Como sair da crise financeira

Na palavra de Deus para hoje vamos ver que a crise financeira ocorre quando os negócios ou as finanças acabam tomando rumos que não são os desejáveis ou que não foram os planejados. Em outras palavras é quando a coisa sai totalmente do controle, e requerem nova direção para que as contas ou os negócios voltem a ter estabilidade, e assim, possam novamente gerar confiança e esperança em dias melhores.

Quando se fala em sair estamos falando de algo que atualmente está em um determinado lugar e que precisa ser movimentado para outro lugar. No nosso caso estamos falando de negócios e finanças. Estamos falando de uma pessoa ou empresa que está enfrentado algum tipo de dificuldade. Essa pessoa ou empresa precisa sair do vermelho e ir para o azul. E como fazer isso?

Vamos buscar na Palavra de Deus uma situação que pode nos ajudar trazendo grande inspiração e visão para superar esse tipo de crise. A passagem bíblica que vamos usar não tem nada a ver com dinheiro ou finanças, mas tem a ver com atitude, fé, sabedoria, visão e direção de Deus que, como nós já sabemos, sem essas preciosidades de Deus, não se vai a lugar nenhum. Vamos falar da forma com que a jovem e sábia rainha Ester se comportou. Vamos observar como ela acabou saindo de uma crise também altamente perigosa e urgente. Toda história da rainha Ester você pode acompanhar no livro de Ester do capítulo 1 e seguintes. Para essa mensagem vamos nos concentrar nos fatos relatados a partir do capítulo quatro até o sétimo.

Ester recebeu a noticia que o povo dela seria cruelmente perseguido e morto. Ela ficou muito triste. Ela não podia falar com o rei. Se ela entrasse no palácio sem autorização do rei ela poderia morrer imediatamente. Era uma situação extremamente crítica. Aquela grave situação estava dependendo exclusivamente dela e de mais ninguém. Antes de agir Ester provavelmente parou e pensou: Seja lá o que eu tiver que fazer, antes vou me consagrar e pedir a direção do meu Deus. Para isso vou jejuar e orar durante três dias e três noites. Tenho certeza que durante esse período o Senhor vai agir sobre todas as partes, pessoas, mentes, e campos espirituais dessa situação. Vai me dar à sabedoria e inteligência necessária para agir, e vai me dar o livramento e a vitória. 

Esse tipo de demônio só pode ser expulso com oração e jejum. – Mateus 17:21

E foi o que fez a jovem Ester. Durante os três dias e noites de consagração e jejum Ester foi purificada, alimentada e inspirada espiritualmente para agir. No final do jejum ela agiu. Ela colocou a sua melhor roupa e foi falar com o rei. Esse foi o momento da primeira vitória de Ester. Ela foi alegremente recebida pelo rei. Em seguida a jovem partiu para a segunda parte do plano. O que mais nos chama a atenção é a sabedoria, a segurança, a humildade, e a direção que podemos ver nas atitudes da jovem rainha. O que devemos nos ater é em como Deus colocou na vida de Ester um comportamento e visão diferentes. Ela não foi direto ao assunto. Ela não foi ansiosa. Ela não foi precipitada. Ester foi segura. Ester foi sábia. Ester foi precisa e cirúrgica. Ela esperou o momento certo para agir e só depois ela falou com o rei sobre o que ela estava necessitando. Resultado: O rei a atendeu prontamente. A crise que antes estava vindo com toda força, destruição e pavor sobre o povo de Ester, voltou-se contra aqueles que estavam querendo destrui-los.

Os homens aprontam os cavalos para a batalha, mas quem dá a vitória é Deus, o SENHOR. – Provérbios 21:31

Essa é a grande lição que devemos tirar não somente para lidar com uma crise financeira, mas também com qualquer outro tipo de crise que venha sobre a nossa saúde, casamento, namoro, família, emprego ou em qualquer área das nossas vidas. O grande segredo é se consagrar, se oferecer a Deus em oração e jejum e esperar dEle a direção e a visão das atitudes e ações que devemos tomar. Jamais podemos nos esquecer de que, tudo aquilo que fazemos tem as suas consequências, e que num momento de crise, que é um momento extremamente decisivo, nós não podemos errar. Os nossos pensamentos, atitude e ações, a exemplo de Ester, devem ser extremamente precisos e seguros.

Se o SENHOR Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo. – Salmos 127:1 e 2

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: