Não estou feliz no meu emprego

C

O nosso emprego é muito importante. Passamos um terço ou mais da nossa vida no nosso local de trabalho. Vamos ver na Palavra de Deus para hoje o que alguém pode fazer para ser feliz no seu emprego ou no seu local de trabalho. 

Existem muitas variáveis que envolvem esse assunto de satisfação e realização profissional. Para a mensagem de hoje vamos abordar dois pontos que contribuem bastante para a satisfação de alguém no seu emprego ou no seu local de trabalho: O trabalho executado e os relacionamentos no local de trabalho. Vamos ver mais detalhes sobre cada um desses pontos:

Sobre os relacionamentos no local de trabalho:

Infelizmente não é todo mundo que pode dizer que tem grande facilidade para se relacionar bem em todos os níveis. É bastante comum alguém, tentar, e não conseguir se relacionar bem com um superior ou com um, ou mais, colegas de trabalho. Quando isso acontece o que fazer? A primeira atitude a tomar é ver se a pessoa que está tendo esse tipo de dificuldade pode fazer alguma coisa para melhorar. Ex. procurar a ajuda de um profissional especializado. Melhorar o desempenho dele (a) no trabalho. Ser mais atencioso (a) com os colegas. Procurar perdoar mais as falhas dos colegas. Pedir perdão quando se erra. Participar mais do grupo. Pensar mais na equipe. Não dar muita importância para críticas e brincadeiras e etc. Enfim! Procurar localizar o que ele (a) pode fazer para ter um ambiente de trabalho melhor.  Para algumas pessoas esse tipo de problema é muito importante. Sendo assim, quem tem esse tipo de dificuldade deve trabalhar fortemente para tentar mudar essa situação desfavorável. Se conseguir? Excelente! Se não tiver sucesso. O que resta é pedir uma transferência para outro setor da empresa, ou procurar outro trabalho onde ela possa ser mais feliz nos relacionamentos pessoais. 

Sobre o trabalho executado. A atividade em si:

Outro ponto de fundamental importância para a satisfação pessoal no emprego é a atividade realizada. Muitas pessoas se dizem infelizes no seu local de trabalho porque passam muitas horas do dia fazendo coisas que elas não gostam de fazer. O que fazer nesse caso? A primeira coisa a ser feita é identificar o que a pessoa gosta de fazer. Ex. a pessoa gosta de animais, gosta de ajudar pessoas e também gosta muito de matemática. O que a pessoa precisa identificar é qual dessas áreas ela gostaria mais de trabalhar. Qual dessas áreas ela poderia passar mais horas trabalhando. É isso que tem que ser feito: deixar bem claro qual é a atividade que mais atrai determinada pessoa. Como fazer isso? Para poder ter esse tipo de revelação, e também outras de igual valor, é muito importante fazer como fazia um grande personagem da bíblia, o rei David. Quando David tinha alguma duvida ele sempre pedia orientação a Deus. Por exemplo: por causa de invasões ou outras questões locais, David sempre estava na iminência de se atacado ou de atacar um povo inimigo. Ele tinha soldados e todas as outras condições para vencer uma provável batalha. Mesmo assim, David sempre pedia a orientação de Deus. Ele orava a Deus e perguntava: Senhor Deus de Israel eu devo atacar esse inimigo? O Senhor vai me dar à vitória? E Deus sempre respondia para David.  É isso que nós também devemos fazer sempre. 

 – Mas isso eu já faço. Eu oro a Deus e peço para o Senhor me dar uma direção. Uma resposta. E nada acontece?

É verdade! Isso acontece mesmo. Novamente vamos pegar David como exemplo. David era conhecido como um homem segundo o coração de Deus. Essa condição de ser segundo o coração de Deus tem muito a ver com a fé e com o relacionamento muito próximo que ele tinha com o Senhor. Muitas vezes a Palavra de Deus diz que o Senhor era, ou andava com David. Para Deus ser, ou andar com alguém, esse alguém precisa despertar em Deus alguma coisa especial. Não é isso que acontece com nós seres humanos? Nós por acaso gastamos de andar com alguém que não gosta da gente? Com alguém que nos evita? Com alguém que vive se escondendo da gente? Com alguém que vive trocando a nossa amizade pela amizade do nosso inimigo? Por alguém que nem lembra que a gente existe? Por alguém que vive nos magoando? É claro que não. Por isso David era um homem segundo o coração de Deus. David conhecia,  confiava e gostava de Deus. Desde os seus primeiros anos de vida David tinha um relacionamento muito próximo com Deus. Isso nós podemos comprovar quando observarmos o que foi que David disse depois de ouvir as ameaças do gigante Golias quando ele desafiou israel. 

David falou: “Afinal de contas, quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo?” – 1 Samuel 17:26. Por essas palavras dá para perceber claramente que David tinha recebido as ameaças de Golias como uma afronta ao próprio Deus, ao povo de Israel e a ele próprio. E tem mais: aquele garoto franzino de aproximadamente dezesseis anos de idade também falou: “O SENHOR Deus me salvou dos leões e dos ursos e me salvará também desse filisteu.” – 1 Samuel 17:37. Observem que, mesmo antes de David estar ali diante daquela afronta do gigante Golias, ele já contava com a ajuda de Deus para vencer leões e ursos. Vejam bem que não foi um leão e um urso. Foram leões e ursos que David, com a ajuda de Deus, os matava com as próprias mãos. Essa é grande vantagem de andar com Deus. Quando andamos bem próximos de Deus nós podemos contar com a ajuda dEle. Podemos falar com Ele e ouvir o que Ele tem a nos dizer. Infelizmente muitas pessoas querem e precisam falar com Deus, mas Ele não as pode ouvir porque elas estão muito longe do Senhor. E como fazer Deus ficar perto? O que nos faz ficar longe de Deus são os nossos pecados. Basta que peçamos perdão pelos nossos pecados, que os abandonemos, que estaremos dando um enorme passo na direção do Senhor.

Continuando: depois que alguém orar e pedir a direção de Deus sobre qual é a atividade que essa pessoa deve se dedicar, ela deve pesquisar na empresa onde ela trabalha se existe ou não alguma possibilidade dela se desenvolver ali. Caso positivo, a pessoa deve procurar se capacitar para exercer esse possível novo trabalho. Assim que já tiver a capacitação necessária falar com os seus superiores para ver se é possível uma transferência de setor. Se tudo der certo nessa mesma empresa, excelente. Caso isso não seja possível, é necessário que a pessoa procure outro emprego onde ela possa ser realmente feliz fazendo o que ela gosta. E como fazer isso? Antes de alguém sair por aí procurando um novo trabalho é importante que essa pessoa faça uma poupança para fazer frente às possíveis necessidades que podem aparecer durante esse período de transição. Lembrando sempre que, é muito indicado só sair de um emprego quando já se tem outro emprego garantido. E também! É mais fundamental ainda, antes de dar cada passo, sempre fazer tudo como David fazia: orar a Deus e pedir a Ele, que no nome do Senhor Jesus, Ele nos dê a orientação e a direção que devemos tomar.

Um forte abraço e fique com Deus.

Guia Prático Para Passar em Um Concurso Público em 1 Ano. VEJA AQUI

Veja Também: Cursos Gratuitos na Internet

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: