Vitória Certa

Todos nós gostamos de viver felizes, em paz e em segurança. Muitos cristãos acreditam que, pelo fato de terem entregado as suas vidas para Deus, isso fará com que eles fiquem blindados contra possíveis aflições ou sofrimentos. Isso é um grande engano. O próprio Senhor Jesus já nos alertou sobre isso em João 16:33 quando Ele nos disse que, nesse mundo,  nós vamos sim, ter aflições e sofrimentos. Não dá para sabermos exatamente, se eu ou você, vamos realmente sofrer ou não. Também não dá para sabermos qual será o tipo de situação difícil que teremos que enfrentar. O fato é que, não devemos nos iludir. É como o Senhor Jesus já nos alertou, nesse mundo estamos sim, sujeitos a termos muitos problemas, dores e sofrimentos. 

Hoje nós vamos falar sobre qual deve ser o nosso comportamento se porventura a batalha, medo, dor ou sofrimento chegarem a nossa vida.  Para essa mensagem de hoje nós vamos tomar como base a história do Rei Asa que está no segundo livro de crônicas do capítulo 14 até o 16.

A sagrada escritura nos mostra que Asa era um rei bom, direito e que andava segundo o coração de Deus. Durante dez anos, Judá e Asa viveram em absoluta paz e felicidade.  Entretanto, um dia tudo mudou. A paz e a tranquilidade de Judá foram repentinamente rompidas pela gigantesca ameaça causada pelo enorme exército etíope que se colocou em marcha contra o reino de Judá. O rei Asa contava com um valente exército de quinhentos e oitenta mil homens e Zera, o comandante etíope, tinha a seu favor um exército de um milhão de homens. A gigantesca tropa da Etiópia era quase o dobro do exército que estava à disposição do rei Asa. Observem bem que, mesmo sendo Asa um homem temente, e fiel a Deus, a paz e a tranquilidade de Judá foram rompidas de uma forma assustadora. Alguém pode se perguntar: Como isso pôde acontecer? Como o senhor permitiu tal acontecimento? Nós não sabemos. No salmo 92:5, a Palavra de Deus nos revela que os planos, projetos e a vontade de Deus não podem ser explicados.

Vamos seguir em frente! A ameaça etíope era gigante. O poderio militar do inimigo era muito superior, fato esse que poderia sugerir de antemão que o rei Asa não teria nenhuma chance para vencer aquela situação tão complicada. Entretanto, o rei Asa não se deixou dominar pelo Pânico ou desânimo, e nem perdeu a fé e a confiança que ele tinha em Deus. Muito ao contrário, diante de tão grande ameaça, o soberano de Judá se colocou em oração e pediu a ajuda do Poderoso Senhor dos Exércitos. Vamos acompanhar a oração que o rei Asa fez ao Senhor:

– Ó Deus, tu podes socorrer tanto os fortes como os fracos. Ajuda-nos, ó SENHOR, nosso Deus, pois confiamos em ti e em teu nome estamos aqui para lutar contra este grande exército. Tu, ó SENHOR, és o nosso Deus. Ninguém pode resistir ao teu poder! Quando Asa e os seus soldados atacaram, Deus derrotou os etíopes, e eles fugiram. 2 crônicas 14:11 a 12

Nessa vida, vamos sim, ter que enfrentar muitas situações complicadas. Mas, diante de toda e qualquer batalha, primeiramente nós devemos fazer como fez o rei Asa. Com toda fé e confiança, devemos orar a Deus e, em o nome do Senhor Jesus, nós devemos pedir a poderosa ajuda dEle, confiando desde o inicio até o fim, na grande vitória que Ele já nos deu. A segunda atitude que devemos tomar é: erguer a cabeça, e agir com muita fé, confiança, coragem e partir para cima do inimigo, nós não devemos nos abater diante de qualquer tipo de ameaça proferida pelo inimigo. Por isso o nosso Senhor nos tranquilizou dizendo em 2 Crônicas 20: 15 que, nós não devemos ter medo dos desafios ou ficarmos assustados diante dos nossos inimigos porque a batalha não é nossa, mas sim, dEle, do nosso Deus Todo Poderoso. Esse tipo de entrega é a melhor atitude que podemos praticar porque, quando entregamos as nossas demandas para o Senhor, já não somos nós que lutamos, mas sim, a tremenda força e poder do nosso Deus quem luta a nosso favor.  Quando fazemos isso, assim como aconteceu com o rei Asa, a nossa vitória é certa porque o nosso amado Deus não perde nenhuma luta. Não há nada, e nem ninguém, que possa resistir ao infinito poder do Soberano Senhor dos Exércitos.

Infelizmente nenhum ser humano está livre do pior, mas graças a Deus, para nós que temos fé, confiança e perseverança na Santíssima Trindade, nós podemos sim, contar com a ajuda, socorro e vitória que o nosso Deus Todo Poderoso tem para nós. Tudo isso porque, diante das dificuldades da vida, nós não acreditamos nas nossas poucas armas e forças, e sim, confiamos somente na tremenda força e poderoso poder do nosso Deus. Quando agimos assim, nós colocamos em prática o que está escrito no Salmo 37:5: Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.

Um forte abraço e fique na paz e na proteção do nosso Deus todo poderoso.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: