Ouça primeiro. Fale depois

Ouça primeiro. Fale depois

Vivemos em um mundo muito agitado onde as coisas acontecem muito rápido. Às vezes não nos damos conta de coisas que, apesar de pequenas, fazem toda diferença nas nossas relações cotidianas. Na Palavra de Deus para hoje vamos ver a importância de saber ouvir alguém que conversa conosco. 

Quem responde antes de ouvir comete grande tolice e passa vergonha!  – Provérbios 18: 13 

Ninguém tem acesso ao que vai dentro do coração de outra pessoa. Tudo que podemos conhecer de outra pessoa é ela mesma quem pode nos dizer. Isso é feito por meio da conversa. Quando nos concentramos naquilo que outra pessoa está querendo nos dizer damos um grande passo para entender um pouco do que vai ali, dentro do coração dela. Depois de uma breve conversa com alguém já podemos identificar quais são algumas das suas necessidades, preocupações, tristezas, alegrias, dores e etc. A conversa é a arte de primeiro ouvir, e depois falar, com precisão, aquilo que se quer dizer. 

Quando paramos para realmente ouvir o que quer nos dizer, um amigo, um colega de escola, um colega de trabalho, um irmão, uma irmã da igreja, um cliente, um patrão, um chefe, um superior e etc. Logo nós vamos perceber que essa pessoa vai ficar feliz.  Sabe por que ela vai ficar feliz? Porque hoje em dia ninguém mais ouve ninguém. Todo mundo só quer falar. E o pior, só quer falar de si mesmo (a). Quando a gente encontra alguém que realmente presta atenção naquilo que estamos falando, ficamos completamente surpresos e admirados e logo pensamos: Aleluia! Nem tudo está perdido: ainda existe sim, alguém nesse mundo que tem educação e respeito com o próximo.

A arte de ouvir envolve outros pontos também muito importantes que devemos sempre observar:

– Seja sempre simpático (a) e receptivo (a).
– Primeiro ouça com muita atenção o que está sendo dito para você. 
– Não interrompa quem está falando com você;
– Enquanto a pessoa estiver falando com você, faça o possível para não olhar para outros lugares. Preste atenção no que está sendo dito para você;
– Se não entendeu alguma coisa, peça para a pessoa repetir: Senhor, Por favor, eu não entendi direito esse ponto. O senhor poderia repetir?
– Quando for a sua hora de falar, fale com simpatia, cordialidade, calma, pausadamente e em bom tom. E, o principal, fale somente o necessário. Lembre-se: a arte maior da conversa está no ouvir, e não no falar.
– Se você é alguém que trabalha diretamente com o público então você é uma pessoa especial. E, como pessoa especial, você também precisa ter um dom diferenciado. Peça para o Pai que, no nome do Senhor Jesus, Ele lhe dê mais sabedoria e o completo domínio da arte de conversar com as outras pessoas.

Tenho certeza absoluta que, se observarmos essas pequenas dicas, elas serão muito importantes e transformadoras em todas as áreas das nossas vidas.

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: