do serviço ao Senhor. Ou ainda pode ser de alguém que está sendo vitima de algum tipo de barreira colocada pelo inimigo, o que te impede de ir além na obra de Deus.

Por outro lado, pode ser que você queria enxergar melhor para fazer a diferença na sua vida profissional, financeira ou empresarial. Você gostaria de ter mais visão para ser um funcionário diferenciado, ter uma vida financeira mais clara, ter uma empresa mais iluminada pelo Senhor. Enfim! Você quer se destacar. Você quer sair das sombras e crescer a olhos vistos. Se destacar não para se orgulhar, mas para tomar posse da sua prosperidade e da sua vida abundante, e depois colocar os seus talentos a serviço do Senhor. O Senhor Jesus nos disse:

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13

Vamos orar a Deus e pedir para que Ele, em o nome do Senhor Jesus, nos dê mais visão. Mais visão para ver a realidade que está acontecendo na nossa vida sentimental. Mais visão  para que possamos enxergar o ministério que o Senhor quer que façamos. Mais visão para o mundo dos negócios. Para que possamos ver as verdadeiras e grandes oportunidades. Mais visão para que possamos ver novos horizontes, onde todos enxergam limitações e barreiras. Mais visão para ver o crescimento onde todos enxergam crise. 

Quando nos determinamos a pedir alguma coisa a Deus, temos que ter muita fé. Não se enganem. Não é só pedir e depois receber. Tem que pedir, pedir, merecer e depois receber. O que pedimos tem que nascer primeiro no nosso coração, para depois vir a ser uma realidade. O Senhor trás para a realidade visivel o desejo que está contido no nosso coração. O Senhor Jesus já nos ensinou isso. Ele disse certa vez: seja feito conforme a sua fé. E também falou em outra oportunidade: Seja feito como você crê. Se ainda não temos uma fé dessa envergadura temos que clamar primeiro por essa fé. Temos que bater… Bater… Insistir… Insistir e persistir até recebermos essa fé que realmente faz a diferença na vida de todo aquele que crê.

Ore a Deus e, em o nome do Senhor Jesus, peça para Ele ter dar uma visão privilegiada. Peça para Ele te dar uma visão mais clara das coisas. Peça para que Ele te faça enxergar os caminhos por onde Ele quer que você vá. Que Ele te faça enxergar os dons que Ele já te deu. Que Ele te faça enxergar o que Ele quer que você seja. Que Ele te faça enxergar e diferenciar a oportunidade do engano. Que Ele te faça enxergar a verdade acima da mentira. Que Ele te faça enxergar soluções onde todo mundo vê problemas. Que Ele te faça enxergar o lobo na pele de cordeiro. Que Ele te faça enxergar os seus verdadeiros amigos. Que Ele te faça enxergar a verdadeira intenção de uma pessoa. Que Ele te faça enxergar o perigo. Que Ele te faça enxergar o verdadeiro caminho da santidade. Que Ele te faça enxergar o relacionamento ideal, e a pessoa que realmente vai te fazer feliz. Que Ele te faça enxergar saídas onde todos ficam presos. Que Ele te faça enxergar o caminho correto a seguir. Que Ele te faça enxergar longe. Que Ele te faça enxergar que o melhor caminho para você é ao lado dEle, adorado e glorificando Ele, e não no mundo. E finalmente, que Ele te faça enxergar pela fé, a realização de todas as promessas que o Senhor fez para a sua vida. 

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: