Ansiedade ?

Em Lucas 10:41 e 42, o Senhor Jesus falou: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só. Há mais de dois mil anos já existiam no mundo pessoas ansiosas e preocupadas. De maneira mais intensa, esse tipo de personalidade ou atitude, como todos nós sabemos, acontece bastante nos dias de hoje. Quem leva esse tipo de vida, são pessoas que possuem uma rotina muito agitada por conta das muitas tarefas que elas resolvem ou são obrigadas a fazer diariamente. Essa grande necessidade de planejar, fazer, proteger e resolver as coisas rapidamente, quando bloqueadas por algum evento diário, podem causar nas pessoas diversos efeitos negativos como: medo, angústia, dor, aflição, preocupação exagerada, incapacidade, insegurança, baixa autoestima, impulsividade, ansiedade e muito sofrimento físico, emocional, psicológico, sentimental, profissional e espiritual.

Hoje sabemos que toda essa agitação produz em nós muito estresse e desgaste. Evitar os muitos efeitos negativos que esse jeito de viver causa nas nossas vidas, está sim, ao nosso alcance. Em Eclesiastes 11:10, o Espirito Santo de Deus nos orienta sobre isso. Ele diz: Afaste do coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros. E em Provérbios  12:25, a Palavra de Deus nos mostra um excelente caminho para que a gente possa fazer as coisas de uma maneira mais equilibrada, harmônica e saudável. Está escrito assim: O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.

É justamente sobre as palavras bondosas do nosso Amado Deus, que nós vamos falar agora. Em 1 Pedro 5:7, está escrito: Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês. E, em Mateus 11:28, o próprio Senhor Jesus nos confortou muito e nos deu uma maravilhosa esperança quando Ele falou: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. E, como parte desse mesmo ensinamento, em Filipenses 4:6 e 7, O Espirito Santo de Deus reforçou: Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

O Espirito Santo de Deus nos recomenda sempre evitar a ansiedade e a preocupação exagerada com o futuro. E como fazer isso? A melhor maneira para fazer isso, é por meio da oração e ação de graças. Devemos entregar todas as nossas necessidades, ansiedades e preocupações nas mãos poderosas do nosso Criador. Quando nós depositamos nos braços do Senhor Jesus todos os nossos medos, projetos, sonhos, tarefas, incapacidades, limites e preocupações, sempre tendo um coração agradecido e a certeza absoluta que, o nosso Deus Altíssimo, já acolheu, cuidou, corrigiu, protegeu e supriu todas as nossas necessidades, pela fé, nós abandonamos nEle, tudo aquilo que causa em nós, os muitos danos relacionados com esse estilo de vida nada saudável.

Ao entregarmos para o nosso Deus Todo Poderoso toda nossa ansiedade e preocupação, nós descansamos na paz, na força, e no poder do nosso Glorioso Deus carregando no nosso coração, a certeza absoluta que Ele é fiel, e que Ele sempre faz a Palavra dEle cumprir o propósito para o qual Ela foi enviada. Quando enfim conseguimos atingir essa maravilhosa sabedoria de pensamentos, de atitudes e principalmente de espirito, com toda gratidão do nosso coração, nós haveremos de declarar o que está no Salmo 34:4, Busquei o Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

Um forte abraço para você, e fique na paz, e na sabedoria do Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: