Como ser sábio? O sábio sabe que nada sabe

Capítulo 5 – Como ser sábio? O sábio sabe que nada sabe

 

1 – O verdadeiro sábio é aquele que sabe que não sabe nada

A pessoa prudente esconde a sua sabedoria, mas os tolos anunciam a sua própria ignorância. – Provérbios 12:23

Quem realmente detém o conhecimento é comedido no falar, e quem possui o entendimento demonstra alma tranquila. – Provérbios 17:27 e 28

Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado. – Provérbios 17:28

Quando alguém imagina ser altamente letrado, educado, inteligente e mais sábio do que os outros, e vive proclamando isso sempre que tem oportunidade, acende-se um grande sinal de alerta. Um sinal de que, provavelmente essa pessoa deveria ter também mais domínio próprio e controle sobre a sua língua e boca.

Sempre devemos tomar muito cuidado com tudo aquilo que nós falamos e, principalmente, com quem nós falamos. Muitas vezes, mesmo sem querer, nós somos tentados a nos exaltar ou vangloriar sobre algum conhecimento ou sabedoria adquirida. Entretanto, a palavra de Deus nos ensina que ao fazermos isso, logo mostramos para a pessoa ou pessoas que nos ouvem, que nós não temos tanto conhecimento ou sabedoria como imaginamos ter.

A palavra de Deus nos ensina que, até mesmo uma pessoa desprovida de muita inteligência, sabedoria e domínio próprio quando consegue controlar a sua língua e boca, demonstra grande sabedoria e inteligência.  A Palavra de Deus nos diz em Tiago 3:2: Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo. Sendo assim: É melhor que pensem que nada sabemos, do que falarmos demais e deixarmos, com a pessoa que nos ouve, a certeza absoluta de que realmente somos bastante desprovidos de inteligência e sabedoria.

A pessoa verdadeiramente sábia é a pessoa que tem grande conhecimento, domínio próprio, humildade, e sempre está aberta para os novos desafios e aprendizados da vida. Na sua grande sabedoria, ela sabe que nada sabe, e que sempre é tempo de aprender mais sobre a sua própria ignorância.

Voltar ao índice:

Veja também: