Como conhecer a Deus

Na Palavra de Deus para Hoje nós vamos ver que é possível encontrar na bíblia um jeito muito simples e prático de conhecer o Deus que habita e anda conosco. Muitas pessoas procuram, mas poucos o encontram.

Para a mensagem de hoje vamos usar as palavras de um homem que, verdadeiramente conheceu o Deus que está na vida todos nós. 

Agora eu te vejo com os meus próprios olhos. – Jó 42:5

Jó não estava vendo Deus quando Ele falou isso. Jó havia recebido uma revelação do Espirito Santo de Deus que o levou a ver Deus pelos olhos espirituais. Na sua confissão Jó deixa bem claro que, mesmo tendo ele no passado, tantas experiências e conquistas como: ter uma família abençoada, ser honrado, ter propriedades e bens variados, ele só conhecia Deus de ouvir falar. Como é esse negócio de conhecer a Deus só de ouvir falar?

Para explorar esse assunto vamos fazer uma pequena ilustração:

1 – João ouve dizer que Deus ajudou José a comprar uma casa nova.   Sabendo disso João começa a procurar a Deus e pede para que o Senhor também o ajude a comprar a sua casa. João ora a Deus, louva, glorifica, ora, vai à igreja, faz jejum e a casa não vem… João reclama que está demorando, ele murmura, desanima e depois, como a casa não vem, João deixa tudo pra lá e desiste de procurar a Deus. 

João representa a pessoa que conhece a Deus só de ouvir falar. João estava com Deus enquanto existia a possibilidade dele conseguir do Senhor a casa que ele tanto queria. Como isso não aconteceu João abandonou a Deus. Isso é o que acontece quando conhecemos a Deus só de ouvir falar: Nós só conhecemos o Deus que age na vida do outro.  

Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.” – Jó 42:5 e 6

O que o Espirito santo de Deus revelou para Jó naquele dia foi algo muito maravilhoso. Foi algo tão impressionante e simples que fez com que Jó se arrependesse na hora de ter pensado ou falado alguma coisa contra Deus. Jó já havia reconhecido antes que, nada para Deus era impossível, e que ninguém poderia impedir os planos de Deus. E o Espírito Santo de Deus revelou o plano de Deus para Jó. Quando Jó recebeu aquela revelação o coração dele estremeceu de alegria e por causa disso ele disse:

Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. – Jó 42:5 e 6

Como dizem as Escrituras Sagradas: “O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam. ”10 – Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus. 11 – Quanto ao ser humano, somente o espírito que está nele é que conhece tudo a respeito dele. E, quanto a Deus, somente o seu próprio Espírito conhece tudo a respeito dele. 12 – Não foi o espírito deste mundo que nós recebemos, mas o Espírito mandado por Deus, para que possamos entender tudo o que Deus nos tem dado. 13 – Portanto, quando falamos, nós usamos palavras ensinadas pelo Espírito de Deus e não palavras ensinadas pela sabedoria humana. Assim explicamos as verdades espirituais aos que são espirituais. – 1 Coríntios 2: 9 a 13

Qual foi a maravilhosa revelação que o Espirito Santo de Deus havia entregado para Jó? 
Vamos fazer mais uma ilustração: 

2 – Jó ouve dizer que Deus ajudou José a comprar uma casa nova.   Sabendo disso Jó começa a procurar a Deus e pede para que o Senhor também o ajude a comprar a sua casa. Jó ora a Deus, louva, glorifica, ora, vai à igreja, faz jejum, se santifica e a casa vem. Aleluia! Glórias a Deus! Obrigado Senhor! Jó fica muito feliz e agradecido. Jó faz isso por muito tempo. Jó começa a prosperar como ninguém. Jó faz muito sucesso e se torna um dos homens mais honrados e importantes da sua época. Tempos depois acontece alguma coisa muito ruim na vida de Jó e ele perde tudo. Jó perde a casa dele, as propriedades, os animais, a família, os bens e até a sua própria saúde. E o que Jó faz?  Jó não murmura. Jó não abandona a Deus. Jó sofre. Jó geme. Jó clama. Jó se humilha. Um dia, depois de passar por tanta dor e sofrimento, lá no coração dele o Espirito Santo de Deus lhe faz uma linda revelação: 

Querido Jó, Eu nunca te abandono. Calma! Apenas creia. Eu estou sempre ao seu lado. Assim como estive com você no passado eu estou contigo hoje. Assim como Eu te dei saúde, fartura e muitos bens no passado Eu te darei hoje. E vou fazer mais. Muito mais. Como você não me abandonou, Eu vou restaurar a sua vida, e vou te dar todos os seus bens em dobro.  Por isso Jó creu e reconheceu que a presença de Deus sempre esteve na vida dele, e que o Senhor jamais o tinha abandonado e nem o abandonaria no futuro.    

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: