Como ter sabedoria

Quem sabe você é alguém que deseja ser uma pessoa melhor, mais bondosa, mais simpática ou ter mais carisma. Pode ser que você seja uma pessoa que trabalha com vendas, e esteja procurando um jeito de tratar, se comunicar ou atender melhor o seu cliente para poder vender mais. Quem sabe você é uma mulher ou um homem que deseja fazer o seu relacionamento, namoro ou casamento mais feliz. Pode ser que você seja um chefe que quer tratar melhor os seus subordinados. De repente você é uma pessoa que não está feliz com o seu jeito de se comunicar ou de se comportar na escola, no namoro, no trabalho ou em qualquer outra área da sua vida e, por causa disso, você acha que chegou a hora de ver na sua vida uma mudança de verdade. Muitas vezes você até já pensou em procurar outras pessoas para ver se elas conseguiriam ajudar você a mudar. Na verdade, eu não sei se esse é o seu caso, mas existem por aí muitas pessoas que carregam dentro de si essas mesmas necessidades e elas nem sabem, ao certo, o que elas mesmas estão procurando.

Todos esses desejos ou necessidades que acabamos de ver são sinais muito claros de alguém que está buscando ter mais santidade, bondade, conhecimento, paciência, bom senso, criatividade, comunicação, razão e muitas outras virtudes. Em outras palavras, são sinais evidentes de alguém que está buscando ter mais sabedoria para ser uma pessoa melhor.

Afinal de contas, o que é a sabedoria?

No mundo, quando se fala de uma pessoa que tem muito conhecimento e sabedoria, logo vem na mente das pessoas à imagem de uma pessoa com muito estudo, com formação acadêmica, doutorado, com muita experiência, e profundo conhecimento específico. Entretanto, hoje nós não vamos falar desse tipo de sabedoria. Nessa mensagem de hoje nós vamos falar da sabedoria divina. Essa sabedoria não tem nada a ver com o conhecimento ou ciência do mundo, e sim, com a sabedoria que vem diretamente do coração do nosso amado Deus.

Para começar eu gostaria que você me acompanhasse na leitura dessa reveladora Palavra do nosso Deus:

Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Romanos 11:33

A palavra de Deus nos revelou que a sabedoria de Deus é profunda e está completamente fora do nosso entendimento. A sabedoria divina é muito importante para a nossa vida. Esse é um tipo de conhecimento que não se aprende no banco da escola, da faculdade, e nem por meio do conselho dos mais idosos. A sabedoria divina nos é ensinada diretamente pelo Espirito Santo de Deus.

Em provérbios 8:11 a Palavra de Deus nos ensina que a sabedoria divina é o bem mais valioso que nós podemos ambicionar nessa vida. Diante disso, muitos de nós nos perguntamos: O que fazer para ter acesso a esse grande tesouro?

Em Colossenses, 2: 3 e 4, o Espirito Santo de Deus nos revela que em Jesus, estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Semelhantemente, em provérbios 2:6 a Palavra de Deus nos ensina que a sabedoria é dada diretamente por Deus. Sendo assim, se alguém deseja ter na sua vida a maravilhosa sabedoria divina, essa pessoa deve pedir ao Deus Todo Poderoso que, em o nome do Senhor Jesus, Ele derrame sobre a sua vida o dom da sabedoria.

Em Tiago 1:5 a Palavra de Deus nos ensina que o nosso Deus não mede esforços para dar a sabedoria dEle para  quem a pedir. Entretanto, assim como quem deseja muito receber o dom do Espirito Santo de Deus, a pessoa que deseja ter a sabedoria divina na sua vida, deve orar a Deus e fazer esse pedido com muita vontade, fé, confiança e perseverança. Em provérbios 2:3 e 4 está escrito que nós devemos pedir a sabedoria divina como quem procura um tesouro muito valioso.

Sendo assim, se você é uma pessoa que deseja ver uma mudança significativa no seu pensamento, sentimento, comportamento, emoção, educação, carisma, simpatia, comunicação pessoal, criatividade e inteligência, ore a Deus, e em o nome do Senhor Jesus, peça para o Altíssimo derramar sobre a sua vida doses redobradas da sabedoria dEle. É isso! Antes de terminar a mensagem de hoje eu gostaria de lembrar você que a sabedoria divina é um dos maiores tesouros que alguém pode receber em vida porque é ela quem abre as portas para a conquista de todos os outros bens. Aqui termina a nossa mensagem de hoje.

Um forte abraço, e fique na companhia do nosso Deus Todo Poderoso.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: