O que é o livro da vida

1 – O livro da vida é um livro que está sob o controle e o poder de Deus. Ele existe desde a fundação do mundo. Lá estão registrados todos os nomes daqueles que aceitaram a Deus e o Senhor Jesus como o seu Senhor e Salvador, e que depois disso, com perseverança,   andaram na santidade e na fidelidade a Deus até o final dos seus dias. Esses são chamados de “Os vencedores”. Estes são os filhos e filhas de Deus que foram reconhecidos como amigos de Deus e tiveram a graça de ter os seus nomes escritos no livro da vida.

Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus  – Lucas 10:20

O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. – Apocalipse 3:5

2 – O que devemos fazer para termos o nosso nome no livro da vida?

Devemos entregar as nossas vidas para Jesus, nos purificarmos de todos os nossos pecados e perseverar na integridade, e com fidelidade, na caminhada com Ele até o fim da nossa vida.

Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. – Marcos 12:30 a 31

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo. – Tiago 1:27

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. – Apocalipse – 21:27

3 – Da mesma forma que um nome foi inscrito ele também pode ser retirado do livro da vida:

Sejam eles tirados do livro da vida e não sejam incluídos no rol dos justos. – Salmos 69:28

4 – Todos nós seremos julgados de acordo com o que estiver escrito sobre nós no livro da vida:

Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros. – Apocalipse 20:12

5 – Por que é importante que cada pessoa faça de tudo para ter os seu nome escrito no livro da vida?

Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. – Apocalipse 20:15

Aquele que tem ouvidos para ouvir, que ouça! – Mateus 13:9

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: