Amigos falsos

Capítulo 4 – Amigos falsos

 

1 – Cuidado com as falsas amizades

Cada um diz palavras amáveis ao seu vizinho, mas na verdade está preparando uma armadilha para ele. – Jeremias 9:8

A sua conversa é uma bajulação macia, mas está cheia de engano e morte. – Salmos 5:9

O homem que bajula seu próximo está apenas construindo uma armadilha para si mesmo. – Provérbios 29:5

Salva-nos, ó SENHOR Deus, pois já não há mais pessoas de confiança, e os que são fiéis a ti desapareceram da terra. 2 – Todos dizem mentiras uns aos outros; um engana o outro com bajulações. – Salmos 12: 1 a 2

Como o verniz cobre um pote de barro, as palavras fingidas encobrem um coração mau. O hipócrita que odeia esconde o seu ódio atrás da bajulação. Ele pode falar muito bem, mas não acredite no que ele diz porque o seu coração está cheio de ódio. Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo a sua maldade. Quem coloca uma armadilha para os outros acaba caindo nela; quem rola uma pedra será esmagado por ela. Quem odeia fere os outros com mentiras; as palavras bajuladoras causam desgraças. – Provérbios 26:23 a 28

Como podemos ver a Sagrada Escritura fala muitas vezes a respeito da falsidade humana. A palavra de Deus nos revela que, por trás das palavras macias, doces, bajuladoras e fingidas encontra-se um coração mal que vive armando armadilhas para pegar os outros. Normalmente, a pessoa bajuladora é uma pessoa muito simpática, carismática e comunicativa que constantemente tenta envolver ou fazer amizade com alguém. Para isso ela se mostra sempre disponível para ajudar e nunca economiza nas palavras doces e elogios.

Mas afinal de contas, qual é o grande mal que uma pessoa bajuladora pode praticar contra alguém? Qual é a grande motivação que alimenta esse tipo de comportamento? A pessoa que usa a bajulação como arma possui alguns objetivos, entre eles estão: primeiro, conquistar a confiança da pessoa. Segundo: depois, quando ela e a vítima dela já estiverem bem íntimas e a totalmente à vontade, ela faz de tudo para conseguir segredos ou informações confidencias  sobre a pessoa que é o seu alvo. Terceiro: já com as informações em mãos, essa pessoa pode, mais tarde, usar essas informações em seu próprio beneficio fazendo fofocas, difamando ou caluniando a pessoa que foi o alvo das suas armadilhas.   

A Palavra de Deus nos alerta que as pessoas que vivem armando armadilhas para os outros não vão sair impunes diante do mal praticado porque, essas pessoas estão cavando o próprio buraco delas. Entretanto, devemos ficar muito atentos com essas pessoas porque, antes que elas cheguem a pagar por todo mal praticado, elas podem enganar e prejudicar muitas pessoas ingênuas e desavisadas.

Outra grande estratégia dos falsos amigos e bajuladores é fazer crescer nos seus adversários o orgulho e a autoestima elevada. Sobre isso olha o que nos revela a Palavra de Deus: A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda. – Provérbios 16:18. Portanto, se você tem um amigo ou amiga que vive constantemente te induzindo a ter mais vaidade, liberdade, orgulho ou autoestima em excesso, essa pessoa está sendo usada pelas forças do mal, para fazer com que você tenha mais soberba e altivez. Fazendo assim, com que você caminhe, a passos largos, em direção à sua própria destruição.

 

2 – Será que eu estou sendo envolvido por uma falsa amizade?

Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.  – Provérbios 27 19

A pessoa boa tira o bem do depósito de coisas boas que tem no seu coração. E a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Pois a boca fala do que o coração está cheio. – Lucas 6:45

Assim, toda árvore boa dá frutas boas, e a árvore que não presta dá frutas ruins. A árvore boa não pode dar frutas ruins, e a árvore que não presta não pode dar frutas boas. – Mateus 7:17

O caráter do perverso é maligno. Caminha de um lado para o outro murmurando atrocidades, comunica-se sorrateiramente com os olhos, arrasta os pés e faz sinais com os dedos. Em seu coração habita o engano; todo o tempo planeja o mal; anda semeando perversidades e discórdias. – Provérbios 6:12 a 14

Aquele que pisca maliciosamente causa tristeza – Provérbios 10:10

Saber reconhecer ou obter sinais de que estamos lidando com uma pessoa falsa não é uma tarefa muito fácil. A Palavra de Deus, graças a Deus, pode nos ajudar, e muito, nesse trabalho tão importante. As sagradas escrituras nos revelam algumas características básicas, para que possamos com a maior margem de segurança possível, identificar indícios de que estamos sendo alvos de uma falsa amizade.

Para que nós não venhamos a ser alvo de uma falsa amizade devemos observar com todo cuidado todas as pessoas que se aproximam de nós se mostrando muito solicitas, simpáticas e amigas. Não podemos nos concentrar somente na beleza, simpatia ou no grande carisma dessas pessoas. Devemos nos lembrar sempre que, as pessoas falsas aparentam ser o que elas não são. É muito comum uma pessoa falsa se mostrar bastante simpática e receptiva. Por isso não podemos nos concentrar somente na aparência, no sorriso ou na simpatia. Devemos ter cautela e dispensar bastante atenção no que elas fazem. Devemos observar com muita discrição, como é que elas agem quando estão perto, ou longe de nós. A palavra de Deus nos revela que só podemos conhecer verdadeiramente uma pessoa quando avaliamos ou analisamos o que elas produzem.

Vamos ver abaixo alguns exemplos de ações ou comportamentos, que podem nos ajudar a identificar se uma pessoa, ao se aproximar de nós oferecendo amizade, está ou não com segundas intenções.

Exemplo 1 – Você tem um colega ou uma colega de trabalho que é muito simpática, carismática e vive conversando com todas as pessoas da empresa. Quando ela ou ele está perto de você, essa pessoa fala mal de alguém para você. Esse é um grande sinal de alerta para que observemos melhor essa pessoa porque, assim como ela falou mal de outra pessoa para você, ela também vai falar mal de você para outra pessoa.  Principalmente para o seu superior hierárquico. Você não acredita? Não pague para ver.

Exemplo 2 – A pessoa que vive te fazendo elogios rasgados de tudo quanto é tipo dizendo que você não sabe se valorizar nos seu trabalho ou na sua vida pessoal. Que você deve virar a mesa. Chutar o pau da barraca. Enfrentar o chefe.  Colocar o chefe na parede. Que você merece sim, ser mais valorizada, ter um salário maior, ter um cargo melhor… Que você deve pedir o divórcio… Cuidado! Dar falsos conselhos ou incentivar atitudes de pouca sabedoria é uma das armadilhas preferidas das falsas amizades. Objetivo final: levar você ao desequilíbrio emocional, e ver a sua autodestruição. O conselho dos ímpios é enganoso. As palavras dos ímpios são emboscadas mortais – Provérbios 12:5 e 6

Exemplo 3 – A Pessoa que por brincadeira ou não, vive fazendo gestos, sinais com as mãos, com os dedos ou com os olhos com o objetivo de se comunicar pelas costas dos outros. Assim como essa pessoa age pelas costas dos outros ela também vai agir com você.

Exemplo 4 – A Pessoas que, quando está na sua companhia, elogiam outras pessoas que são encontradas pelo caminho e, que logo em seguida, quando a pessoa encontrada vai embora, ela faz para você um comentário negativo sobre essa mesma pessoa. Por Exemplo: “essa garota é a pessoa mais falsa da firma, cuidado com ela”. Isso que ela faz com os outros ela também vai fazer com você.

Exemplo 5 – A pessoa que é fofoqueira. Ela chega até você só para falar mal de outras pessoas. Esse tipo de pessoa faz isso por dois motivos básicos: primeiro, para saber de quem você gosta ou não e, segundo: para incentivar em você esse mesmo tipo de atitude. Se você não tomar cuidado com esse tipo de pessoa, caso contrário logo você pode se pegar fazendo as mesmas coisas que ela faz e, o pior, a pessoa fofoqueira ainda vai usar, contra você, tudo aquilo que você falar sobre os outros. É um perigo enorme. Fuja desse tipo de gente.

É isso aí! Esses são alguns sinais muito básicos que você pode estar sendo alvo de falsas amizades. Por isso o nosso Senhor Jesus nos alertou dizendo: Sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. – Mateus 10:16 e Ele ainda nos avisou sobre a grande esperteza dos maus: Olhem só: As pessoas deste mundo são muito mais espertas nos seus negócios do que as pessoas que pertencem à luz. – Lucas 16:8

Voltar ao Índice:

Veja também: