Seja sempre positiva ou positivo  

Capítulo 2 – Seja sempre positiva ou positivo  

 

1 – Eu vejo flores em você

Não saia da vossa boca nenhuma palavra que cause destruição, mas somente a que seja útil para a edificação, de acordo com a necessidade, a fim de que comunique graça aos que a ouvem. – Efésios 4:29

Quando você estiver falando com alguém procure se controlar para não falar palavrões, palavras e brincadeiras obscenas, gírias, palavras ou histórias negativas, ofensas a outras pessoas, criticas, fofocas ou comentários maldosos sobre outras pessoas… Enfim! Faça o que você puder para que, ao sair da sua presença, a pessoa que veio falar com você, saia com o espirito ecom a sintonia dela, muito melhor do que quando ela chegou para conversar com você.

 

2 – Selecione com carinho as suas palavras

As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram. – Provérbios 12:25

Todos nós temos as nossas preocupações e problemas. Não seja você a pessoa responsável por adicionar mais preocupações ou problemas, na vida das pessoas que vierem falar com você. Se a iniciativa de falar sobre algum problema particular partir do seu interlocutor, ouça ativamente e com muita atenção tudo aquilo que ela tem para te falar. Quando você tiver que falar alguma coisa, pense antes de falar, seja breve e procure sempre ter muita gentileza, empatia, palavras de conforto e otimismo. Isso, certamente vai ajudar muito a pessoa com quem você está falando.

 

3 – Faça das suas palavras um bálsamo

As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. – Provérbios 12:18

Sempre que puder, não seja você a falar muito. Ouça mais e reflita muito bem sobre o que você vai falar. É no muito falar que o pecado toma conta da nossa língua e boca. Não dê margem para o inimigo usar a sua língua e boca para ferir o próximo. Controle as suas palavras e deixe sair da sua boca somente palavras que sejam boas e saudáveis para você, e para a pessoa com quem você está conversando.

 

4 – Jamais ofenda o seu interlocutor.

Os homens direitos sabem dizer coisas agradáveis, porém os maus estão sempre ofendendo os outros. – Provérbios 10:32

Ao falar, tome muito cuidado para não ofender os outros. Cuidado com as brincadeiras de mau gosto e com o excesso de sinceridade. É no muito falar que as forças do mal tomam conta da nossa língua e boca, e colocam ali brincadeiras inadequadas, palavras desagradáveis e  inoportunas que, quando proferidas acabam gerando dor, agressão, mal estar e até inimizades.

Lembre-se: quem ofende esquece. Quem é ofendido não. Nada se esquece mais lentamente do que uma ofensa recebida. Com o passar do tempo, uma ferida profunda se fecha, mas a cicatriz fica.  

 

5 – Palavras doces são mais gostosas de ouvir

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva. – Provérbios 15:1

Alguém foi mal educado, grosseiro ou grosseira com você? Respire fundo. Procure não demonstrar de imediato o quanto você não gostou da situação ou atitude da pessoa. Guarde a ofensa recebida para você. Depois, se for o caso, com muita calma e tranquilidade, fale novamente com a pessoa o que você tiver que falar. Lembre-se: a palavra calma e macia, destrói qualquer grosseria.

 

6 – Use sempre palavras boas

As palavras bondosas nos dão vida nova, porém as palavras cruéis desanimam a gente. – Provérbios 15:4

As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde. – Provérbios 16:24

Faça a vida das pessoas ser mais alegre. Use nas suas conversas palavras positivas, boas e  amáveis. Sempre que necessário, elogie com moderação e verdade.  As suas palavras, ainda que poucas, podem sim alterar pensamentos e fazer o dia das outras pessoas muito melhor. Para isso basta você parar, pensar, e usar a palavra certa, na hora certa. É difícil? Sim, é muito difícil! Essa é a arte de conversar bem. Ouvir muito, falar pouco e com precisão. Com muito treino e dedicação qualquer pessoa pode chegar lá.

 

7- Se for para falar qualquer coisa, é melhor ficar em silencio

Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa! – Provérbios 15:23

Só for para falar alguma coisa, que as suas palavras possam servir para melhorar a vida das outras pessoas. Se você não tiver algo de bom e positivo para dizer, é melhor só ouvir. O que já é uma excelente coisa. Quando ouvimos ativamente o que alguém tem a nos dizer, isso já faz com que o nosso interlocutor fique bem melhor. Às vezes as pessoas não querem ouvir ninguém falar. Elas só desejam encontrar alguém que, de coração aberto, ouça o que elas querem dizer para elas mesmas.

Voltar ao Índice:

Veja também: