Como ser forte II 

Quem é fraco numa crise é realmente fraco. – Provérbios 24:10

1 – Uma pessoa fraca é uma pessoa que não tem forças. A palavra fraca também faz referência a alguém que é covarde. Uma pessoa covarde é aquela que sempre tem medo e recua diante dos problemas. É uma pessoa que não enfrenta os desafios que a vida lhes apresenta. Por isso o Senhor nos ordenou: 

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” – Josué 1:9

O que o nosso Deus está nos dizendo é que, na crise ou não, devemos sempre deixar de lado tudo o que pensamos, o que achamos ou o que somos e, pela fé, devemos partir para cima dos problemas sabendo que não somos nós que haveremos de lutar, e sim, o nosso Deus quem lutará por nós. 

Não tenham medo deles, pois o SENHOR, seu Deus, combaterá por vocês. – Deuteronômio – 3:22

2 – Para algumas pessoas esse negócio de viver pela fé parece loucura. A palavra de Deus nos ensina que a pessoa que vive na natureza carnal não compreende o viver, e o agir pela fé. Ela não consegue entender esse jeito de viver porque tudo isso só é possível entender quando o Espirito Santo de Deus revela isso para alguém. O viver pela fé é confiar integralmente que Deus vai nos dar a vitória agindo poderosamente com a pessoa ou situação certa, do jeito certo e na hora certa. 

O homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. – 1 Coríntios 2:14

3 – Se não acreditarmos nas Palavras do nosso Deus, Ele não pode agir nas nossas vidas. A força e o poder de Deus só podem agir na vida das pessoas que manifestam a sua fé. É a nossa confiança absoluta na força e no poder do nosso Deus quem movimenta o coração e os braços do Senhor a nosso favor. Deus jamais deixa de atender quem deposita nEle toda fé e confiança. Quando colocamos em prática a nossa fé em Deus estamos falando para Ele que, não temos mais ninguém com quem contar. Dependemos exclusivamente dEle. Isso toca o coração de Deus, e Ele gosta muito de ver esse tipo de atitude. 

O justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma. – Hebreus 10:38 e 39

Por outro lado, quando somos fracos e covardes, isso desagrada muito o nosso Pai. Ele quer que sejamos fortes. Ele quer que nos alimentemos da força e do poder dEle. Ora! Se o homem tivesse alguma capacidade, força ou poder natural para fazer tudo, ele já não precisaria de mais ninguém, muito menos de Deus. Por isso Deus nos fez totalmente dependentes da força e do pode dEle. Essa força e poder vêm justamente da Palavra de Deus. O nosso Senhor Jesus Cristo já havia nos dito que não vivemos somente de alimento natural, mas também do alimento espiritual. Os alimentos do dia a dia são muito importantes, eles fortalecem os nossos corpos, como também é a Palavra de Deus, é ela quem nos dá a força e o poder para que possamos resistir aos desafios e vencer todas as nossas necessidades.

4 – O Senhor já nos alertou que a nossa batalha é mais espiritual que carnal. Por isso devemos sempre nos alimentar do Espirito Santo de Deus. É Ele quem tem a capacidade para nos preparar para resistir nos dias ruins, e vencer todos os desafios.

Tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder. Vistam-se com toda a armadura que Deus dá a vocês, para ficarem firmes contra as armadilhas do Diabo. Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. Efésios 6: 10 a 13

As armas que usamos na nossa luta não são do mundo; são armas poderosas de Deus, capazes de destruir fortalezas. – 2 Coríntios 10:4 

Como já vimos, mesmo com o nosso Deus dizendo que Ele sempre está ao nosso lado lutando por nós, se não estivermos unidos com o Senhor não receberemos a força e o poder dEle nas nossas vidas. Mais uma vez Ele nos manda ser corajosos e pegar as armaduras que Ele nos dá para que possamos ficar firmes e fortes durante as batalhas espirituais. A armadura que Deus nos dá para que possamos nos defender dos ataques do inimigo são: 

Cinturão – A verdade – Somente Deus tem toda força e poder.
Colete – A Justiça de Deus – Ele é o Senhor de tudo e de todos. Com Ele está toda força e poder.
Sapato – O anúncio da Palavra de Deus – O fortalecimento da fé.
Escudo – A fé – A força e o poder de Deus em ação na vida de todo aquele que crê.
Capacete – A salvação – A certeza da nossa vitória
Espada – A Palavra de Deus – A força e o poder de Deus para alimentar a nossa fé e eliminar todo poder do inimigo. 

Devemos sempre vigiar e orar e, pedir a ajuda de Deus para usarmos com muita sabedoria, toda força e poder que Ele nos dá por meio da sua poderosa armadura. Se permanecermos unidos com Deus e nos fortalecermos na força e no poder dEle, seremos sim, cada dia mais fortes e vencedores diante de todas as crises da vida.

Um forte abraço e fique com Deus

Edilson Rodrigues Silva 

Veja também: