Falar o Necessário

Capítulo 16 – Falar o necessário

 

1 – Fale só o necessário

Quando se fala demais é certo que o pecado está presente, mas quem sabe controlar a língua é prudente. – Provérbios 10:19

Das muitas ocupações surgem sonhos; do muito falar nasce a conversa inútil e perversa.- Eclesiastes 5:3

O tolo não se interessa em aprender, mas só em dar as suas opiniões. – Provérbios 18:2

Seja diferente! Fale só o necessário. Esse tipo de comportamento é muito bom para ajudar quem quer aprender a conversar melhor. Entretanto, para algumas pessoas esse hábito pode ser confundido com grosseria. Mas tudo bem! Esse hábito é mais benéfico para nós, do que maléfico para o nosso interlocutor porque, a suposta grosseria, nós podemos facilmente quebrar com um sorriso sincero, com a educação das palavras e também com o tom de voz calmo e pacifico.

Quando falamos somente o necessário nós estamos dando um jeito de nos preservamos dos impulsos da nossa língua que, como todos nós já sabemos, são extremamente perigosos. Diante disso alguém pode se perguntar? O que nós podemos fazer para falar somente o necessário? Vamos ver abaixo duas dicas bem simples, mas que são muito importantes para fazer com que as nossas conversas não se estendam mais do que o necessário.

 

1 – Quando somos questionados sobre determinado assunto:

Nesse tipo de situação o melhor que devemos fazer é observar atentamente a pergunta, refletir sobre a resposta, e responder de forma objetiva, educada, simpática e breve. Devemos evitar responder além do que foi perguntado. Quando colocamos nas nossas respostas mais palavras do que o necessário, isso causa falta de objetividade e clareza na nossa comunicação, e também causa uma dificuldade maior para a boa compreensão da pessoa que nos fez a pergunta.

 

2 – Devemos evitar o excesso de palavras, de detalhes e de voltas.

Ao conversarmos com alguém devemos evitar o excesso de palavras, de detalhes, de histórias e de voltas nas nossas conversas. Quando mais educação, simpatia, objetividade e clareza nós tivermos, maior será a nossa capacidade de conversar bem, e melhor será a compreensão do nosso interlocutor ou interlocutora.

Voltar ao Índice:

Veja também: