Eu leio a bíblia, mas não entendo nada – Palavra de Deus para hoje

Esse tipo de reclamação é muito comum quando alguém busca, em casa, aprender mais sobre as coisas de Deus. A bíblia não é um livro como outro qualquer. O evangelho é um livro sagrado. É a Palavra de Deus. Por esse motivo, o ato de ler a bíblia não é um simples exercício de leitura de um livro ou texto como outro qualquer.  

A dificuldade de ler e compreender a bíblia ocorre não somente por conta das palavras difíceis que encontramos ali, mas também por conta da enorme carga espiritual que está envolvida no ato da leitura da Palavra de Deus. Muitas pessoas relatam sensações estranhas quando elas vão tentar ler a bíblia. Alguns sentem sono, cansaço, dor de cabeça. Outros relatam tontura e outras sensações diversas. Isso só vem comprovar o quanto é diferenciado o ato da leitura da bíblia. 

Podemos encontrar por aí muitos métodos e técnicas para ler e entender a bíblia. Entretanto, a compreensão da palavra de Deus não está somente associada a uma disciplina, método ou técnica para ler ou interpretar um texto.

A boa compreensão da Palavra de Deus é o fruto de um desenvolvimento pessoal e espiritual. Para ler e compreender a bíblia é necessário que o Espirito Santo de Deus permita isso. Esse processo de ler e compreender a bíblia está estreitamente ligado a comunhão que o leitor tem com Deus. Quanto mais nos aproximamos de Deus mais conhecemos sobre Ele e sobre a Palavra dEle. Essa compreensão do evangelho tem tudo a ver com a vida pessoal e espiritual de cada pessoa. Podemos ver abaixo que o Senhor Jesus fala sobre esse ponto.

Quando a multidão foi embora, as pessoas que ficaram ali começaram, junto com os doze discípulos, a fazer perguntas a Jesus sobre parábolas. Jesus disse a eles: — A vocês Deus mostra o segredo do seu Reino. Mas para os que estão fora do Reino tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam; se não, eles voltariam para Deus, e ele os perdoaria. – Marcos 4: 10 a 12

Para as pessoas que, verdadeiramente, se interessam e se aproximam de Deus, o Senhor Jesus dá sabedoria e abre o entendimento permitindo assim que o Espírito Santo de Deus os ensine sobre todos os mistérios do reino de Deus. Mas para as pessoas que não estão buscando a Deus com todo o coração o entendimento delas é bastante dificultado. Portanto, se alguém deseja ter uma maior compreensão dos mistérios que estão contidos nos textos bíblicos é necessário que essa pessoa busque com insistência uma sincera aproximação e comunhão com Deus.

Entre os muitos fatores que causam a falta de concentração e compreensão dos textos sagrados, estão os ataques dos espíritos malignos. Podemos afirmar com muita certeza que, boa parte dos desconfortos ou sensações estranhas que muitas pessoas relatam ao tentarem ler a bíblia são consequências diretas desse assédio dos demônios. Os espíritos do mal lutam ferozmente para impedir que os seus escravos tenham acesso à libertação espiritual e a luz da Palavra de Deus. O diabo cega o entendimento das pessoas. O diabo tenta a todo custo evitar que alguém que está sob o seu domínio tenha acesso a luz e a liberdade de Jesus. É por isso que a conversão e a libertação espiritual são de fundamental importância para quem quer ler e compreender a bíblia. Vejam abaixo textos bíblicos que falam sobre esse assunto:

Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.  – 2 Coríntios 11:3 

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, é naqueles que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. – 2 Coríntios 4:3 e 4 

A bíblia é um livro que contém muitos ensinamentos e revelações. É o ensinamento mais poderoso que alguém pode ter em toda sua existência. Quando entramos em contato com a bíblia, nós entramos em contato com todo o poder da Palavra de Deus. Esse maravilhoso poder é muito transformador e faz toda diferença na vida daquele que crê. 

E então? O que temos que fazer para ler e entender a bíblia? Para entender a bíblia é necessário pegar um dicionário e estudar a Palavra de Deus. Para estudar a Palavra de Deus é necessário pedir sabedoria e entendimento para o Espírito Santo e procurar constantemente a compreensão dos textos sagrados. Para quem deseja compreender mais da bíblia eu recomendo orar a Deus sempre pedindo no nome do Senhor Jesus, primeiro uma sincera conversão, e depois a sabedoria para ler e entender os mistérios da Palavra de Deus. É muito importante também ouvir a Palavra de Deus. Ouça pregações sobre a palavra de Deus. A Palavra de Deus nos ensina que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus. O ouvir a Palavra de Deus é um caminho excelente para quem quer desenvolver a sua fé e ficar mais perto de Deus e dos seus mistérios. Isso certamente ira contribuir, e muito, para abrir o caminho do conhecimento a cerca da infinita sabedoria, revelação e mistérios que há na Palavra de Deus.

Um forte abraço e fique com Deus

Inscreva-se no nosso canal do youtube:  AQUI!

Veja Também: Como Ler, Entender e Interpretar a Bíblia em 5 Dias 

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: