A arte de ouvir

Capitulo 1 – A arte de ouvir

 

1 – Falar é prata, ouvir é ouro.

Sabeis isto, meus amados irmãos; mas todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar. – Tiago 1:19

Uma das finalidades básicas da conversa entre duas ou mais pessoas é a troca de informações. Essa troca pode ocorrer por meio de expressões gestuais, faciais e pela palavra escrita ou falada. Para que possamos entender a necessidade do nosso interlocutor nós devemos ouvir atentamente o que ele ou ela está falando. Existe sim, uma grande diferença entre escutar e ouvir. Escutar é se colocar a disposição para ouvir. Ouvir é se colocar a disposição para entender. Quando verdadeiramente mantemos o foco no nosso interlocutor, e nos colocamos a disposição para ouvir, nós praticamos a audição ativa e nos tornamos mais tardios para falar. Quando somente escutamos o nosso interlocutor nós não estamos realmente ouvindo o que a outra pessoa quer falar. Por não estarmos intimamente ligados ao que o nosso interlocutor está querendo nos comunicar, nós ficamos sempre planejando e organizando a nossa próxima fala, fazendo assim, com que nós estejamos sempre prontos para falar. Para quem quer desenvolver uma habilidade maior para conversar bem esse último comportamento deve ser sempre evitado.

 

2 – Responder sem ouvir é dar declaração de falta de sabedoria

Qualquer pessoa que responde sem ouvir é tolo e confuso. – Provérbios 18:13

Creio eu que, em uma conversa, ninguém quer passar esse tipo de impressão negativa. Quando a palavra de Deus fala que alguém é tolo ela está se referindo a uma pessoa que não tem inteligência, sabedoria e não sabe se conduzir na vida. Sendo assim, se a partir de hoje você quiser fazer a diferença, e levar as sua comunicação pessoal para um nível muito maior de inteligência e sabedoria, verdadeiramente, ouça o que o seu interlocutor ou interlocutora está querendo lhe dizer e, somente depois disso, fale o que for necessário falar.  A grande maioria das pessoas tem uma enorme necessidade de falar, mas poucas pessoas desenvolvem a grande sabedoria de se colocar a disposição para ouvir ativamente. Seja diferente. Seja mais inteligente. Tenha mais sabedoria. Ouça mais e fale menos.

 

3 – Como devemos ouvir

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. – Filipenses 2:3 e 4

O que você gostaria que outros fizessem a você, faça também a eles. – Mateus 7:12

O amor é paciente. – 1 Coríntios 13:4

Quando nós, verdadeiramente nos colocamos a disposição para ouvir as necessidades das outras pessoas nós estamos colocando em prática a audição ativa e o verdadeiro amor. Eu concordo com você. Não é fácil! Tem gente que abusa. Tem gente que é confusa. Tem gente que só quer falar. Tem gente que pensa que só existe ela no mundo. Tem gente que cansa a gente. Tem gente que rouba as energias da gente. É verdade! Tudo isso acontece mesmo! Não é fácil! Mas o verdadeiro amor é isso. É ser paciente! É doação. Há pessoas que saem de suas casas para dar alimentos e cobertores para os moradores de rua, para ajudar crianças carentes nos orfanatos e abrigos, que ajudam velhinhos nas casas de repouso… Enfim! Existem muitas maneiras de ajudar o próximo. Portanto, se você ainda não faz isso, a partir de hoje, adicione mais essa grande forma de praticar o amor ao próximo. Fale menos e, generosamente ouça muito mais.

Voltar ao índice:

Veja também: