Como vencer a crise 8

Na Palavra de Deus para hoje vamos continuar com a série “Como vencer a crise”. Vamos ver na mensagem de número oito que, podemos sim, com muita fé, confiança, agilidade e precisão usar melhor o que temos em mãos para superar a crise.

Para a mensagem de hoje vamos usar o texto que está em 1 Samuel 17. Vamos falar do grande confronto entre o Gigante Davi e Golias. David era um gigante da fé e Golias era somente um guerreiro grande. 

Para superarmos a crise nem sempre precisamos mudar tudo. Comprar equipamentos novos. Fazer coisas que não estamos acostumados a fazer. Podemos sim, vencer esses momentos difíceis com muita fé, simplicidade, agilidade e precisão.

Foi isso que o jovem Davi fez. Tentaram colocar nele as armaduras de Saul, mas ele não se adaptou. Ele recusou a armadura de Saul. Ele não estava acostumado a usar aquele tipo de artefato. Aquelas peças estavam muito pesadas e mais atrapalhavam do que ajudavam.

Essa decisão de Davi foi fundamental para a vitória dele. Ele sabia que a vitória viria de Deus. Mas ele também sabia que ele tinha que fazer a parte dele. E foi isso que ele fez. Ele pegou um bastão, cinco pedras e uma funda.

Ele esperou o momento certo, pegou uma pedra, e com a funda, ele acertou o lento e pesado gigante. Certamente, a motivação, fé, simplicidade, agilidade, paciência e a precisão dos atos de Davi foram todos muito decisivos para a vitória dele.

Davi não se deixou levar por aquilo que os outros achavam que daria certo para ele. Ele confiou nos talentos, aptidões e armas que o Senhor colocou na vida dele. Algumas vezes pensamos que a grande solução para um momento de crise pode estar muito longe de nós.

Mas ela pode estar muito mais perto do que nós imaginamos. Saber usar bem os recursos que se tem, é muito mais valioso e mais rápido do que investir em algo que não sabemos usar, ou que não temos a certeza de que vai funcionar.

O momento é critico. Não é hora de ficar se aventurando. Não há tempo a perder. Para chegar à vitória a ação deve ser rápida, simples, corajosa e precisa. 

—Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. – 1 Samuel 17:45

Eu sei que você já sabe disso, mas sempre é bom lembrar: a sua arma mais simples, rápida e eficiente é a sua fé.  Essa foi a grande arma que Davi usou para enfrentar e vencer aquela que era a grande crise de Israel naquele momento, uma crise que já se arrastava por quarenta dias e que, antes de Davi, ninguém havia conseguido dar uma solução para ela:

42 – Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência. 43 – Aí disse a Davi: — Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Em seguida rogou a maldição dos seus deuses sobre Davi 44 – e o desafiou, dizendo:

— Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem. 45 – Davi respondeu: — Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do SENHOR Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou. 46 – Hoje mesmo o SENHOR Deus entregará você nas minhas mãos; eu o vencerei e cortarei a sua cabeça.

E darei os corpos dos soldados filisteus para as aves e os animais comerem. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus, 47 – e todos aqui verão que ele não precisa de espadas ou de lanças para salvar o seu povo. Ele é vitorioso na batalha e entregará todos vocês nas nossas mãos. – 1 Samuel 17:42 a 47

E foi assim que Davi venceu a crise: Com uma única pedra na testa do gigante. Ele venceu a crise e a batalha com a fé, simplicidade e precisão.

Um forte abraço para você e fique com Deus

Veja também: