Como ser mais eficiente no trabalho

como-ser-mais-eficiente-no-trabalho-imagem 1

Em Mateus 25: 14 a 30, o Senhor Jesus nos ensinou: um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar. ” – “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! ” Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar. ” —“Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo! ” —Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro. ”  —“Empregado mau e preguiçoso! ”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros. ” — Depois virou-se para os outros empregados e disse: “Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas. Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. “

Antes de viajar o patrão chamou alguns dos seus empregados e deu para eles a tarefa de tomarem conta da sua propriedade. O proprietário já tinha noção da eficiência de cada um dos seus funcionários. Ele já sabia de antemão que ele deveria deixar a maior parte do seu dinheiro com o servo mais eficiente. Desta forma, ele entregou para o primeiro empregado, quinhentas moedas de ouro. O Dono do dinheiro era um homem bem informado e precavido. Ele também sabia que não era muito inteligente da parte dele, deixar todos os seus investimentos em um só lugar ou com uma única pessoa. Desta forma, o patrão deu outras duzentas moedas de ouro para um segundo funcionário, em seguida ele deixou outras cem moedas com um terceiro empregado.

Vamos nos concentrar agora em algumas características que fizeram o primeiro funcionário ser tão eficiente, e também vamos observar com atenção, quais foram os principais defeitos que fizeram com que o terceiro empregado tivesse um desempenho tão ruim, e despertasse a ira do patrão.  Logo após a partida do empregador, o primeiro funcionário não ficou pensando o que ele achava ou não daquela situação. Ele tinha bem claro na mente dele a grande responsabilidade que o patrão havia dado para ele. Diante disso ele não perdeu tempo. Com toda disposição, confiança, segurança, preparo e conhecimento de mercado, rapidamente ele estabeleceu um objetivo (eu tenho que investir esse dinheiro). Ele planejou a estratégia adequada, se organizou, e agiu com rapidez. Ele trabalhou com disciplina, conhecimento, foco, concentração e muita perseverança. Ele foi dedicado e sempre procurou fazer os melhores negócios, para assim, não decepcionar a grande confiança que o patrão havia depositado nele. Agindo dessa forma, ele foi muito eficiente. Das quinhentas moedas de ouro que ele havia recebido, ele dobrou o patrimônio do patrão e ficou com mil moedas.

Por outro lado, o terceiro empregado fez tudo errado. O patrão havia deixado com ele a mesma ordem que ele havia dado para os outros dois funcionários (Cuide desse patrimônio que eu estou deixando com você). E o que ele fez? Ao contrário dos dois primeiros empregados, Ele teve medo e muitas dúvidas. Porque isso aconteceu?  Porque ele era uma pessoa que não se aplicava no trabalho, não tinha responsabilidade, era inseguro, não prestava atenção, não sabia tomar decisões, não tinha foco, concentração, organização e nem disciplina para cumprir a ordem recebida. Era preguiçoso, despreparado, não tinha estudo e nem conhecimento sobre o mercado local, não sabia onde investir o dinheiro recebido. E também não teve humildade para procurar trabalhar em equipe, e pedir a ajuda dos dois primeiros funcionários.

Enfim! Depois de muito tempo, o patrão voltou. Por serem mais eficientes, os dois primeiros funcionários receberam do empregador muitos elogios, e mais votos de confiança. Já o terceiro funcionário, esse nada recebeu. E, até o pouco que ele tinha lhe fora retirado. Em Provérbios 14:35, está escrito: Os reis recompensam os servidores competentes, mas castigam os que não agem bem. É isso! Para você ser mais eficiente no seu trabalho você precisa se capacitar, se preparar e estudar sempre. Quando a oportunidade aparecer, preste muita atenção no que lhe foi pedido. Estabeleça um objetivo a ser atingido, faça o seu planejamento, organização e, com muita agilidade, confiança, disciplina, determinação e perseverança, entre em ação. Mantenha sempre o seu foco e concentração nas metas a serem atingidas e, com excelência, rapidez e alegria, faça as tarefas ou atividades que foram confiadas a você.   

Veja Também: Cursos Gratuitos na Internet

Veja Também: Como Passar em Concursos Públicos em 1 ano e meio                                    

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: