Humildade sim

como-conversar-humildade-sim

Capítulo 17 – Humildade sim

 

1 – Humildade sim, orgulho e arrogância não

Ninguém elogie a si mesmo; se houver elogios, que venham dos outros. – Provérbios 27:2

Quem despreza o seu próximo é falto de senso; mas o homem de entendimento se cala. – Provérbios 11:12

Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras. – Provérbios 18:7

Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante. – Provérbios 25:6

Se existe uma situação onde nós podemos notar claramente algumas características muito marcantes da personalidade ou do comportamento de alguém, é durante uma conversa.  A palavra de Deus nos ensina em Mateus 12: 34 e 35 que: a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.

Existem muitos valores poderíamos abordar para melhorar a nossa capacidade de conversar bem.  Entretanto, hoje nós vamos nos deter em apenas duas que, quando observadas com atenção, podem nos ajudar a conversar melhor. Hoje nós vamos falar sobre humildade e arrogância.

 

2 – O que é ser humilde na hora de conversar?

Saber conversar com humildade é primeiramente, reconhecer que ninguém é superior a ninguém. É saber que não existe jeito certo ou jeito errado de falar. Ter humildade para conversar é respeitar a outra pessoa que está falando com você, independente de classe social, idade, sexo ou qualquer outra característica que possa ser usada como pretexto para promover todo tipo de grosseria e falta de educação.

Se você é alguém que tem mais posses, mais cultura ou apresenta uma aparência melhor do que o seu interlocutor ou interlocutora, você é sim, aos olhos da sociedade atual, uma pessoa que teve mais oportunidades e que hoje desfruta de uma posição social privilegiada. Ok! Você lutou. Você ralou muito e você venceu! Glórias a Deus pelo seu sucesso e que ele aumente cada vez mais. Eu desejo sinceramente que o seu sucesso também faça de você um exemplo de pessoa que sabe tratar bem todos aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades ou a sorte que você teve. Ser humilde é isso. É ser de fato grande, e se fazer de pequeno por amor ao próximo. Ser humilde é ser rei e se fazer de escravo. Existe uma pessoa que pode nos ensinar muito sobre humildade. É o senhor Jesus. Vamos ouvir o que o Espirito Santo de Deus nos fala sobre Ele:

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.  Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai. Filipenses 2:3 a 11

É isso! Quer ser popular entre os seus amigos e amigas? Então seja impopular para si mesmo. Quer ser exaltado e elogiado pelos seus amigos e amigas? Então não se vanglorie, e nem se elogie. Quer ser o primeiro? Então seja o último. Veja essa maravilhosa orientação do nosso Deus: Aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros. – Mateus 20:16

 

3 – O que é ser arrogante na hora de conversar?

Ser arrogante na hora de conversar é ter logo de imediato ou não, a atitude de se colocar em posição superior ao seu interlocutor ou interlocutora. É não ouvir o que o outro tem a dizer. É querer ficar falando o tempo todo. É ficar contando vantagens sobre si. É fazer a todo instante, julgamentos depreciativos sobre a outra pessoa. É desprezar, sutilmente ou não, a pessoa com quem se está conversando. A pessoa orgulhosa e arrogante na hora de conversar é a alguém que faz questão de expor, de forma direta ou indireta, todo o seu desprezo pelo seu interlocutor ou interlocutora. É aquela pessoa que, mesmo veladamente, acaba se colocando acima do outro como sendo uma pessoa superior de espírito, de ideias, de capacidades, de posição social, de bens materiais ou de qualquer outra forma de autovalorização.

A palavra de Deus nos ensina em Provérbios 16:18 e 19: O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. E ela também nos ensina em Mateus 23:12: todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. Não tem nada a ver, com ter ou não ter dinheiro, tem a ver com os valores que cada um carrega no seu coração. Tem a ver com riqueza e pobreza de espirito porque, como existem sim, pessoas ricas que são verdadeiramente humildes, também existem pobres que são bastante arrogantes. Sendo assim, durante uma conversa, devemos sempre vigiar o nosso comportamento e evitar ao máximo nos colocarmos em posição de superioridade em relação ao nosso interlocutor. Como seria melhor se durante uma conversa todos nós tivéssemos um coração aberto para ouvir, compreender, e porque não: também para aprender. Afinal de contas, não existe ninguém que não tenha nada para ensinar, e também não existe ninguém que já saiba de tudo, e que não possa vir a aprender algo novo.

Voltar ao Índice:

Veja também: