Como conversar no trabalho

como-conversar-no-trabalho

Olá! Quem bom ver você por aqui. Permita-me fazer uma pergunta? Para você, o que é conversar bem? Para algumas pessoas conversar bem é se comunicar com simpatia, ser agradável ao seu interlocutor ou interlocutora. Para outras pessoas é poder ser mais persuasivo ou persuasiva, ser mais envolvente, carismático ou carismática, saber seduzir, ser um bom papo, saber contar histórias, saber manter uma conversa bem humorada, se comunicar com as outras pessoas de maneira adequada sem ferir, e nem ser ferido. Enfim! Cada um tem a sua opinião sobre o que é conversar ou se comunicar bem. Nesse pequeno livro o nosso objetivo é expor para você alguns aspectos importantes da linguagem verbal que, quando analisados e colocados em prática, podem nos ajudar bastante no desenvolvimento da nossa capacidade de nos comunicarmos com mais clareza, precisão, sinceridade, segurança, empatia, amor e muita sabedoria.

A palavra, em todas as suas modalidades, é uma das maiores expressões do ser humano. É por meio das palavras que nós nos comunicamos, fazemos saber a nossa vontade, expressamos a nossa alegria, discutimos, brigamos, guerreamos, abençoamos, amaldiçoamos ou amamos. As nossas palavras são a expressão mais direta e verdadeira, de tudo aquilo que trazemos dentro dos nossos corações.

As palavras que usamos no nosso dia a dia têm muito poder. Elas podem cicatrizar ou abrir feridas. Podem levar vida ou morte. Podem iniciar novas guerras ou selar acordos de paz. Podem levar tristeza ou alegria. Podem dar más, ou boas noticias. As palavras que nós usamos diariamente podem mudar sintonias, alterar pensamentos, mudar atitudes, alegrar, emocionar, fazer rir, motivar, destruir ou realizar sonhos.

Conversar ou se comunicar, além de ser uma necessidade básica, é também uma arte. Para conversar bem é necessário dominar alguns aspectos da comunicação humana como o uso adequado das palavras, expressões faciais e corporais. Nesse pequeno livro vamos ver o que eu e você podemos fazer para melhorar a nossa comunicação tendo sempre como objetivo principal, desenvolver a nossa capacidade para nos comunicarmos verbalmente com mais empatia, segurança e sabedoria. 

No desenvolvimento dos relacionamentos humanos a beleza, a postura, a altura, o corpo e outras características físicas são muito importantes, principalmente em uma primeira impressão. Mas só isso não basta. Todos esses aspectos exteriores são importantes até a hora em que alguém abre a sua boca para conversar. Quando abrimos a nossa boca e verbalizamos aquilo que vai dentro da nossa mente e coração, nós fazemos com que, aquelas primeiras características, colocadas anteriormente como importantes, percam completamente o seu valor. Isso acontece porque quando nos expressamos, nós acabamos mostrando para os nosso ouvinte ou ouvintes tudo aquilo que realmente somos.

Se você se interessou sobre esse assunto então eu convido você a explorar esse pequeno livro, e toda sabedoria que podemos usar para desenvolver a nossa comunicação verbal cotidiana. Acesse o link abaixo e veja os próximos capítulos.

Site: palavradedeusparahoje.com/Como Conversar no Trabalho

Capítulo 1 – A arte de ouvir

Capítulo 2 – Seja sempre positivo ou positiva

Capítulo 3 – Cuidado com o que você diz

Capítulo 4 – Amigos falsos

Capítulo 5 – Como ser sábio? O sábio sabe que nada sabe

Capítulo 6 – Não fale os seus planos

Capítulo 7 – A fofoca

Capítulo 8 – Controle as suas emoções

Capítulo 9 – A voz do silêncio

Capítulo 10 – A mentira dura pouco, mas a verdade é eterna.

Capítulo 11 – Como falar no trabalho

Capítulo 12 – A educação na hora de conversar

Capítulo 13 – Pensar antes de falar

Capítulo 14 – Guerra das palavras

Capítulo 15 – Confiar?

Capítulo 16 – Falar o necessário

Capítulo 17 – Humildade sim

Veja também: