Como falar no trabalho

Capítulo 11 – Como falar no trabalho

1 – Evite falar muito e ausentar-se do seu ambiente de trabalho

Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você. – Provérbios 25:17

No nosso caso, como estamos falando de ambiente de trabalho, não podemos nos esquecer que, além do seu vizinho de trabalho, o seu superior ou o superior do seu vizinho…

Podem não gostar nem um pouco de você, além de não cumprir o seu dever no seu local de trabalho, você ainda dá um jeito de atrapalhar o serviço do subordinado ou subordinada dos outros.

Portanto, pense bem. Antes de você sair do seu lugar de trabalho para conversar com alguém procure se lembrar de que o seu superior ou superiora pode não gostar nada desse seu comportamento.  

Principalmente quando ele ou ela precisar de você, te procurar, e não te encontrar aonde você deveria estar. Sendo assim, durante o seu horário de trabalho evite ao máximo conversas extensas ou se ausentar do seu posto.

2 – Evite ficar conversando em lugar de estar trabalhando

O preguiçoso não consegue o que deseja, mas o homem trabalhador ficará rico. – Provérbios 12:27

Do fruto de sua boca o homem se beneficia, e o trabalho de suas mãos será recompensado.- Provérbios 12:14

Evite ficar conversando ou enrolando ao contrário de trabalhar. Não se engane. O seu superior ou superiora está sim de olho em você.

Ele ou ela observa tudo o que você faz, como você faz e quando você conclui as suas tarefas. Não seja preguiçoso ou preguiçosa. Evite ao máximo ficar conversando e brincando no horário do seu trabalho.

Ao contrário de ficar conversando, fazendo brincadeiras e matando o tempo, procure se aplicar e desenvolver no seu trabalho. Você será muito bem recompensado por isso.

Observe o que nos revela a palavra de Deus: Você conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis. – Provérbio 22:29

3 – Cuidado com as conversas imorais e com as brincadeiras de mau gosto

Entre vós não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas atitudes não são adequadas aos santos. Não haja obscenidades, nem conversas tolas, nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, portai-vos com ações de graça. – Efésios 5:3 a 4

Do muito falar nasce a conversa inútil e perversa. – Eclesiastes 5:3

Tanto na escola, na rua, na igreja, no clube ou seu ambiente de trabalho evite participar de rodas de conversas onde as pessoas ficam usando palavras imorais ou fazendo todo tipo de brincadeira de mau gosto…

Inclusive zombando e fazendo pouco caso das coisas de Deus. Procure observar e entender o que está escrito no Salmo 1:

Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus, que não seguem o exemplo dos que não querem saber de Deus e que não se juntam com os que zombam de tudo o que é sagrado! – Salmos 1:1

4 – Respeite sempre o seu superior ou superiora

Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado. – Mateus 23:12

O pobre pede licença para falar – Provérbios 18:23

Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus.

Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação. – Romanos 13:1e2

A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda. – Provérbios 16:18.

Jamais trate os seu superior ou superiora como uma pessoa igual a você. Como ser humano ele ou ela realmente é uma pessoa semelhante em tudo a você. Mas no ambiente de trabalho não é assim.

Ele ou ela não é igual a você. Tenha sempre educação, humildade e respeito quando for falar com o seu superior ou superiora hierárquico.  Não faça fofoca, não desafie e jamais se ponha como alguém superior ao seu chefe ou chefa. Olhe só o que nos orienta a palavra de Deus: Quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra – Provérbios 27:18

Voltar ao índice:

Veja Aqui! Como Ganhar uma Renda Extra nos Seus Horários do Folga do Trabalho

4 Grandes Benefícios Para Quem Fala Pouco no Trabalho

7 Dicas Para Tratar Com Pessoas Que Falam Mal de Você no Trabalho

Como Vencer o Desânimo? 5 Dicas Para Você Aplicar Agora

Veja também: