Curso gratuito: Como mudar a sua vida usando a sua fé – Lição – 3  – O que é a fé sobrenatural?

Lição – 3  – O que é a fé sobrenatural?

A Fé sobrenatural é parte integrante da fé religiosa. Ela não se apoia em nada da sabedoria humana, muito pelo contrário, ela é loucura para os homens e para a ciência. A fé sobrenatural é baseada somente na força e no poder de Deus. Essa fé sobrenatural não vem de nós.  Ela é um dom do Espírito Santo de Deus.  A fé sobrenatural é a fé que não trabalha com evidências humanas ou materiais, ela trabalha somente com a Palavra, e com o Poder de Deus. 

Por estarmos unidos com Jesus nós somos enriquecidos pela sabedoria de Deus. Jesus é a sabedoria de Deus e o poder de Deus. A fé sobrenatural é o fruto da sabedoria secreta de Deus que Ele, por meio do seu Espírito Santo, revela para todos os seus escolhidos. O nosso Deus nos deu essa sabedoria para a nossa glória. Por isso Ele nos disse:

“O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam”. – 1 Coríntios 2:9

É essa fé sobrenatural que tem o poder de fazer todas as coisas. Coisas maravilhosas como Jesus fez quando esteve aqui conosco. Ele mesmo nos falou sobre o poder da fé sobrenatural e como nós também podemos ter acesso a ela. 

10 – Será que você não crê que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Então Jesus disse aos discípulos: — O que eu digo a vocês não digo em meu próprio nome; o Pai, que está em mim, é quem faz o seu trabalho.11 – Creiam no que lhes digo: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Se vocês não creem por causa das minhas palavras, creiam pelo menos por causa das coisas que eu faço. 12 – Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quem crê em mim fará as coisas que eu faço e até maiores do que estas, pois eu vou para o meu Pai. 13 – E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. 14 – Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome. – João 14:10 a 14

A fé sobrenatural é quem nos dá a capacidade de materializar e trazer à existência aquilo que ainda não existe. Somente a fé sobrenatural é quem nos dá a certeza de que já recebemos o que pedimos.  Ela nos faz ver o invisível. Ela tem essa capacidade porque ela trabalha exclusivamente como a Palavra de Deus. É a Palavra de Deus quem cria aquilo que inda não existe. Sem fé não é possível agradar e nem obter a aprovação de Deus. Só pode ter fé quem acredita que Deus existe e que a Palavra dEle tem o infinito poder para realizar tudo. 

1 – A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. 2 – Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. – Hebreus 11: 1 e 2

A fé sobrenatural é assim: ela nos faz ver o que ainda não existe. Ela nos faz ter a certeza da presença do Deus invisível agindo poderosamente nas nossas vidas. É por meio da verdade dos acontecimentos bíblicos passados que nós podemos conhecer a fé sobrenatural e ter esse mesmo poder atuando ainda hoje, com toda força e intensidade nas nossas vidas, assim como aconteceu com os heróis da fé do passado. A fé fecha a boca de ferozes leões, abre mares, acalma tempestades, cura doentes, ressuscita morto, domina leões e ursos, derrota gigantes, faz a água brotar da rocha, derruba fortaleza, traz livramento, libertação, paz, faz da estéril mãe de filhos, faz do fraco um forte, para o sol, faz do pequeno um gigante na fé, faz do escravo um governante de respeito. A fé nos faz poderosos em Deus. A fé faz com que o nosso Deus lute por nós e vença duras batalhas e exércitos numerosos. Tudo isso por meio da fé sobrenatural na Palavra de Deus. A Palavra do Pai, do Filho e do Espirito Santo de Deus. 

 

Como funciona a fé sobrenatural? 

Para que possamos entender como funciona a fé sobrenatural vamos usar a passagem bíblica que está em Lucas 5:1 a 9.

1 – Certa vez, quando a multidão apertava Jesus para ouvir a palavra de Deus, ele estava junto ao lago de Genezaré; 2 – e viu dois barcos junto à praia do lago; mas os pescadores haviam descido deles, e estavam lavando as redes. 3 – Entrando Ele num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, sentando-se, ensinava do barco as multidões. 4 – Quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao largo e lançai as vossas redes para a pesca. 5 – Ao que disse Simão: Mestre, trabalhamos a noite toda, e nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei as redes. 6 – Feito isto, apanharam uma grande quantidade de peixes, de modo que as redes se rompiam. 7 – Acenaram então aos companheiros que estavam no outro barco, para virem ajudá-los. Eles, pois, vieram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. 8 – Vendo isso Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador. 9 – Pois, à vista da pesca que haviam feito, o espanto se apoderara dele e de todos os que com ele estavam – Lucas 5:1 a 9.

Eu estou cansado. Eu tentei pescar a noite toda e não consegui pegar nenhum peixe. Eu estou muito triste e desanimado. Eu não vejo peixes no lago, mas Deus me manda jogar a rede num determinado lugar. Ao ouvir a Palavra de Deus, imediatamente eu me anulo. Esqueço a minha limitação, a minha força, o meu conhecimento de mundo e toda minha capacidade. Eu me humilho e abandono diante do Senhor a minha autossuficiência, o meu orgulho e ponho toda minha fé e confiança na Palavra de Deus que foi enviada porque, eu sei que, para o Deus todo poderoso não existe nada que lhe seja impossível. Mesmo sem eu ver nenhuma evidencia ou fato, eu ouço a Palavra de Deus, obedeço ao que ela diz e, imediatamente a coloco em prática. O resultado é esse: Glórias a Deus! Eu recebo na minha vida todas as bênçãos que, pela minha fé e aplicação no cumprimento da Palavra de Deus, agora se tornaram visíveis. Bênçãos essas que já existiam no coração de Deus, e que, até então, estavam invisíveis para mim. 

Vamos ver mais um excelente exemplo: Para esse nosso segundo exemplo vamos pegar a passagem bíblica que está em Marcos 5:24 e 25.

24 – E Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. 25 – Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. 26 – Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. 27 – Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, 28 – pois pensava assim: “Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada. ”29 – Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. 30 – No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: — Quem foi que tocou na minha capa?31 – Os discípulos responderam: — O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso?32 – Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. 33 – Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 – E Jesus disse: — Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento. Marcos 5: 24 e 25

Eu estou doente há muito tempo. Eu já tentei de tudo para ficar curado. Eu ouvi alguém falar que Jesus cura. Eu acredito integralmente nessa informação. Eu acolho fortemente essa Palavra de Deus no meu coração. Quando eu faço isso, dentro de mim nasce a fé. Qual é essa fé que nasceu dentro de mim? A fé absoluta de que Jesus Cristo cura. Se Jesus Cristo está na cidade curando outras pessoas isso quer dizer que, seu eu acreditar, Ele também vai me curar.  Diante disso eu tomo uma decisão no meu coração. Eu resolvo fazer um propósito de fé. E qual é esse propósito? “Se eu apenas tocar na capa dEle, ficarei curada” – Marcos 5: 29. 

Nota: vamos fazer uma pausa e vamos entender melhor essa parte: “Eu ouvi alguém falar que Jesus cura. Eu acredito integralmente nessa informação. Eu acolho fortemente essa Palavra de Deus no meu coração.” A Palavra de Deus é tudo aquilo que sai da boca de Deus. A Palavra pode vir da leitura da Sagrada Escritura, da pregação da Palavra de Deus ou por meio de uma Palavra profética. Uma Palavra profética é aquela que vem da boca do homem ou mulher de Deus. O profeta ou a profetiza é a pessoa que é usada por Deus para proclamar a Palavra dEle. No caso da passagem bíblica que acabamos de ver em Marcos 5: 24 e 25. Alguém tinha falado para a mulher sobre o poder que Jesus tinha para curar os doentes. Essa pessoa que falou para a mulher a respeito de Jesus, assumiu a função de Profeta de Deus. Por causa dessa Palavra que foi dita para a mulher, a fé no poder de Deus, nasceu e cresceu no coração dela. 

Continuando… Foi exatamente isso que a mulher hemorrágica fez. A mulher hemorrágica tinha feito no coração dela um propósito de fé. Ela disse para ela mesma: se eu tocar no manto de Jesus eu serei curada.  E de fato foi. Nesse relato bíblico podemos observar algo de muito interessante e revelador. Quem curou a mulher? Foi Jesus? Foi o manto de Jesus? Não!   Jesus disse para ela o seguinte: você sarou porque você teve fé. Ela sarou porque ela tinha tido fé no poder de Jesus para curar.

A mulher enferma colocou em prática uma das muitas possibilidades de uso da fé sobrenatural: ela fez um propósito de fé. O que é um propósito de fé? Um propósito de fé é uma resolução solene do que você pretende fazer para confessar publicamente a sua fé em Deus e receber dEle o que você necessita. E como pode ser esse propósito? Esse propósito de fé é algo muito particular entre você e Deus. No caso da mulher hemorrágica ela se propôs a tocar o manto de Jesus. No caso de Ana, a mãe de Samuel, em troca da maternidade, ela se comprometeu a dar o menino para o serviço do Senhor.  No caso de Ester, ela jejuou e orou por três dias e três noites, no caso de Daniel ele se colocou em oração por vinte um dias. Enfim é algo muito particular entre nós e Deus. Algumas pessoas usam como propósitos subir ao monte para orar a Deus, fazer campanhas de oração, jejuns, clamores, vigílias, dar ofertas na igreja, fazer trabalhos de caridade e etc.

No nosso coração nós geramos a fé no Poder de Deus. Com a nossa boca e com a nossa ação nós confessamos publicamente essa nossa fé no poder de Deus, e assim, tomamos posse da nossa benção. O propósito que a mulher hemorrágica assumiu e depois colocou em ação, manifestou e tornou publica a fé que ela levava dentro do coração dela. Foi à fé em ação. A mulher hemorrágica fez o propósito de tocar o manto de Jesus. Ela estava no meio da multidão que a oprimia. Mesmo assim, ela reagiu, buscou forças e coragem dentro de si e foi cumprir aquilo que ela já havia resolvido fazer para receber a cura que ela tanto buscava. 

Algumas pessoas podem até dizer que isso é barganhar com Deus. Mas a Palavra de Deus é muito clara quando se trata desse tipo de questão: A fé sem obras é morta.

14 – Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa fé pode salvá-lo? 15 – Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. 16 – Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: “Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem.” 17 – Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta. 18 – Mas alguém poderá dizer: “Você tem fé, e eu tenho ações.” E eu respondo: “Então me mostre como é possível ter fé sem que ela seja acompanhada de ações. Eu vou lhe mostrar a minha fé por meio das minhas ações. 19 – Você crê que há somente um Deus? Ótimo! Os demônios também creem e tremem de medo. 20 – Seu tolo! Vou provar-lhe que a fé sem ações não vale nada. 21 – Como é que o nosso antepassado Abraão foi aceito por Deus? Foi pelo que fez quando ofereceu o seu filho Isaque sobre o altar. 22 – Veja como a sua fé e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua fé se tornou completa. 23 – Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: “Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou”.” E Abraão foi chamado de “amigo de Deus”. 24 – Assim, vocês veem que a pessoa é aceita por Deus por meio das suas ações e não somente pela fé. – Tiago 2: 14 a 24

Essa é a grande diferença entre esses dois tipos de fé. A fé natural que, pode ou não, dar certo, e a fé sobrenatural que sempre dá certo. A fé sobrenatural, aquela que se apoia exclusivamente na fé que nós temos na força e no poder de Deus. Ela não falha nunca porque Deus não falha. Deus não volta atrás e Deus não é homem para mentir. A Palavra de Deus nunca volta vazia, ela sempre cumpre tudo aquilo que Ela promete fazer. A Palavra de Deus jamais perde a sua força e o seu poder. Tudo nessa vida um dia vai passar, mas a Palavra de Deus permanecerá eternamente.

Como Ser Mais Feliz

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

 

Lição 2          Lição 4
 

Veja também: