O silêncio da morte

Depois de passarmos pela dolorida experiência do falecimento de um ente querido, nós somos tomados pelo vazio da perda, e pela enorme saudade dessa pessoa tão amada que já partiu. Entre tantos questionamentos que surgem a respeito desse acontecimento, um dos mais comuns, é aquele que quer saber qual é a real situação desses entes queridos que foram para o plano superior.  A palavra de Deus é muito rica, e também bastante reveladora, sobre a verdadeira situação daqueles que já partiram. As sagradas escrituras nos ensinam que os mortos dormem e não têm mais consciência de nada. Vamos ver a seguir algumas destas reveladoras palavras:

Em João 11:11 o Senhor Jesus nos revelou que a pessoa que deixa essa vida passa a dormir o sono da morte. Ele disse: o nosso amigo Lázaro está dormindo, mas eu vou lá acordá-lo. Já em Eclesiastes 9:10, o Espirito Santo De Deus nos ensina que os mortos não possuem mais consciência de tudo aquilo que eles viveram aqui nesse mundo. Vamos ver: Os mortos não sabem nada. Eles não vão receber mais nada e estão completamente esquecidos. Os seus amores, os seus ódios, as suas paixões, tudo isso morreu com eles. Nunca mais tomarão parte naquilo que acontece neste mundo. – Eclesiastes 9:5 e 6.

Portanto, aqueles que já partiram não sofrem, não ouvem, não falam, não tem mais dores e nem mais preocupação com nada. Muito bem, agora nós já sabemos como é que os nossos entes queridos estão se sentindo depois da morte física. Alguém com uma preocupação maior pode se perguntar: E onde eles estão agora? Em Colossense 3: 3 e 4, o Espirito Santo de Deus nos revela para onde o nosso espírito vai quando morremos. Vamos ver: A vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. – Colossenses 3:3 a 4.

Alguém pode se perguntar: será que algum dia eu vou voltar a encontrar aquele meu ente tão querido? Na primeira carta aos Tessalonicenses no capítulo 4: de 13 a 18 o Apóstolo Paulo, Inspirado pelo Espirito Santo de Deus, nos revela que vamos sim, encontrar os nossos entes queridos na eternidade. Vamos ver:

Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele. De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras.  1 Tessalonicenses 4:13 a 18.

É isso! Nós que morreremos acreditando no Senhor Jesus, vamos dormir até chegar o dia da volta do Senhor Jesus. Nesse glorioso dia nós seremos ressuscitados pelo Senhor, e depois vamos nos encontrar nas nuvens com os nossos entes queridos que ainda estiverem vivos, e todos nós vamos nos reunir com o Senhor Jesus, para ficar com ele por toda eternidade. Esse será o glorioso dia do reencontro.

Um forte abraço para você, e fique na paz e na sabedoria do nosso Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: