Como ter vontade de estudar

Na Palavra de Deus para hoje vamos falar de alguns fatores espirituais que impedem alguém de ter disposição ou motivação para estudar e aprender mais sobre a Palavra de Deus, e também para as outras áreas do conhecimento humano.

Para essa mensagem de hoje não vamos abordar nenhum aspecto relativo ao ambiente como luminosidade, conforto e tranquilidade. E também não vamos comentar sobre aspectos psicológicos, fisiológicos e biológicos como: sono, alimentação, motivação e saúde física e mental. Vamos fazer somente uma abordagem espiritual. Para começar vou fazer uma pequena ilustração:

Pedro é um jovem saudável que está muito interessado em estudar e conhecer mais sobre a Palavra de Deus. Depois de dormir por aproximadamente oito horas, ele acorda e toma um leve café da manhã. Logo em seguida ele vai pegar a sua bíblia para ler e conhecer mais sobre as coisas de Deus. Depois de aproximadamente cinco minutos, Pedro começa a bocejar, sentir tontura, sonolência e grande desconforto. Depois de alguns minutos resistindo às perturbações, Pedro desanima e desiste de ler a bíblia. Ele resolve ligar a televisão da sala para se distrair. Nisso Pedro adormece e dorme por mais quarenta e cinco minutos. Assim que ele desperta ele volta a pegar a bíblia. Mais uma vez ele começa a ler e, depois de oito minutos de leitura, os incômodos se repetem: Pedro começa a bocejar, sentir tontura, sonolência e desconforto. Ele luta e tenta resistir às perturbações por mais alguns minutos. Não obtém sucesso. Novamente ele desanima e desiste de continuar a ler a bíblia.

Muito bem. Esse tipo de situação que aconteceu com Pedro é algo muito comum. Pedro estava descansado. Pedro é um jovem saudável. Ele tinha feito uma alimentação leve. Ele queria, e estava motivado a ler a bíblia. Ele estava em um lugar confortável e tranquilo. Ele tinha as melhores e mais adequadas condições para ler e estudar sobre os assuntos que ele queria aprender. Por que será que Pedro não conseguiu estudar? Existe uma palavra de Deus que nos revela uma realidade espiritual que pode nos dar uma excelente resposta:

O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. – 2 Coríntios 4:4

É isso mesmo. O diabo coloca barreiras, ele cega o entendimento das pessoas para que elas não aprendam sobre o evangelho. E ele não faz isso somente com quem quer ler a bíblia. Com quem não acredita em Deus. Ele faz isso com todos nós. Ele faz isso para muitas pessoas, em diversos lugares e com os mais variados interesses. O grande objetivo dele é impedir o crescimento pessoal, profissional e espiritual das pessoas. E como resolver esse tipo de situação? Como a batalha é espiritual, as armas que devemos usar também são espirituais: fé, confiança em Deus, e oração de libertação.

Não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. – Efésios 6:12

Para lutar contra essas forças do mal que tentam impedir você de ter livre acesso ao conhecimento da Palavra de Deus, ou sobre aquela matéria complicada da escola, aquele assunto do seu trabalho, aquele curso profissionalizante, aquela faculdade, sobre aquela matéria do concurso, ou sobre qualquer outro assunto do seu interesse. Antes de começar a estudar faça uma oração semelhante a essa:

Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo, por favor, retire da minha vida todas as barreiras, fortalezas e impedimentos que o diabo tenta colocar na minha mente, na minha inteligência, no meu entendimento, na minha disposição, na minha sabedoria, na minha criatividade, no meu corpo, nos meus olhos, na minha motivação e nas minhas forças para impedir que eu tenha livre acesso ao conhecimento da Palavra de Deus, e também sobre qualquer outra área do conhecimento humano que for do meu interesse ou necessidade. Pai, no nome do Senhor Jesus, retire da minha vida todos os espíritos malignos e obras deles, que possam estar agindo em todas as áreas da minha vida pessoal, emocional, física, mental, profissional, sentimental e espiritual. Pai, no nome do Senhor Jesus muito obrigado (a) por ouvir e atender a minha oração. Amém e graças a Deus.

Quer aprender mais sobre as coisas de Deus e sobre todas as outras áreas do conhecimento humano. Então se aproxime do grande mestre do universo, O Senhor Jesus Cristo. Fale com Ele. Ele vai ensinar tudo que você precisa saber:

Nele estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. – Colossenses 2:3

Sem mim nada podeis fazer – João 15:5

Um forte abraço e fique com Deus

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Veja Também: Cursos Gratuitos na Internet

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: