Mensagem para o dia internacional das mulheres II – Palavra de Deus para Hoje

A bíblia sagrada fala de muitas mulheres. Algumas se destacaram pela beleza, outras pela força, temor a Deus, humildade, fortaleza, atitude, fé, coragem, disposição, inteligência e sabedoria. Entre as mulheres que se destacaram pela coragem, inteligência e sabedoria encontra-se a bela Abigail. 

Abigail foi à mulher que interviu junto a Davi, enquanto ele ainda não era rei, para evitar que o jovem guerreiro não matasse Nabal, que era o marido de Abigail. Essa passagem bíblica está no primeiro livro de Samuel – Capítulo 25 

Como podemos ler nas Sagradas Escrituras, naquele dia, Davi estava furioso. Ele estava sentindo-se injustiçado porque Nabal havia grosseiramente se recusado a dar alguns suprimentos para ele e para os seus soldados. Davi e os soldados dele estavam muito irados e determinados. Eles queriam vingar-se da negativa desrespeitosa que eles haviam recebido. Todos seguiram rumo à propriedade de Nabal para matar, ele Nabal, e todos os homens grandes ou pequenos que estivessem ali.

Assim que Abigail ficou sabendo da gravidade da situação, ela agiu rápido. Ela mandou que os seus empregados separassem alguns mantimentos e que fossem a frente dela ao encontro de Davi, para amenizar a ira dele. Abigail saiu logo depois dos seus mensageiros. Assim que ela avistou Davi, ela imediatamente humilhou-se diante dele e, com muita sabedoria, ela assumiu toda culpa pela falta de educação e arrogância com que Nabal  havia lidado com aquela situação. 

Além da humildade e inteligência, Abigail usou toda sabedoria que ela tinha da Palavra de Deus. Ela fez um pequeno, mas sábio e convincente discurso, que fez com que David se acalmasse e desconsiderasse os atos de vingança que ele estava disposto a fazer. Abigail usou de muita inteligência e sabedoria e mostrou para Davi que, toda aquela confusão não tinha passado de um mal entendido  e que ele, Davi, não deveria manchar a vida e a história dele, com o sangue de uma pessoa que não valia a pena porque o próprio Senhor Deus haveria de castigar Nabal, e fazer a vingança ao futuro rei.

E deu certo. O discurso cheio de sabedoria daquela bela e sábia jovem, tocou forte na mente e no coração de Davi. Abigail conseguiu mudar radicalmente aquela situação que tinha tudo para terminar em tragédia, num episódio superado pela coragem e humildade, daquela que nos mostrou toda diferença que a força, a delicadeza, inteligência e a sabedoria da mulher de Deus são capazes de fazer.

Minha Querida Amiga, de todo meu coração hoje eu vou orar por você,  e pedir para que o nosso Amado Deus, em o nome Poderoso do Senhor Jesus, derrame abundantemente sobre todas as áreas da sua vida, a mesma unção, fé, coragem, força, inteligência, virtude, humildade e grande sabedoria que Ele colocou na vida da sábia e virtuosa Abigail.

Que você, a partir de hoje, como aconteceu com Abigail, que ao mostrar toda sua sabedoria, deixou muito impressionado o futuro rei Davi, você também seja esse grande modelo de mulher de Deus. Uma mulher virtuosa que sempre haverá de causar uma excelente impressão, não somente nos príncipes desse mundo, mas principalmente, no Bondoso coração do nosso Amoroso Rei. O nosso Senhor Jesus. Amém!

Um forte abraço para você, e fique na Paz e no Amor do nosso Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: