Você é prudente ou insensata

Na Palavra de Deus para hoje vamos ver que, existem coisas que não podemos deixar para última hora. Nessa nossa vida tão agitada nós temos que nos preparar, estudar ou ensaiar para que não sejamos surpreendidos. É assim quando vamos fazer um casamento, um batizado, uma entrevista de emprego importante, um exame, em teste… Nós nos dedicamos e nos preparamos da melhor forma possível para que tudo dê certo. Se nós temos que ter tamanha dedicação para poder conquistar alguma coisa do mundo, imagina então o temos que fazer para conquistar uma vaga no reino de Deus.

Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes. Ora, as insensatas, tomando as lâmpadas, não levaram azeite consigo. As prudentes, porém, levaram azeite em suas vasilhas, juntamente com as lâmpadas. E tardando o noivo, cochilaram todas, e dormiram.  Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí-lhe ao encontro!  Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. Mas as prudentes responderam: não; pois de certo não chegaria para nós e para vós; ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o noivo; e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Depois vieram também as outras virgens, e disseram: Senhor, Senhor, abre-nos a porta. Ele, porém, respondeu:  Em verdade vos digo, não vos conheço. Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora. – Mateus 25:1 a 13

Jesus nos alerta que, na nossa caminhada com Ele, nós devemos sempre estar alertas e cheios do Espírito Santo de Deus, o qual é representado na parábola acima pelo azeite que produz a chama das lâmpadas que as virgens transportam. Jesus também nos ensina que o Espírito Santo de Deus não é algo que podemos comprar ou conseguir de uma hora pra outra ou de qualquer jeito. A presença do Espírito Santo de Deus é o fruto de uma caminhada sincera com Jesus. É a prova de que houve uma transformação verdadeira da nossa natureza carnal para a espiritual. Por isso Jesus nos chama para vigiar e sermos prudentes. Ele nos orienta a respeito da importância de continuarmos perseverando na comunhão com a Santíssima Trindade, praticando diariamente a oração, a leitura da Palavra de Deus e fugindo de todo tipo de mal e de pecado.

É certo que o Senhor Jesus virá. Ninguém sabe a hora e nem o lugar. Mas Ele virá. Por isso devemos orar e vigiar sempre. Se perseverarmos na caminhada e na santificação da nossa vida, o nosso Senhor Jesus se alegrará muito conosco. Quando Ele estiver chegando, certamente Ele nos encontrará do lado de fora esperando por Ele. Quando Ele nos avistar, todo feliz, Ele nos chamará, nos abraçará e nos convidará para entrarmos e festejarmos com Ele. 

Um forte abraço e fique com Deus

Veja Também: Como ser uma mulher Sábia e Virtuosa e salvar o seu casamento 

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: