Como não ter orgulho

Na Palavra de Deus para hoje vamos ver que, Infelizmente ainda hoje encontramos por aí pessoas que não acreditam em Deus. Pessoas que se apoiam somente nas coisas do mundo e não têm espaço para Deus na vida delas. Pessoas orgulhosas diante de Deus que pensam que por praticarem coisas e obras boas vão conseguir se salvar. 

O que é uma pessoa orgulhosa? É uma pessoa dominada pela soberba. A soberba leva a incredulidade e essa leva o homem a desprezar a Deus. Uma grande característica da pessoa soberba é que ela é o próprio deus dela. Ela tem um excesso de autoconfiança e também de autossuficiência.  

Na passagem bíblica abaixo o Senhor Jesus repreende esse tipo de comportamento. Ele fala diretamente para as cidades de Corazim, Betsaída e Cafarnaum. 

20 – Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse: 21 – — Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça! 22 – Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida. 23 – E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. 24 – Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum. – Mateus 11:20 a 24

Se Jesus estivesse fazendo essa mesma repreensão hoje Ele diria para cada pessoa que ainda não o aceitou como seu Senhor e Salvador. Aí de você, Maria. Aí de você, Alberto. Aí de você Paula. Ai de você, Mauricio. Vocês pensam que não possuem pecados? Recusar os constantes convites do Espírito Santo de Deus a conversão já é um pecado gravíssimo. Se os milagres que hoje vocês estão acompanhando diariamente na internet, na televisão e nas minhas igrejas fossem feitos naquelas cidades do passado elas já teriam se arrependido dos pecados delas e se convertido.  Mas vocês têm um coração muito duro. Um coração muito orgulhoso diante de Deus. Vocês são muito incrédulos. Vocês não conseguem deixar de lado a autossuficiência e a autoestima elevada e não reconhecem que o Senhor Jesus está aí no meio de vocês agindo ainda hoje. Ele age hoje como agiu no passado e agirá sempre. Vocês estão vendo a libertação das pessoas, a transformação de drogados, a cura de doentes, a restauração de casamentos e famílias, mas mesmo assim vocês não dão crédito a Palavra de Deus, não se arrependem e não entregam a vida de vocês para Deus. Vocês pensam que vocês vão para o céu por fazerem coisas e obras boas. Não! Quem rejeita o Senhor Jesus não vai para o céu. Quem rejeita o Senhor Jesus Cristo, rejeita a Deus e por isso o destino dessa pessoa é o mundo dos mortos. 

Aquele que crer e for batizado será salvo. Todavia, quem não crer será condenado! – Mateus 16:16

Eu, só Eu, sou o SENHOR, somente Eu posso salvar vocês. – Isaías 43:11

Portanto, se você é uma pessoa que vive praticando coisas e obras boas, você está de parabéns por isso, mas você pode fazer muito melhor. Não seja orgulhoso (a) diante do Senhor Jesus Cristo. Coloque-se em oração diante do Pai e, no nome do Senhor Jesus Cristo, peça para Ele mudar a sua vida. Peça para o Pai tirar esse orgulho da sua vida. Humilhe-se diante do Senhor e o reconheça como o seu único e suficiente Senhor e Salvador. Faça isso que Ele te exaltará e te salvará.

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: