3 dicas para resistir a tentação

Hoje vamos falar de 3 dicas muito importantes para manter a gente bem longe do pecado. Para começar vamos falar do já conhecido Orai e vigiai. Vamos ver a seguir duas Palavras de Deus que nos alertam sobre essa importante atitude que sempre devemos ter. Vamos ver a primeira: Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. O espírito, com certeza, está preparado, mas a carne é fraca. Mateus 26:41. A segunda Palavra nos mostra que devemos sempre estar vigilantes contra os constantes ataques das forças do mal. Vamos ver: Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar. 1 Pedro 5:8. O orar e vigiar nada mais é do que ficar atento quando o pecado se aproxima de nós. Todos os dias vamos estar sujeitos a tentação porque o mundo está cheio de coisas, e espíritos que insistem em nos jogar no mundo, e na prática do pecado. A grande dica é: você viu, ouviu ou pressentiu algo que lembre pecado, é como a palavra de Deus nos orienta: Evitem todo tipo de mal. – 1 Tessalonicense 5:22. Fuja imediatamente de toda aparência do mal.

A segunda dica é: permanecer sempre em Jesus. Permanecer é perseverar na fé, na confiança e na companhia do Senhor da luz. O Senhor Jesus nos orientou dizendo: Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.  João 15: 4. É como o Senhor Jesus disse: somente com a nossa pequena força, nós não podemos nos defender das forças do mal. Se não permanecermos em comunhão com Cristo, nós não vamos ter proteção, e nem forças para resistir às constantes investidas dos inimigos.

A terceira dica é um complemento da segunda.  Vamos imaginar a seguinte situação. Um homem bom morava em uma casa onde também residia com ele um homem muito mau. Esse homem mau, dia e noite, atormentava o homem bom. Não aguentando mais a situação, o homem bom chamou um segurança muito forte para expulsar da casa dele o homem mau. E foi isso que aconteceu. O segurança deu um jeito na situação e expulsou o homem mau da casa. Depois de ver a sua casa em paz, arrumada e muito tranquila, o homem bom ficou muito feliz e achou melhor dispensar o serviço do segurança. E assim o tempo foi passando. Depois de vagar pela região, e não encontrar um bom lugar para morar, o homem mau resolveu então voltar para a casa do homem bom. O malvado voltou, e observou que a antiga casa onde ele morava estava muito limpa, arrumada e relativamente tranquila. Ele pensou: aquele segurança forte que me expulsou ainda deve estar por aqui. Eu não posso com ele, mas vou chamar uns companheiros meus, vamos nos unir, e vamos derrotar esse segurança, e depois vamos ficar nessa casa. Dito e feito. Depois de alguns dias o homem mau e os seus amigos retornaram a casa do homem bom, e não encontraram nenhum tipo de resistência para entrar ali. Eles entraram, e ficaram bem à vontade só esperando o homem bom voltar.

É justamente sobre essa situação que o Senhor Jesus nos adverte. Vamos ver: Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: “Vou voltar para a minha casa, de onde saí.” Aí volta e encontra a casa vazia, limpa e arrumada. Depois sai, vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim a situação daquela pessoa fica pior do que antes. – Mateus 12:43 a 45. É por isso que, mesmo depois de libertos pelas Palavras, e pela presença poderosa do nosso redentor, nós não podemos deixar o Senhor Jesus fora das nossas vidas. Devemos sempre ficar unidos com o Senhor Jesus. Só o nosso Senhor e Salvador, tem o poder para nos proteger e defender contra todos os ataques das forças do mal.

Um forte abraço para você, e fique na paz e no amor do nosso Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: