O Plano B

Hoje nós vamos falar sobre trabalho e vida financeira. Vamos falar sobre a necessidade de termos um plano B. A nossa profissão ou atividade principal é o nosso plano A. O plano B é uma segunda atividade que podemos desenvolver paralelamente a nossa atividade principal. O plano B sempre deve ser visto como uma atividade de apoio. Ela deve ser exercida nos horários de folga do nosso trabalho principal. É uma forma de ter outra ocupação e renda extra. Importante! O plano B não pode jamais atrapalhar o trabalho ou atividade principal.

Nesses tempos de crise financeira ficou muito mais evidente que, na nossa vida profissional, nós não podemos ter somente uma fonte de renda. É importante que procuremos desenvolver no nosso horário de folga da atividade principal, uma segunda ocupação para poder ganhar uma renda extra. Esse segundo trabalho, ainda que tenha um rendimento menor que o primeiro, ele é muito interessante desenvolver.

A palavra de Deus nos ensina que nós não devemos colocar toda nossa esperança em apenas uma atividade. Em Eclesiastes 11:6, o Espirito Santo de Deus nos disse: Logo ao alvorecer semeia a tua semente e à tarde não repouses a mão, pois não sabes qual das tuas obras vai prosperar, se esta ou aquela, ou ambas serão boas.

Durante a nossa vida profissional nós não estamos livres de passar por ventos contrários e tempestades. As crises e tormentas não marcam hora e nem lugar para chegar. Por isso é muito importante sempre termos outra atividade de apoio caso ocorra algum imprevisto na nossa vida profissional. Essa segunda atividade deve ser algo que, preferencialmente, atenda as necessidades dos nossos vizinhos, parentes e amigos.  O plano B é, antes de tudo, uma forma de complementar a renda da família e de fazer uma poupança para o futuro. Ao contrário do que muitos podem pensar, a pessoa que age assim, não é uma pessoa pessimista e sim, uma pessoa prudente. É como a sagrada escritura nos ensina em Provérbios 24:3: É com sabedoria que se constrói a casa, pela prudência ela se consolida.

Um forte abraço e fique na paz do Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: