Eu tenho inveja da minha irmã

Na Palavra de Deus para hoje nós vamos ver que a inveja é um sentimento maligno que nasce no coração de uma pessoa e que tem como alvo outra pessoa que possui coisas, bens, características que a primeira pessoa não tem. Como lidar com esse sentimento tão maligno e destrutivo?

Vou colocar uma pequena ilustração: O sentimento de inveja nasce quando duas pessoas convivem juntas em um ambiente. Tudo começa quando Maria observa que a sua irmã Paula recebe dos pais delas uma atenção diferenciada. Vendo tudo isso, no coração de Maria começa a nascer um sentimento de raiva e ódio em relação aos pais, e um sentimento de inveja em relação à Paula. O que faz com que a vida delas apresente a seguinte situação: Paula é a mais amada. A mais inteligente. A mais boazinha, A mais bonita. A mais simpática… Enfim! Paula é tudo de bom. E Maria? Maria é a outra filha. Resultado: Maria vai crescendo e se tornando uma pessoa triste, magoada e com o coração cheio rancor e inveja. Muito bem! Quem será que tem culpa por ter nascido nessa família um sentimento tão ruim entre as duas irmãs? Agora não vamos comentar nada sobre isso. Hoje, o que realmente importa é que Maria está com coração dela doente e ela precisa se libertar dessa prisão. Vamos ver o que Maria precisa fazer para se libertar desse sentimento tão destruidor que é a inveja.

A palavra de Deus nos ensina que não devemos desejar nada que é do próximo:

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo – Êxodo 20:17 

Paula tem mais atenção, mais carinho, mais presentes. Mesmo Maria sendo tão injustiçada ela não deve alimentar no coração dela nenhum tipo de sentimento negativo em relação à irmã. – Falar é fácil! Quero ver praticar essa Palavra. Isso é muito difícil? – E como é. É muito difícil mesmo. Mas é extremamente importante que Maria comece a entender que o sentimento que ela está sentindo pela irmã é algo exageradamente destruidor. A inveja é tão destruidora que ela é colocada acima da raiva e do ódio. Observem só:

O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda – Provérbios 27:4

A primeira coisa que Maria precisa entender é que o sentimento que ela está sentindo pela irmã é devastador. É devastador para a irmã, para a casa dela, para a família e, principalmente para a própria Maria:

A paz de espírito é saúde para o corpo, mas a inveja corrói como o câncer. – Provérbios 14:30

Muito bem! Já vimos que Maria sente inveja de Paula, e que esse sentimento que Maria sente pela irmã é ruim para todo mundo, principalmente para a própria Maria. E agora? O que Maria deve fazer para se libertar desse sentimento negativo?

Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona. – Provérbios 28:13 

Aí está a nossa resposta: Maria deve confessar a Deus o pecado de inveja que ela tem em relação a Paula, e abandonar essa prática. Quando Maria fizer isso ela vai trazer para a vida dela, a luz de Deus. Essa luz de Deus vai iluminar todas as trevas que o inimigo estava usando para cobrir não só o coração de Maria, mas também para cobrir todo o amor entre as pessoas da família. 

Depois de fazer isso a inveja que Maria sentia pela irmã vai deixar de existir. Não. Não vai. Porque o inimigo sempre vai voltar a atacar Maria nesse ponto. Ele sabe que ela tem uma vulnerabilidade nessa área. E quando inimigo atacar o que Maria deve fazer? Maria deve resistir às investidas do inimigo e, no lugar da inveja que o inimigo estiver sugerindo, Maria deve orar a Deus e abençoar a irmã dela.

Vou dar dois exemplos bem básicos;

O inimigo sugere na mente de Maria: 

– Olha lá como Paula está mais bonita. Aquela blusa foi a sua mãe que deu para ela.

– O seu pai falou que a Paula é muito inteligente. Ele nunca falou isso para você.

No lugar do antigo sentimento de raiva, ódio e inveja que Maria tinha, ela agora deve abençoar a irmã Paula:

– Pai, no nome do Senhor Jesus, faça com que a minha irmã Paula seja cada dia mais bonita e mais  inteligente. Amém e graças a Deus.

É como diz a Palavra de Deus: se resistimos ao diabo ele acabará fugindo de nós.


Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: