Como não ser fácil

Dizemos que uma pessoa é fácil quando o caráter ou comportamento dela não apresentam resistência, firmeza e segurança nos seu pensar, sentir e agir. Na Palavra de Deus para hoje vamos ver o que pode ser feito para que uma pessoa possa se tornar mais forte, mais segura e mais autoconfiante.

O povo que conhece o seu Deus resistirá com firmeza. – Daniel 11:32

Quando se fala em ser fácil logo vem a nossa mente a expressão “mulher ou homem fácil” que faz referencia a uma pessoa que não oferece muita resistência quando é assediada pelo sexo oposto. Entretanto, não devemos ver essa expressão de forma tão localizada. A pessoa que não resiste à bebida alcoólica, ao orgulho, ao egoísmo, a arrogância, a fofoca, a inveja, a mágoa, ao rancor, ao cigarro, a avareza, a cobiça, ao adultério, a prostituição, as drogas, a masturbação, a pornografia, a imoralidade sexual e outras coisas semelhantes também acaba sendo uma pessoa fácil. Não uma pessoa fácil para os homens, mas sim, para o diabo. E com ser forte diante do diabo. A palavra de Deus nos ensina: (obedeçam a Deus e enfrentem o Diabo, que ele fugirá de vocês. – Tiago 4:7).

Aqui está o segredo para quem quer ser uma pessoa mais firme. Conhecer e obedecer a Deus. É exatamente isso que podemos observar que aconteceu com José do Egito quando ele foi assediado pela mulher de Potifar. José disse para a mulher: (Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? – Genesis 39:9.) Como já sabemos José era muito amigo de Deus. José conhecia a Deus, o temia e obedecia Ele. A firmeza de caráter é fruto do domínio próprio. O domínio próprio é um dom do Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus nos ensina que, quem não tem o dom do domínio próprio é uma pessoa que não apresenta nenhuma defesa contra os ataques dos inimigos: (Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. – Provérbios 25:28.). 

Então é isso. Se você quer aprender a ser uma pessoa com mais auto controle e firmeza de caráter então procure conhecer, obedecer a Deus, e andar nos caminhos dEle.

Um forte abraço e fique com Deus.

Veja também: Como receber o Espirito Santo de Deus – Como melhorar a sua autoestima
 

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: