Como orar

Na Palavra de Deus para hoje vamos ver que orar é muito mais simples do que muitas pessoas pensam. Sempre devemos nos lembrar de que o “Pai Nosso”, a oração que o Senhor Jesus nos ensinou, deve sempre ser o nosso exemplo maior de oração.

1 – Ao contrário do que muitos pensam: Deus não atende todas as pessoas que oram. A pessoa que vive no pecado não agrada a Deus e, até as suas orações são detestáveis para Ele.

Se eu acalentasse o pecado no coração, o Senhor não me ouviria; – Salmos 66:18

Se alguém se recusa a ouvir a lei, até suas orações serão detestáveis. – Provérbios 28:9

É sabido que Deus não ouve pecadores; mas a todo adorador de Deus, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende. – João 9:31

2 – A nossa oração deve ser uma conversa franca com o nosso Pai. Não devemos ter medo ou vergonha de nada. O nosso Deus sabe já de antemão tudo que acontece na nossa mente e no nosso coração. O que Ele espera de nós é que sejamos puros e verdadeiros assim como são as crianças pequenas quando elas contam as coisas para os seus pais. Muitas pessoas se colocam diante de Deus e não são sinceras nas suas orações. Isso não deve ser assim. Quando alguém se coloca diante de Deus e pede para Ele uma casa pequena, mas lá no coração dela existe o desejo de uma mansão com piscina, essa pessoa não está sendo verdadeira. E isso, infelizmente é muito ruim. Deus gosta de sinceridade. Deus gosta de verdade. Nunca tenha medo de ser espontâneo (a). Nunca tenha medo ou vergonha de ser sincero (a). Foi exatamente isso que Jesus disse a respeito da oração do fariseu (uma oração de si para si mesmo) e do cobrador de impostos (uma oração dele para Deus).

E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem. – Mateus 6:7 a 8

Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres. – Tiago 4:2 a 3


3 – Devemos orar e vigiar sempre

Orem continuamente. – 1 Tessalonicenses 5:17

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos. – Efésios 6:18


4 – Devemos orar com insistência. A nossa oração deve ser perseverante. A nossa oração deve incomodar ao Senhor:

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava com os homens. E havia naquela cidade uma viúva que se dirigia continuamente a ele, suplicando-lhe: 'Faze-me justiça contra o meu adversário'. "Por algum tempo ele se recusou. Mas finalmente disse a si mesmo: 'Embora eu não tema a Deus e nem me importe com os homens, esta viúva está me aborrecendo; vou fazer-lhe justiça para que ela não venha mais me importunar' ". E o Senhor continuou: "Ouçam o que diz o juiz injusto. Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu digo a vocês: Ele lhes fará justiça e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?"
Lucas 18:1-8

"Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta. – Mateus 7:7-8


5 – Devemos orar sempre ao Pai, no nome do Senhor Jesus Cristo, 

E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. – João 14:13 a 14

Se vocês pedirem ao Pai alguma coisa em meu nome, ele lhes dará. 24 – Até agora vocês não pediram nada em meu nome; peçam e receberão para que a alegria de vocês seja completa. – João 16:23 a 24

Naquele dia vocês pedirão coisas em meu nome. E eu digo que não precisarei pedir ao Pai em favor de vocês, 27 – pois o próprio Pai os ama. Ele os ama porque vocês, de fato, me amam e creem que vim de Deus. – João 16:26 a 27


6 – Devemos orar sempre com muita fé:

Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 – Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 – Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8 – pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. – Tiago 1: 5 a 8

“E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão”. – Mateus 21:22

"Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." – Marcos 11:23 a 24


7 – Para finalizar, eu gostaria de deixar com você um exemplo de oração que um dos homens mais agradáveis a Deus fazia. Observe a intimidade e a humildade com que o rei Davi falava com Deus. Veja que a oração dele parece mais uma conversa. Se observarmos atentamente esses detalhes podemos aprender muito com esse abençoado homem de oração. Essa oração é um pouco longa, mas eu tenho certeza que vale, e muito, você dedicar a ler e aprender essa grande lição. Essa oração o rei Davi fez logo depois de saber por meio do profeta Natã, entre outras promessas para o futuro, que o Senhor daria a um dos seus filhos, a grande honra de construir um templo para Ele. 

18 – O rei Davi entrou na Tenda Sagrada, sentou-se e orou assim: — Ó SENHOR, meu Deus, eu não mereço tudo o que fizeste por mim no passado, e a minha família também não merece. 19 – E, como se as bênçãos do passado ainda fossem poucas, agora estás fazendo promessas a respeito dos meus descendentes no futuro. E deixaste um homem ver isso, ó SENHOR, meu Deus! 20 – O que mais posso te dizer? Tu me conheces, pois sou teu servo. 21 – Era o teu desejo e propósito fazer isso; e tu me deixaste saber de todas essas grandes coisas. 22 – Como és grande, ó SENHOR, nosso Deus! Não há ninguém igual a ti; como temos ouvido dizer, somente tu és Deus; não existe outro. 23 – Não há nenhuma outra nação na terra como o teu povo de Israel, que libertaste para ser o teu próprio povo. Tu te tornaste famoso e fizeste grandes e maravilhosas coisas por eles. Tu libertaste o teu povo do Egito e expulsaste as outras nações e os seus deuses conforme o teu povo ia avançando. 24 – Ó SENHOR, tu fizeste com que o teu povo de Israel fosse teu para sempre e te tornaste o seu Deus. 25 – — E agora, ó SENHOR, nosso Deus, confirma a promessa que fizeste a meu respeito e a respeito da minha família e cumpre o que disseste que ia acontecer. 26 – A tua fama será grande, e para sempre as pessoas dirão: “O SENHOR Todo-Poderoso é o Deus de Israel.” E tu farás com que sempre haja reis entre os meus descendentes. 27 – SENHOR Todo-Poderoso, Deus de Israel! Eu tenho coragem para te fazer esta oração porque revelaste a mim, teu servo, que farás com que os meus descendentes sejam reis. 28 — E mais. Tu, ó SENHOR, me fizeste esta maravilhosa promessa, e as tuas promessas sempre se cumprem porque tu és Deus. 29 – Eu te peço agora que abençoes os meus descendentes para que eles continuem a ter sempre a tua proteção. Tu, ó SENHOR, meu Deus, prometeste isso. Que a tua bênção esteja com os meus descendentes para sempre! – 2 Samuel 7: 18 a 29

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: