Eu não consigo parar no emprego

Eu não consigo parar no emprego

A pessoa procura um emprego, luta, persevera e, até que enfim, consegue a nova colocação. Ela trabalha, procura se dedicar ao serviço, mas de repente quando menos se espera, lá vem à demissão. Na palavra de Deus para hoje vamos ver como podemos melhorar essa situação.

Para abordarmos esse assunto nada melhor do que pegar um bom exemplo de alguém que, apesar de ter uma ótima aparência e um excelente emprego, não conseguiu permanecer no seu trabalho. Vamos falar do rei Saul. Vamos dividir essa mensagem de acordo alguns episódios muito significativos que aconteceram durante o reinado de Saul. Toda história do rei Saul você poderá ler em 1 Samuel 10 e seguintes.

1 – No começo do seu reinado Saul era humilde, valente e dedicado. – Com um funcionário (a) recém-contratado também é assim. No começo tudo é empolgação e novidade. A humildade e a disposição para fazer o trabalho sempre vêm acompanhadas de grande alegria e competência. O profissionalismo é a grande palavra de ordem. É necessário fazer o seu melhor para ser aprovado pelos superiores e colegas de trabalho. – (Nota) Procure fazer sempre que  esse excelente comportamento acompanhe você todos os dias do seu trabalho. 

2 – Saul deixou a humildade de lado – Logo depois que passa o período de experiência o novo funcionário relaxa porque já não tem mais aquela preocupação se vai ou não ser aceito. É nessa época que ele (a) começa a sentir-se mais seguro (a) para fazer novas amizades e aumentar o seu círculo de relacionamentos na empresa. Com as novas amizades vêm os primeiros problemas: falta de foco no trabalho, saídas constantes do seu local de trabalho. Conversas em hora inoportuna, minutos precioso no telefone, no celular, no Whatsapp. Agora, aquela grande disposição e eficiência do começo vão virando acomodação. Por causa desse relaxamento também começam a ocorrer episódios de falta de pontualidade nos horários, na entrega do serviço, atrasos diversos e queda de desempenho e produtividade. – (Nota) Nunca abandone a humildade, não faça o seu serviço relaxadamente, vigie sempre, mantenha o foco no seu trabalho e respeite todos os horários e prazos estabelecidos.

3 – Saul exerceu a função de sacerdote ilegalmente e ofereceu um sacrífico sem autorização – depois de um tempo de trabalho o novo funcionário (a) tende a apresentar certa presunção e excesso de confiança em si mesmo (a). Por achar que já dominou o trabalho, e que não tem mais nada a aprender, ele (a) se deixa levar pelo orgulho e arrogância. Por causa desse tipo de comportamento o funcionário (a) tem uma possibilidade enorme de cometer graves erros.  Proatividade nunca pode ser confundida com presunção. Você deve ser proativo (a) no seu próprio serviço e não em um serviço que não lhe diz respeito. – (Nota) Cuide sempre do seu trabalho. Faça-o sempre com excelência. Seja extraordinário (a). Quem é fiel no pouco, receberá mais. 

4 – Saul não cumpriu uma ordem de Deus – A rebeldia certamente é uma questão das mais importantes quando se trata de fatores que estragam a relação patrão-funcionário (a). Alguns pequenos deslizes por conta de um funcionário (a) podem ser tolerados, e até perdoados. Mas quando o assunto é rebeldia a coisa fica bem mais complicada. Nenhum patrão gosta de ter uma ordem sua, questionada ou descumprida. As maiorias das demissões não ocorrem por falta de capacidade técnica ou incompetência por parte dos funcionários (as), e sim, por alguma falta comportamental ou ética. – (Nota) Obedeça sempre a ordem dos seus superiores. Nunca questione ou deixe de fazer uma ordem dada.

5 – Saul não foi enfrentar o gigante Golias. Saul foi covarde. Um bom funcionário (a) tem que ser proativo (a). Tem que se colocar a disposição do seu superior. Ele (a) tem que ter coragem e força de vontade para enfrentar novos desafios. Para crescer profissionalmente a pessoa precisa trabalhar e lutar para superar os muitos obstáculos do dia a dia. Tem que ter sempre a mente aberta para aprender novas técnicas e métodos para resolver problemas antigos com qualidade e eficiência. Ser destemido (a) é muito importante. Outra qualidade profissional que é que é muito procurada nos dias de hoje é a resiliência. A pessoa precisa saber trabalhar sob  pressão. Ela precisa desenvolver a sua capacidade de suportar e superar com criatividade as urgentes e gigantes necessidades do cotidiano. – (Nota) Não tenha medo do novo. Se te convidarem para fazer outra atividade aceite. Seja valente, flexível e eficiente.

6 – Saul começou a perseguir Davi – O bom funcionário (a) é aquele (a) que nunca divide. Ele (a) sempre soma. Ele (a) sempre acrescenta. Saber trabalha em equipe é fundamental. O funcionário (a) extraordinário (a) é aquele (a) cujo foco profissional está sempre no sucesso da empresa e não somente no seu sucesso pessoal. – (Nota) Cuide sempre da sua própria vida. Não tenha inveja dos seus colegas de trabalho ou dos seus superiores. Cada um recebe talentos de Deus, segunda a sua própria competência.  Cuide dos talentos que Deus te deu. Desenvolva-os. Faça os crescer que o Senhor te abençoará. 

7 – Saul no seu desespero deixou Deus de lado e foi consultar espíritos de mortos – Não importa o que venha a acontecer em todas as áreas da sua vida, não seja infiel a Deus. Fidelidade e confiança são fundamentais. Se você sempre levar com você o poderoso Deus de Israel, e for fiel a todos os seus mandamentos, certamente, tudo dará certo na sua vida, e você será cada dia mais abençoado (a) e feliz. 

Um forte abraço e fique com Deus

Guia Prático Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: