Vamos! Força!

Nessa vida todos nós estamos sujeitos a passarmos por altos e baixos. A nossa vida é assim: um dia tudo está indo bem e, de repente, do nada: tudo muda. Um dia nós estamos felizes, e num outro dia já não estamos mais. O Senhor Jesus já havia nos alertado em João 16:33 quando Ele nos disse que, nesse mundo nós teríamos sim, problemas diversos.

Muito bem! Se eu e você estamos sim, sujeitos a passar por dores e situações difíceis, o que nos resta? O que nos resta é saber o que nós podemos fazer para viver da melhor maneira possível esses altos e baixos da vida. Eu acredito que a maioria das pessoas não encontram grandes dificuldades para viver os altos da vida. É muito melhor viver quando tudo está indo bem. Quando a gente está cheio de saúde, amando, com paz em casa, cheio de alegrias, com um excelente emprego, salário maravilhoso, filhos felizes, vitórias, sucessos… Que maravilha! É como diz o povo: isso é moleza! É mamão com mel.  Entretanto! Viver os baixos da vida é muito mais complicado. A Palavra de Deus diz em Provérbios 24:16 que a pessoa honesta pode cair muitas vezes, mas que sempre ela se levanta. É isso aí! Essa é a base da nossa mensagem de hoje: o que eu e você devemos fazer diante das quedas da vida.

Nesse mundo, muitas coisas podem nos colocar para baixo. Pode ser que alguém hoje esteja sofrendo por causa de um grave problema na saúde, por causa de um amor que não é correspondido, por causa daquela entrevista que não deu certo, por causa de um desentendimento no trabalho, o final de um relacionamento, uma decepção com uma pessoa amiga, um fato desagradável na igreja, na escola… Enfim! Nesse mundo o que não faltam, são coisas para nos colocar para baixo. Entretanto! Independente do que tenha causado a nossa queda de energia, de ânimo ou de vontade de viver, nós devemos nos levantar sempre porque, o mundo pode nos fazer chorar, mas o nosso Deus nos coloca sempre de pé, e nos faz sorrir.

Diante dos problemas da vida nós não podemos ficar nos colocando como vitimas de uma determinada situação. Jamais devemos ficar prostrados esperando pela atenção ou pela piedade alheia. Nós temos que reagir! O Senhor Jesus disse em João 10:10 que Ele veio para que nós tivéssemos vida abundante. Vida abundante não é uma vida qualquer. É uma vida feliz. Mas vida feliz com problemas? Claro que sim! Mesmo com os problemas. O nosso Deus não nos fez para a derrota. Ele não nos fez para que ficássemos chorando e nos lamentando pelo que já aconteceu. O que já aconteceu, já era! Já aconteceu. Agora vamos olhar para frente! Problemas foram feitos para serem resolvidos. E é o nosso Deus nos ensina, e nos dá forças para passarmos com sabedoria por todos os tipos de problemas.

Alguém pode dizer: Eu sei disso! Mas eu não tenho forças para reagir. É verdade!  Muitas vezes, diante de uma situação adversa, o ser humano não tem a menor condição, e muito menos motivação para se levantar. Mas não podemos ficar assim. Nós temos que orar a Deus e, em o nome do Senhor Jesus, nós devemos pedir a ajuda dEle para que possamos com muita fé e coragem, nos levantar e seguir em frente. O nosso Deus Todo Poderoso nos diz em Jeremias 31:25, que Ele restaurará o ânimo de quem está abatido, e que Ele dá novas forças para quem está fraco e cansado. Aí está o segredo para viver os momentos mais difíceis da vida. É entender que, o ser humano, de fato, não tem forças para se levantar sozinho. O Senhor Jesus já nos ensinou isso em João 15:5 quando Ele nos revelou que, sem Ele, nós não poderíamos fazer nada. Esse modelo de comportamento também nos foi ensinado pelo Apóstolo Paulo em Efésios 6:10 quando ele falou: tornem-se cada vez mais fortes, vivendo unidos com o Senhor e recebendo a força do seu grande poder.

Se ainda ficou algum tipo de dúvida sobre qual deve ser a melhor atitude que devemos adotar para viver, com fé e sabedoria, a incrível montanha russa da vida, o nosso Deus nos diz em Isaias 41:10 que nós não devemos ter medo de viver, porque Ele sempre está ao nosso lado nos dando forças, e colocando a sua mão direita protetora sobre as nossas vidas para nos ajudar a viver.  Esse é o nosso amado Deus! E Ele ainda diz mais: O nosso Deus Todo Poderoso nos diz em Isaias 40:29  que Ele fortalece todos aqueles que estão cansados e renova a energia de todas as pessoas que estão fracas. Glórias A Deus! O nosso Deus é tremendo!

É isso! Sempre que a roda gigante da vida estiver na sua parte mais inferior, mais dolorida, mais triste, e mais difícil nós não podemos nos deixar abater. Ao menor sinal de desânimo, de fraqueza e de falta de coragem, nós devemos dizer com toda nossa fé, coração e muita perseverança, o que está escrito em Filipenses 4:13: Tudo posso naquele que me fortalece.

Um forte abraço e fique na paz, e na força do Senhor Jesus.

Edilson Rodrigues Silva

Veja também: